Seja para compra, venda ou análise de potencial de investimento de um ou mais imóveis e ou terrenos, a realização de um laudo de avaliação de imóveis se faz primordial.
Ao optar pela realização do laudo de avaliação de imóveis, você poderá ir além de apenas estabelecer quanto determinado bem vale, podendo obter outras informações de grande relevância para fazer um bom negócio.
Quer saber como isso funciona? Então acompanhe nosso texto a seguir:
O que é um laudo de avaliação de imóveis?
A avaliação de um imóvel, trata-se de um processo minucioso de análise geral em relação a uma propriedade, com objetivo, na maioria das vezes, de determinar quanto ela vale.
Esta avaliação pode ser realizada em uma casa, apartamento, ou em uma sala comercial, por exemplo.
Neste processo, o principal documento, que dará respaldo ao resultado final é o laudo de avaliação de imóveis, um instrumento jurídico, com Normas da ABNT, IBAPE e RICS.
E mais: Conheça as melhores pedras para valorização do jardim de um imóvel
Esse instrumento é fundamental para quaisquer operações que incluam imóveis. Não necessitando ser apenas em relação a venda e aquisição, mas também, em processos judiciais que envolvem imóveis.
Quais os critérios utilizados na avaliação?
Os profissionais que realizam a avaliação de imóveis não fazem isso superficialmente ou empregando qualquer método pessoal.
Para que a avaliação do imóvel tenha valor legal, é necessária que sejam utilizadas as regras estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia.
Entretanto, o trabalho dos profissionais de engenharia envolvidos consiste-se em em aplicar as técnicas baseadas na NBR 14653, sendo que avaliações distintas podem chegar a resultados diferentes.
Como assim?
Além dos critérios pré determinados, também são levados em conta pontos relacionados ao interesse comercial, fatores emocionais dos clientes, além de:
Localização
Esse um dos maiores fatores determinantes na avaliação.
Nesse momento, são levados em consideração a cidade, o bairro, a rua em que o imóvel se encontra e a localização na rua (meio ou esquina).
Essas características poderão afetar diretamente no valor de mercado do imóvel.
Acabamento
O estado de conservação da propriedade também é uma grande variável.
Tendo isso em vista, um imóvel com bom acabamento pode ser responsável por aumentar o seu valor consideravelmente ou mesmo diminuir.
Detalhes como esse afetam significantemente no valor de venda e aquisição do imóvel.
Atividades básicas
O motivo pelo qual da análise também pode influenciar sua valorização, uma vez que imóveis de retomada, em que existe ocupação, geram gastos maiores. Bem como a existência de dívidas anteriores ou deterioração no local.
Documentação em dia
Este é um fator de enorme importância, até mesmo para a segurança da sua propriedade. Com isso, é possível garantir que uma operação financeira aconteça, além de ser justa e adequada.
Débitos em relação aos impostos, gravames de áreas de preservação, áreas de difícil acesso entre outros fatores já conhecidos, podem ser prejudiciais ao valor do imóvel.
Veja ainda!: O que é e quais as vantagens em optar pela construção modular
Revestimentos
O revestimento das paredes e pisos também é um fator levado em conta na avaliação. Nesse ponto, o vistoriador tende a atentar-se bastante a presença de possíveis rachaduras ou mesmo marcas e umidade que representem infiltrações no imóvel.
Está gostando dessas dicas? Então não deixe de conferir outros pontos determinantes no laudo de avaliação de um imóvel em nosso post a seguir.