A automação residencial é uma crescente em todo o mundo, a qual espera-se somente tornar-se cada vez mais uma realidade. Saiba mais:
Os constantes avanços da tecnologia têm mudado nosso jeito de viver. Eles vão de simples adaptações nos últimos lançamentos de smartphones à mudanças de enorme impacto, como é caso de soluções na medicina, tais como as interações digitais, em tempo real.
O advento das conexões 5G possibilita o controle da realização de procedimentos à distância pelo profissionais, enquanto são simultaneamente aplicados ao paciente.
Referente à construção civil e otimização das atividades que necessitam ser realizadas nos ambientes das casas diariamente, equipamentos e sistemas inteligentes não apenas chegaram para ficar, como cada vez mais tornam-se independentes e parte da realidade das pessoas por todo o mundo.
Inicialmente e por muitos anos, as indústrias foram os únicos setores a adotar a automação para otimização do trabalho. Atualmente, a automação foi estendida à grande parte dos setores – incluindo as residências.
Dessa maneira surgiram as casas inteligentes, opcional que pode ser estendido também a edifícios comerciais.
O que é automação residencial?
Mais conhecida como casa inteligente ou ainda smart home, a automação residencial remete às casas onde as pessoas podem controlar parte ou ainda por completo o seu ambiente.
Isso ocorre por meio de determinados dispositivos de maneira remota e integrada.
Trata-se da união de diversos sistemas tecnológicos, que podem ser implantados aos espaços desejados, aperfeiçoando a funcionalidade, conforto e segurança dos moradores nesse local.
Ao contar com esse artifício, é possível que os residentes gerenciem diversas funções da casa por meio de dispositivos.
É o caso, por exemplo, do desligamento e controle de forno, fechamento de cortinas e aviso de entrada de pessoas não reconhecidas no ambiente.
Fora isso, pontos como iluminação e climatização podem ser programados para adaptar-se à rotina dos moradores.
Já imaginou contar com uma luz mais baixa em seu período de leitura noturno? Ou ainda não ter que se preocupar em checar eletrodomésticos e luzes acesas na casa?
Todas essas vantagens citadas e outras mais que a opção oferece fazem dela uma excelente tendência para o mercado de construção civil, a qual promete apenas crescer!
Uma tendência que veio para ficar!
Quando falamos em smart home, grande parte das pessoas associa a tecnologia a recursos voltados exclusivamente a projetos de luxo. Porém, ao oposto disso, o caminhar do opcional é para atrair e tornar-se acessível para todos.
Por se basear em uma tecnologia que pode ser controlada através de smartphones, fora toda a facilidade e conforto que oferecem, é possível ainda eliminar a necessidade de diversos controles pela casa, os quais eventualmente podem ser perdidos.
A automação residencial deve ser incluída desde o início do planejamento do projeto
Para que uma residência possa usufruir com total aproveitamento dos benefícios da automação residencial, o ideal é que já no momento do projeto isso seja planejado.
Dessa maneira, torna-se mais simples e seguro o perfeito funcionamento dos sistemas incluídos.
Dentre os fatores que precisam ser definidos ainda na etapa do projeto para uma smart home podemos citar:
- Materiais;
- Equipamentos e sistemas que permitam a passagem de rede e fios necessários para a tecnologia.
Isso porque, atualmente, essa automação se dá através de redes que funcionam por meio de ondas de rádio, as quais propagam-se pelo ar.
Ao encontrar obstáculos, elas podem sofrem interferência, resultando num funcionamento diferente.
É o caso, por exemplo, de materiais como metais e a construção de paredes convencionais.
Além desses, outro fator que costuma interferir significativamente no bom funcionamento do sinal é uma distância muito longa entre fonte e receptor de sinal.
Devido à todas essas razões, se faz tão importante ter um projeto focado na automação, o qual visa, principalmente, minimizar obstáculos que interfiram no sinal do sistema, o favorecendo por todo o ambiente inteligente.
Além disso, quando optado por um projeto personalizado para receber tal tecnologia, são posicionados estrategicamente todos os dispositivos e fios, os quais devem ser distribuídos de forma segura, a fim de evitar curtos ou ainda incêndios.
Contar com uma equipe qualificada para projetar e executar sua obra, também são fatores que farão toda diferença no resultado!
Seja seu espaço dos sonhos automatizado ou não, conte com a Sólida Engenharia e seus mais de 18 anos de experiência para tirar seus planos do papel!
Conheça nosso portfólio e faça já seu orçamento!
Veja também:
Pisos e revestimentos: Conheça dicas importantes para acertar na compra