Tipos de escada: os melhores para espaços pequenos

Ao necessitar interligar espaços com diferentes níveis em um projeto construtivo, fazer uso de uma escada é indispensável. No entanto, nem sempre existe disponível um grande espaço para que as escadas sejam instaladas, sendo necessário optar por modelos mais compactos.

Se essa é a sua questão, saiba que existem diversos modelos de escadas para esses casos. E é sobre os principais que falaremos hoje! Conheça-os para decidir qual a melhor opção para você!

Uma necessidade

Seja para solucionar o acesso a um segundo ou terceiro andar, cobertura da casa ou mesmo usufruir de um mezanino, contar com uma escada é primordial. 

Os modelos mais conhecidos e utilizados ocupam uma área bastante considerável dos ambientes, tendo em mente que eles seguem a fórmula que estabelece a altura dos degraus, a qual é denominada de espelho no jargão arquitetônico, além de norma quanto a largura que os degraus devem ter.

Todos esses aspectos tornam o desenvolvimento e instalação de uma escada um processo dificultado, principalmente no que tange aos espaços pequenos.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, existem sim soluções simples, bonitas e bastante criativas, desenvolvidas por bons arquitetos, engenheiros e designers de interiores para solucionar essa questão. Acompanhe alguns exemplos para não ter que desperdiçar nenhum centímetro de seu projeto!

Escada estreitas de dois lances

Esse modelo de escada compacto é, sem dúvidas, um dos mais utilizados. Sua instalação é rápida e o espaço ocupado pode variar de acordo com sua necessidade.

\"Estreita

 

Além disso, o pequeno espaço disponível abaixo da mesma ainda pode ser aproveitado, o que é excelente para quem não pode abrir mão de nenhum centímetro. Seja para armazenagem, espaço para brincar ou ainda um compacto home office, essa opção sem dúvidas deve fazer parte de sua lista de escolhas!

Escada de lance único

Ambientes estreitos demandam modelos de escada com largura mais reduzida. Nestes casos, pode-se aproveitar o espaço embaixo da escada também. Na sala, por exemplo, é possível acomodar um local para leitura na área ou mesmo o painel da tv.

\"Lance

 

Esse modelo permite essas ou outras composições e, por isso, é bastante usado em residências com metragens menores e/ou que desejam ter um melhor aproveitamento dos espaços.

Escadas multifuncionais

Uma opção bastante adotada nos últimos anos, que tem por referência as escadas das tiny houses, muito populares principalmente nos Estados Unidos, é o modelo multifuncional.

 

\"Escada

 

Nesse caso, mais que servir de ligação de um espaço para outro, elas oferecem design diferenciado, pois são feitas sob medida e podem comportar prateleiras ou mesmo gavetas para armazenamento de objetos. Você dificilmente conhecerá um tipo de escada que agrega mais  qualidades que esse.

Esse é um modelo excelente, por exemplo, para os mezaninos que comportam quartos. Os lofts também são grandes beneficiados com essa opção.

Escada em forma de L com armários embutidos

Diferente do que se imagina, ao invés de adaptar o restante do espaço para uma escada de desenho convencional, é possível – e bastante inteligente – propor o contrário em seu projeto.

\"Em

 

As escadas podem, por exemplo, moldar-se em referência às condições de determinado espaço. Em uma escada em L, por exemplo, armários embutidos podem fazer com que cada centímetro seja excepcionalmente bem aproveitado.

Escada espiral

A escada do tipo espiral é uma velha conhecida dos espaços reduzidos. Devido a sua vasta utilização, esse é sem dúvidas um dos modelos mais citados para espaços reduzidos, por ocupar apenas a área de uma circunferência, a qual varia somente conforme a sua largura e diâmetro.

\"Espiral.

 

A escada espiral apresenta-se tão compacta que pode ser instalada em quaisquer locais, sem deixá-los com aspecto apertado.

Escada vertical

Tão versátil quanto a escada em espiral, as verticais são, de longe, uma das melhores opções para você que busca uma solução para seu ambiente sem necessitar de espaço extra para ela. Portanto, ao escolhê-la, você não despenderá nenhum centímetro.

O único ponto negativo do opcional é que requer atenção, equilíbrio e um pouco de força para descer e subir. Então, de modo geral, não é indicado para casas com idosos ou crianças.

Por outro lado, para jovens que moram em lofts ou ainda possuem um mezanino em casa, a escada vertical será, sem dúvidas, uma excelente escolha.

Escada com inclinação brusca

Nossa última mas não menos importante indicação são as escadas de inclinação brusca. Pode-se defini-las por um modelo que fica entre os opcionais de lance único e as verticais.

\"Escada

 

Ao compararmos ambas, inclusive podemos dizer que, em relação às de lance único, elas ocupam menos espaço e, no que tange às verticais, proporcionam maior facilidade e conforto ao subir e descer.

O detalhe do modelo fica por conta das pisadas nessa opção, pois requer um movimento coordenado dos usuários, em função de cada degrau ter a medida para apenas um pé em cada.

 

Quais desses modelos você possui? Ele funciona em seu projeto? Se não, qual acredita que seria a melhor opção?

Compartilhe conosco sua opinião nos comentários e essas dicas com os amigos que estão planejando ou passando por uma obra.

Aproveite para seguir a Sólida Engenharia nas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado!

 

COMPARTILHE