Criando um jardim em espaços pequenos

Criando um jardim em espaços pequenos

Independente da área disponível, ter um belo jardim em casa é o desejo de muitas pessoas, sejam elas apaixonadas por plantas e decoração ou as que apenas buscam um cantinho mais tranquilo dentro de casa. 

Mas, com espaços cada vez menores, como ter um jardim em casa? Confira algumas dicas que podem te ajudar nesta questão. 

Comece pelo planejamento

O primeiro passo para seu pequeno jardim dos sonhos será o planejamento. É preciso ter em mente o local disponível para as novas mudanças e as possibilidades ali cabíveis. 

Vale avaliar a quantidade de luz disponível no local, já que as plantas necessitam disso para sobreviver. 

No caso do jardim ser planejado para uma varanda ou interior da residência, certifique-se de que esse espaço fique próximo a janelas, portas ou vidros que disponham de entrada de luz.

Definida a área disponível

Chegou a hora de definir o tamanho das plantas. Se a área disponível for estreita e de passagem, opte por plantas com crescimento vertical, fazendo com que não interfiram na locomoção e nem que necessitem ser retiradas do local após seu crescimento. É importante ressaltar que para essas áreas, devem ser evitadas plantas tóxicas ou que tenham algum tipo de espinho ou acúleo.

Pode não parecer significativo, mas a escolha das folhagens e flores que ficarão no local são definitivas no resultado final do projeto. Outro ponto a ser levantado é, a frequência com que você poderá cuidar desse jardim. Se sua rotina for intensa, opte por plantas que necessitem de pouca rega como a pata de elefante, espada de são jorge, aloe vera (a famosa babosa), jiboia (Epipremnum aureum), flor da fortuna (Kalanchoe) – para quem gosta de flores coloridas -, orquídeas, bromélias e as populares suculentas.

Invista no uso de pedras

Pedras, cascalhos e seixos são materiais bastante utilizadas na decoração de jardins. Podem ser utilizados na demarcação de caminhos, em formas decorativas, bordas e também em delimitações de espaços, tornando-os mais requintados visualmente.

O cascalho em particular, consegue trazer ao ambiente um estilo mais rústico e aconchegante. Caso seja esse seu objetivo, aposte nele sem medo.

Utilize vasos

Compor o jardim com vasos decorativos é meramente comum. Em jardins menores e belas composições internas, eles são indispensáveis. Seja para flores pequenas ou plantas maiores, os vasos podem ser utilizados de diversas maneiras, agregando vida e elegância ao espaço.

Uma ótima dica para a escolha precisa desses vasos, é ter em mente o estilo esperado para o jardim. As cores e formas devem ter harmonia entre si. Essa é uma aposta que dificilmente dará errado.

Se possível, faça o uso de móveis

Mesmo que o espaço disponível seja limitado, uma opção bacana é investir em pequenos móveis como cadeiras, espreguiçadeiras, mesinhas ou bancos. 

Uma boa dica ainda é, optar por móveis que sejam de demolição, pois além de muito bonitos, são bastante versáteis pois se adaptam às mais variadas estações do ano, sem necessitar de manutenção.

Aposte em decks

Além de muito funcionais, os decks de madeira valorizam o ambiente. Apesar de simples tem efeito muito significante na decoração, trazendo beleza e elegância ao espaço.

Outro benefício do deck de madeira é a segurança, já que uma de suas principais características, é ter efeito antiderrapante, evitando acidentes que seriam comuns em outras circunstâncias.

Além disso, sua instalação permite circulação de ar entre as peças, criando estabilidade de temperatura, mesmo em dias mais quentes.

Ao redor de piscinas e fontes o deck proporciona um “efeito peneira”, pois faz a retenção de pequenos galhos, folhagens e sujeiras.

Além de tudo, decks são bastante resistentes e duráveis. Eles freiam chuvas e vento e ainda impedem a proliferação de cupins e outras pragas, necessitando de pouquíssima manutenção, que é outra grande vantagem para quem não dispõe de tempo.

Aproveite o material reciclável gerado em sua casa

Para os fãs de artesanato e reaproveitamento, existem diversos itens valiosos que podem ser utilizados em seu jardim.

Garrafas, louças antigas, pneus e latas de embutidos, podem se transformar e contribuir muito para o seu novo espaço. Além de um resultado interessante ecologicamente correto, essa iniciativa poderá trazer benefício econômico ao seu planejamento inicial.

Após isso, basta aproveitar seu cantinho verde para uma boa leitura, meditação ou descanso.

Nós, da Sólida Engenharia oferecemos à você uma assessoria completa para realizar sua construção. Não adie mais seus sonhos. Confira!

COMPARTILHE