Os materiais perfeitos para garantir conforto térmico à sua construção

Em nosso último post do blog, você pôde descobrir alguns aspectos importantes para garantir o conforto térmico em suas construções. Essa característica, tão importante para manter o bem-estar nos ambientes, nem sempre é facilmente implementada, mas com as dicas e materiais certos, é possível chegar a um resultado impecável.

Hoje, você confere alguns dos materiais mais indicados para manter o conforto térmico dos ambientes sem perder a funcionalidade e estética. Vamos lá?

Paredes e telhados

Pode não parecer, mas tanto as paredes quanto os telhados e coberturas possuem papéis importantes relacionados ao conforto térmico das construções.

As paredes, por exemplo, têm a função de garantir a inércia térmica, ou seja, a quantidade de calor que é passado do exterior para o interior. Enquanto isso, os telhados são referentes ao isolamento térmico.

Telhas de cerâmica e metálicas

Em um primeiro momento, algumas pessoas podem achar contraditório o fato de telhas metálicas estarem nessa lista. Isso porque, quando aplicadas sem mantas de isolamento térmico ou até mesmo lâminas refletoras, elas aquecem muito rápido.

 

\"Telhas.

 

Sendo assim, é preciso fazer uma instalação correta, com todos os aparatos necessários. Dessa forma, evita-se que o ar no ambiente interno fique mais quente que o normal e cause desconforto.

As telhas de cerâmica, por outro lado, são ótimas por si só na questão de isolamento térmico. Contudo, possuem uma instalação mais complexa e exigem um maior esforço, até mesmo na manutenção.

Madeira

Uma ótima característica da madeira é que ela possui baixa condutividade de temperatura. Por isso, ela é muito usada tanto no exterior de construções como no interior.

No entanto, uma coisa que deve ser levada em consideração é que ela não se adapta bem a temperaturas muito extremas. Por isso, no Sul do país, por exemplo, não é tão usada nas construções.

Drywall

 

\"Drywall.

 

Muito popular nas construções norte-americanas, o drywall é feito com gesso e armação metálica. No entanto, normalmente é usado na parte interna das construções, já que é um bom isolante térmico, mas menos do que outros materiais, como a madeira, por exemplo.

Contudo, esse não é um problema que não possa ser resolvido, pois muitas vezes é aplicada uma camada de lã de vidro entre o drywall. Cria-se, portanto, um sistema de “sanduíche”, que além de garantir maior conforto térmico, proporciona uma melhor acústica ao ambiente.

Outros materiais adequados para garantir conforto térmico

Além desses citados acima, outros materiais ótimos isolantes térmicos são:

  • Espuma – pouco usada devido ao fato de ser altamente inflamável;
  • Vidro – ótimo desenvolvimento em altas temperaturas;
  • Mantas térmicas – de fácil instalação e muito usadas atualmente;
  • Rocha – também apresenta um ótimo potencial acústico e alta resistência.

Agora que você conhece os principais materiais para manter o conforto térmico nas construções, basta descobrir qual se encaixa melhor em seu projeto. Para isso, conte com a ajuda de uma equipe especializada, como a da Sólida Engenharia & Construção!

Entre em contato conosco e tire qualquer dúvida que possa ter surgido!

COMPARTILHE