Saiba o que é e como funciona uma cisterna

A fim de aproveitar melhor a água da chuva e promover a sustentabilidade, diversas pessoas já têm agregado uma cisterna em sua residência. Além do benefício ambiental, este item pode contribuir muito com a economia de água da residência, fazendo com que as contas da casa diminuam consideravelmente.

\"\"

Foto/Reprodução: reservatórios de água com capacidade de armazenamento distintas. Via: Mipan – Adobe

O que é uma cisterna?

A cisterna se trata basicamente de um reservatório de coleta e armazenagem de água da chuva, com fins de uso doméstico.

Como funciona esse sistema?

Basicamente, uma cisterna funciona da seguinte maneira:  

Nos dias de chuva, a água é levada através das calhas até um filtro presente no sistema. Sua função é eliminar as impurezas presentes na água, tais como folhas, galhos etc.

\"\"Foto/Reprodução: Cisterna residencial. Via: Zstock – Adobe

Com um freio d’água existente no sistema, a água que adentra a cisterna é impedida de agitar o conteúdo que já existe nela, mantendo o líquido devidamente limpo.

Quando está completamente cheia, a cisterna elimina a água que está sobrando  automaticamente, de maneira ordenada.

De forma geral, os sistemas de cisterna de tamanhos grandes são normalmente enterrados para evitar que a incidência de luz solar danifique o material da cisterna, ou ainda, que haja a proliferação de microrganismos. Entretanto, já existem no mercado modelos que não necessitam ser enterrados, opção que, além de mais prática e rápida em sua instalação e manutenção, é também mais econômica, pelos mesmos fatores.

É importante saber que os primeiros minutos de chuva são sempre responsáveis pela limpeza que ocorre no telhado das edificações. Por conta disso, é necessário instalar um dispositivo que desvie essa água pela quantidade de detritos presentes nela.

A captação para o uso será realizada através de uma bomba que levará o conteúdo para caixa de água superior, onde essa água será filtrada novamente, ficando ainda mais limpa. 

Benefícios em adotar uma cisterna em sua residência

  • Pode gerar uma economia de até 50% na conta de água;
  • Fornece água em períodos de crise hídrica (bastante eficiente em regiões de pouca chuva, ou que tenham manutenções frequentes no sistema de abastecimento de água público);
  • Pode ser instalada em diversos ambientes e tipos de residências, tais como, casas, chácaras e inclusive em apartamentos;
  • Por possuir diversos tamanhos de cisternas, é possível usufruir de seus benefícios desde pequenas instalações até as convencionais, com milhares de litros;
  • Contribuir com o meio ambiente.

Entretanto, por se tratar de água proveniente da chuva, ela não pode ser considerada potável e, por isso, não deve ser ingerida. No entanto, é excelente para uso doméstico, tais como limpeza geral, descargas, lavagem de carro e também para rega de plantas e jardins.

Cuidados a serem tomados ao implementar uma cisterna em sua residência

  • Lembrar sempre de checar a limpeza e condições das calhas;
  • Limpar periodicamente o interior da cisterna;
  • Em casos de instalação ligada à rede de encanamentos da residência, é importante acionar um profissional para reorganizar os encanamentos. Em caso de aquisição de uma cisternas de plástico que vá ficar exposta ao sol, é importante atentar-se a deformação e rachaduras do material que podem ocorrer com o passar do tempo. De modo geral, se for o seu caso, prefira as cisternas que possuam o filtro anti-UV;

Qual o custo médio de investimento para adquirir e instalar uma cisterna?

Esse investimento pode variar entre R$300,00 e R$10.000,00. De modo geral, o valor do investimento varia com o tamanho do telhado da residência e volume do reservatório, já que esses dois fatores influenciam diretamente na escolha do equipamento necessário.

Em quanto tempo é possível obter um retorno sobre o investimento realizado?

Em residências, o tempo médio de retorno do investimento é de cinco anos. No entanto, esse dado pode variar de acordo com a rotina dos moradores em relação ao volume de água utilizado mensalmente, com a quantidade de chuvas da região, além da tarifa de água cobrada no local. Fatores como esses podem diminuir consideravelmente esse tempo de retorno sob o investimento.

Em períodos sem chuva, quem possui uma cisterna fica sem água?

Não. No reservatório de água de uma cisterna, existe um dispositivo chamado realimentador, esse dispositivo, identifica o nível de água do reservatório e sempre que necessário, o reabastece com água da rede pública, evitando assim que o sistema deixe de funcionar por falta de chuva.

Qual o melhor momento para adicionar o sistema em minha residência? É possível fazer isso com a casa já pronta e com o sistema convencional de água?

O momento ideal de instalação de uma cisterna é durante o desenvolvimento do projeto da residência. Isso poderá auxiliar de maneira ideal o máximo de aproveitamento da água que será gerada, além de facilitar a instalação que pode ser previamente programada, o que beneficia todo o processo.

\"\"Foto/Reprodução: Residência com cisterna externa. Via: Thomas Barrat – Adobe

Mesmo com o planejamento prévio de instalação da cisterna oferecendo diversos benefícios, é possível, de maneira bem tranquila, adicionar o sistema após uma residência já estar pronta. Nesse caso, é importante saber que o aproveitamento da água será menor. Entretanto, tanto o ganho financeiro quanto a contribuição com o meio ambiente fazem com que essa opção valha a pena.

Gostou da dica? Acompanhe nosso blog para estar sempre por dentro de dicas sobre decoração, arquitetura, sustentabilidade e muito mais!

COMPARTILHE