Convenhamos, não há nada pior do que entrar em um cômodo muito quente, no qual você não sente disposição para nada. Ou, ainda, deitar em um quarto muito frio, onde não há cobertas que sustentem a temperatura gelada. Sendo assim, é necessário haver conforto térmico, sem dúvidas.
Já ouviu falar nesse termo? Sabe do que se trata? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre conforto térmico e como conseguir isso em sua construção. Continue a leitura para descobrir!
O que é conforto térmico?
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o que significa ter conforto térmico em uma construção. Basicamente, trata-se de um estado climático agradável. Ou seja, um ambiente nem muito frio, nem muito quente.
No verão, por exemplo, as pessoas esperam entrar em um local fresco, livre de todo o desconforto que o sol proporciona nessa estação. Enquanto isso, no inverno, todos procuram espaços aconchegantes e com um clima agradável, sem precisar ficar com 4 casacos, 2 calças, 3 meias e por aí vai.
É claro que não há um consenso universal do que é o clima perfeito, mas o conforto térmico busca se aproximar disso. Então, podemos defini-lo como um estado climático em que há uma satisfação com a temperatura do ambiente.
Mas, você deve estar imaginando que não é nada fácil alcançar isso, já que são muitas interferências em uma construção e, a maioria delas, não pode ser controlada. No entanto, tudo começa com o exterior da construção e, para isso, devem ser levados em consideração quatro pontos.
Isolamento, incidência do sol, inércia térmica e ventilação
- Isolamento: é preciso se certificar do isolamento tanto de janelas quanto das paredes. Isso diminui o calor nas estações mais quentes, mas também o preserva durante o inverno, por exemplo.
- Incidência do sol: nessa questão, deve-se levar em consideração a posição do terreno, o quanto de sol entra nas janelas, se há elementos que fazem sombra, etc.
- Inércia térmica: diz respeito à velocidade com que a temperatura exterior atinge o interior de uma construção. Está relacionada aos materiais utilizados no projeto. Quanto mais baixa a inércia, mais rápido ocorre o aquecimento do ambiente interno.
- Ventilação: é mais do que essencial garantir que há uma grande circulação de ar no ambiente. Dessa forma, é possível fazer isso tanto de forma mecânica (utilizando energia elétrica) quanto orgânica (feita de forma natural, com correntes de ar).
Alternativas sustentáveis
É claro que o conforto térmico pode ser alcançado utilizando ferramentas mecânicas, como ar condicionado ou aquecedores. No entanto, são alternativas nada sustentáveis e, em longo prazo, causam consequências maiores ainda.
Pensemos, por exemplo, que cada vez mais os lugares e regiões do mundo estão se tornando mais quentes (e a tendência é aumentar a cada ano). Isso é um efeito do aquecimento global, causado pela liberação de gases poluentes gerados a partir de aparelhos como o ar condicionado, por exemplo.
Sendo assim, ao utilizar esses aparatos, você não está contribuindo para a retenção do problema, mas sim contribuindo para ele. Dessa forma, métodos sustentáveis são mais do que indicados para garantir o conforto térmico da sua construção.
No próximo post você descobre quais são os melhores materiais para manter o conforto térmico nos ambientes. Então, fique atento no blog!
Aproveite que está aqui para compartilhar este post nas suas redes sociais!