Não é surpresa para ninguém que a pandemia causada pelo novo coronavírus alterou a forma como vivemos em sociedades. Os reflexos dessa mudança podem ser vistos em todos os setores, inclusive o da construção civil. No post de hoje, você descobre algumas tendências na construção civil no momento de pós-pandemia e o que vai mudar.
Continue conosco e boa leitura!
Projetos e construções mais práticas no pós-pandemia
Com a pandemia, veio a quarentena. Passar horas em casa, sem poder sair, se tornou a rotina de milhares de pessoas. Aos poucos, começaram a aparecer os problemas que espaços restritos apresentavam.
A tendência pós-pandemia é que sejam construídos projetos funcionais e práticos. Nos quartos, por exemplo, será mais comum deixar um espaço livre para estudos ou trabalho (já que o home office tende a se solidificar).
Além disso, deve crescer a quantidade de projetos de prédios e condomínios que possuem uma área comum, para coworking.
Dessa maneira, os moradores não precisam trabalhar, necessariamente, nos seus apartamentos, pois terão um espaço no condomínio designado para isso, com wi-fi e outras utilidades.
Materiais de fácil higienização
Mais do que nunca, os cuidados com a limpeza pessoal e higienização dos ambientes cresceram consideravelmente. Isso deve ser refletido nas construções civis no pós-pandemia.
Utilizar pisos e revestimentos que sejam de fácil higienização, por exemplo, é uma ótima maneira de evitar a disseminação de vírus e outras doenças. A aposta para isso continua sendo o porcelanato, queridinho nos projetos já há um tempo.
Esse tipo de material não exige muito trabalho para a limpeza e pode ser aplicado em diversas superfícies. Além disso, também há a possibilidade de usá-lo como revestimento de paredes ou fachadas.
Foco nas cozinhas
Nos últimos meses, as pessoas passaram a utilizar muito mais as cozinhas da própria casa, em detrimento do delivery, por exemplo. Cresceu a paixão pela culinária e também a percepção da importância de uma cozinha ampla e aconchegante.
Sendo assim, os projetos de engenharia devem levar em consideração essa preocupação. A tendência é que sejam construídas cozinhas mais amplas e melhor planejadas.
O conceito aberto entre a cozinha e a sala também estará em alta, já que as pessoas passaram a priorizar os momentos de união com a família.
Áreas verdes e decoração com plantas
Planta é sinônimo de tranquilidade, calma e conforto. E é isso que as pessoas vão buscar nos ambientes depois que a pandemia acabar.
Além de levar toda essa paz ao espaço, áreas verdes contribuem para a saúde dos moderadores ou frequentadores dos locais.
Devem ganhar protagonismo, então, os jardins. Essa é uma prática que ganhou força na quarentena e, portanto, deve continuar quando tudo se estabilizar.
O cenário do mercado pós-pandemia
Como você pôde perceber, são diversas tendências que devem surgir ou continuar a crescer no pós-pandemia. Porém, é válido lembrar também que, mesmo que a crise tenha atingido inúmeros setores, a construção civil deve seguir inabalada.
E então, o que achou deste post?
Está ansioso para essas mudanças na engenharia e na arquitetura? Deixe seu comentário aqui embaixo, por adoraríamos saber a sua opinião.
Aproveite e compartilhe este texto em suas redes sociais!
Leia também:
Espaço verde dentro de casa: saiba como escolher as plantas ideais