Casa sustentável: O que é, quais os benefícios e como fazer?

Vivemos em um cenário atual de mudanças, entre elas, o crescimento da preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Nesse contexto, o mercado das tecnologias ambientais vem crescendo e, graças a isso, o número de casas sustentáveis também. 

O Brasil já é o quarto país do mundo com o maior número de obras sustáveis, estando atrás somente de potências como os Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, segundo o Green Building Council Brasil (GBC).

Além da conscientização da população, isso se deve aos incentivos que o governo desses já implementou. Proporcionando vantagens a quem opta por esse tipo de construção. 

Mesmo com a falta de incentivo, muitos brasileiros estão adotando a ideia e construindo casas cada vez mais sustentáveis.

Veja também: Em que itens é possível ou não economizar em uma obra 

São diversos os benefícios de quem realiza uma construção sustentável, principalmente referente a economia a longo prazo.

Se você tem interesse nesse tipo de construção, preocupação pelo meio ambiente ou mesmo curiosidade em saber mais sobre esse tipo de casa, acompanhe nosso artigo a seguir:

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável é primordialmente aquela que tem por princípio, desde o seu planejamento, a intenção de preservar ao máximo o meio ambiente.  

Como citamos na introdução, elas também apresentam um excelente potencial econômico para os proprietários e/ou moradores, o que as tornam ainda mais interessantes.

No Brasil, existem inúmeros exemplos de casas sustentáveis, que englobam diversos materiais e soluções ecologicamente corretas.

Entre elas:

reaproveitamento de água da chuva;

iluminação natural;

reaproveitamento de materiais;

energia solar;

eficiência energética;

ventilação;

paisagismo sustentável.

Se você tem em mente o desejo de construir uma casa sustentável, é importante saber que, para isso, não são necessários empregar todos os quesitos citados acima, caso não seja possível. 

Existem diversas formas de tornar sua casa mais sustentável. 

Construções prontas também podem ser adaptadas, sem que uma nova precise ser iniciada do zero.

Algumas das opções que podem ser adotadas em projetos ecologicamente corretos, ou mesmo adaptadas em casas prontas, para torná-las mais sustentáveis são:

Com a adição de painel solar fotovoltaico

Placas fotovoltaicas já são bastante utilizadas em diversos projetos arquitetônicos e são parte de residenciais sustentáveis.

Geralmente, quem adota a opção tem em mente a economia financeira, mas muito mais que isso, esses painéis solares contribuem para que uma casa seja mais sustentável.

\"\"

A utilização de placas fotovoltaicas tem como principal função,  abastecer toda a energia utilizada por sua casa.

Os painéis solares, que geralmente são localizados sobre o telhado da casa, reagem com a luz do sol e, a partir de um transformador, converte a energia solar em elétrica.

A energia produzida pelos painéis e, posteriormente transformada, é enviada para o quadro de luz e distribuída para toda a casa, realizando o abastecimento necessário.

Os painéis solares tendem a durar 25 anos e, apesar de parecer um investimento alto em um primeiro momento, a economia gerada através deles proporciona um retorno logo nos primeiros meses. 

Essa é a realidade de quem opta por painéis solares.

Além da contribuição com a preservação dos recursos naturais e economia financeira, através da energia convencional poupada pela sua casa, é possível desfrutar de “créditos” de até 60 meses de energia, que podem ser utilizados quando necessário.

Captação e uso de Águas Pluviais

Não é segredo para ninguém que a água da chuva pode ser aproveitada de diversas formas.

Em uma casa sustentável, a água da chuva pode ser reaproveitada para o fornecimento no sistema sanitário, rega de jardins e limpeza geral.

Dessa forma, é possível obter um excelente sistema complementar à água potável encanada.

Para utilizar esse sistema em sua residência, são necessários calha, tubulações, filtros para reter galhos e folhas, um separador de primeiras águas para descartar impurezas e um reservatório de armazenagem da água.

Além dos benefícios financeiros, você poderá contar com um reservatório particular, além de contribuir com o meio ambiente.

Conheça mais sobre esse sistema de aproveitamento da água da chuva para sua casa em nosso post especial sobre o assunto

Está gostando de conhecer mais sobre as possibilidades de uma casa sustentável?  

Então acompanhe muito mais em nosso post a seguir! 

 

COMPARTILHE