Conheça os tipos de pergolado e descubra qual o ideal para o seu projeto

Um pergolado é uma tendência que, inegavelmente, é capaz de transformar qualquer projeto. Do simples ao sofisticado com uma única estrutura. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de pergolado e que eles podem ser escolhidos de acordo com seu objetivo final?

Ainda que se trate de uma fórmula básica (quatro ou mais estruturas que sustentam vigas paralelas), é possível utilizar diversos materiais para produzir os pergolados. A escolha do melhor deles vai depender de alguns pontos, que você descobre na sequência.

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre pergolados!

Os diferentes tipos de pergolado: qual o melhor?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que não existe um material melhor do que o outro. Tudo vai depender do seu objetivo e do resultado que você espera obter.

Normalmente, os pergolados são divididos de acordo com o material utilizado para produzi-lo.

Pergolado de madeira

Esse é o tipo mais comum, encontrado em diversas construções. Podemos dizer, de certa forma, que foi com ele que essa tendência começou.

Ainda que a madeira seja um material que remete a um estilo mais rústico, não necessariamente você precisa seguir esse estilo na sua construção. Projetos mais modernos e atuais também podem utilizar a opção.

Além disso, dificilmente você terá problemas para encontrar um modelo que se adeque ao seu orçamento e necessidade. No entanto, vale lembrar que a madeira pode não ser tão resistente em locais com grande incidência de sol ou chuva. Sendo assim, pode ser necessário realizar mais manutenções.

 

\"Conheça

 

Pergolado de alumínio

Essa é outra opção moderna e que se encaixa em diversos tipos de projetos. Diferentemente da madeira, o pergolado de alumínio é mais resistente a ações climáticas, tanto chuva e vento quanto sol.

Ainda, outra vantagem deste modelo é quanto à facilidade de montagem e transporte. Por não ser uma opção tão pesada, esse pergolado não exige tanta mão de obra, o que também influencia positivamente no preço final do serviço.

Pergolado de alvenaria

Se você prefere uma estrutura mais durável e não quer se preocupar com manutenções, então a opção de pergolado em alvenaria é ótima! Além de dar um toque mais contemporâneo ao seu projeto, também é mais fácil incorporar a estrutura ao restante da construção, já que é possível manter a mesma paleta de cores, por exemplo.

 

\"Conheça

 

Outros

Esses três tipos de pergolados são os mais utilizados, mas também é possível encontrar de:

  • Bambu: perfeito para ambientes mais praianos e/ou campestres;
  • Palha: assim como o bambu, é muito usada em locais próximos à natureza. Exige pouco investimento financeiro;
  • Lona: capaz de proteger contra raios UVA e altamente resistentes.

Ideias e dicas de uso para diferentes tipos de pergolado

Se você está convencido em inserir essas estruturas em seu projeto, mas ainda não sabe qual a melhor forma de utilizá-los, que tal algumas ideias?

Para espaços externos, uma ótima ideia é criar uma área de lazer, seja com churrasqueira, mesa de jogos ou outros itens para diversão. Inclusive, pode funcionar como uma cozinha gourmet, que está cada vez mais popular nos projetos residenciais.

Outra opção é usar o pergolado para construir um jardim de inverno. Essa é uma dica para corredores laterais, que não têm muita funcionalidade. Além de agregar visualmente ao ambiente, também pode servir como um local de descanso.

Em ambientes com piscina, vale a pena utilizar os pergolados para criar uma espécie de lounge, com sofás, poltronas e espreguiçadeiras. Se quiser manter a área mais arejada, porém sem tanta incidência de sol, pode usar plantas para cobri-los. Uma espécie muito linda para isso é a alamanda. Vale a pena pesquisar mais sobre a opção.

 

E então, o que achou deste post? Conte-nos abaixo, nos comentários, qual a sua opção preferida!

Se tiver alguma dúvida a respeito da estrutura, entre em contato com Sólida Engenharia. A nossa equipe está pronta para atendê-lo!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades do setor!

COMPARTILHE