O setor da construção civil está em constante desenvolvimento. Há uns anos, o conceito de sustentabilidade era pouco aplicado nas construções. No entanto, de um tempo pra cá, diversos projetos passaram a adotar estratégias que visam minimizar os impactos ambientais. As construções sustentáveis tornaram-se a tendência do século.
Sendo assim, neste post, você descobre um pouco mais sobre construções sustentáveis e como aplicar esse conceito ao seu projeto. Confira!
É preciso repensar o modo de construir
Segundo o Conselho Internacional de Construção (CIB), o setor de construção civil é o que mais utiliza recursos naturais. Consequentemente, gera expressivos impactos na natureza. De acordo com o CIB, pelo menos 50% dos resíduos sólidos descartados no meio ambiente provêm de construções.
Dessa forma, a necessidade de partir para uma construção mais sustentável é evidente. Em resumo, práticas como a reutilização de materiais e uso de energias renováveis estão cada vez mais em alta.
As estratégias adotadas para as construções sustentáveis deixaram de ser benéficas apenas para a natureza em si, mas também no âmbito econômico e social. Entre as vantagens em investir em construções sustentáveis, podemos citar, por exemplo:
- Menos emissão de gás carbônico;
- Menos desperdício de materiais;
- Valorização da construção;
- Custos de operação reduzidos;
- Uso consciente de energia;
- Gestão mais eficaz da água; entre outras.
Como tornar construções sustentáveis
São diversos aspectos que tornam uma construção mais sustentável. Desse modo, é possível começar pelos materiais utilizados. Você sabia, por exemplo, da existência do bioconcreto? Ele contém bactérias que são capazes de regenerar o concreto em caso de rachaduras ou desgastes do tempo.
Além disso, outra opção para construções sustentáveis é a inserção de uma cobertura verde. Essa técnica, além de reduzir impactos ambientais, possui uma carga estética muito agradável.
Outro benefício de utilizar uma cobertura (ou telhado) verde é que ela ajuda também a controlar a temperatura da construção, seja como for. Isso porque, as plantas refletem os raios do sol, mais do que telhas convencionais.
Você já ouviu falar do tijolo de adobe? Essa é uma alternativa aos tijolos convencionais, já que são feitos apenas de argila. Inclusive, o uso de adobe é muito comum em construções de regiões quentes. Isso se deve ao fato de que ele garante um maior conforto térmico ao ambiente, além de ser muito resistente.
Mais uma solução sustentável para a construção civil é a tinta ecológica, que é produzida apenas com matéria-prima natural.
Uma boa opção para utilizar em construções também é o drywall. Este tipo de parede é feito de aço galvanizado e gesso, consequentemente, ele garante uma ótima acústica ao ambiente.
Mãos à obra
Então, agora que você já sabe algumas formas de tornar seu projeto de construção civil mais sustentável, só falta achar o melhor parceiro, não é?
Nós, da Sólida Engenharia & Construção, temos as melhores soluções para você e, juntos, podemos construir o projeto dos sonhos! Entre em contato conosco agora mesmo.
Aproveite e compartilhe este post!
Leia também: