Obras, seja por necessidade ou simplesmente estética, são comuns no meio da construção civil. Mas, quem é que nunca pensou duas vezes antes de começar a reforma devido a toda a bagunça que isso ia causar? Não há como negar, mudanças como trocar o piso, por exemplo, sempre geram certo incômodo e deixam o ambiente de pernas para o ar.
Mas, você sabia que existem, hoje, maneiras de evitar o quebra-quebra e trocar o piso do seu espaço muito mais facilmente? Inclusive, é sobre isso que vamos tratar neste post. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, continue conosco!
1. Pisos laminados
Essa é uma das primeiras opções de quem busca um piso de qualidade e com um ótimo custo-benefício. Além disso, eles são muito versáteis, com espessuras que vão de 6 mm a 12 mm, ou seja, você fica livre para escolher a melhor opção para seu ambiente.
Quanto à facilidade de instalação, o piso laminado não deixa a desejar. Isso porque, na grande parte das vezes, isso é feito a partir de um sistema de click, sobre uma manta colocada em cima do piso já existente.
No entanto, como nem tudo são flores, não recomenda-se instalar os laminados em locais úmidos, como banheiro e cozinha. O motivo? Eles não são tão resistentes à água e, com o tempo, podem estufar.
2. Piso vinílico
Já falamos por aqui sobre os benefícios do piso vinílico, mas não poderíamos deixá-lo de fora quando o assunto é obra sem “quebra-quebra”. Atualmente, ele tem sido um dos favoritos de quem vai reformar e isso explica-se, em grande parte, pela sua estética e versatilidade.
Para quem quer um resultado mais fiel à madeira, essa com certeza é a opção perfeita. Além disso, é possível encontrá-lo em diversas cores, texturas e estampas.
Quanto à instalação, existem duas opções: uma versão instalada a partir de uma cola especial, adesiva, e outra com o mesmo sistema click dos laminados. Essa escolha também reflete no valor final do item, ou seja, tem para todos os gostos (e bolsos).
Por fim, o grande diferencial do laminado para o vinílico é que o último é mais resistente à umidade e ao fogo. Sendo assim, pode ser utilizado em ambiente com grande incidência de água, como cozinha e até mesmo banheiros.
3. Cimento queimado
Essa opção virou tendência de uns anos para cá e é sinônimo de estilo e modernidade. Justamente pelo fato de se adaptar em diversos ambientes e, ainda assim, trazer sofisticação ao local, essa é uma escolha cada vez mais unânime.
A característica principal do cimento queimado é a inexistência de juntas e a alta impermeabilidade dele. Ainda que precise de um profissional especializado para sua aplicação, uma vez colocado, torna-se altamente resistente e de fácil manutenção.
A variedade estética também não fica para trás. É possível encontrar o cimento queimado em cinza, branco, off-white e muitas outras opções. Quanto ao acabamento, você pode escolher entre fosco, brilhante ou acetinado.
Você deve estar se perguntando qual o defeito do cimento queimado, não é? Como nem tudo são flores, infelizmente essa não é a opção ideal para áreas úmidas ou que recebem muito peso. O motivo? Além de ser mais escorregadio, pode ficar manchado com o tempo e ceder um pouco.
Qual a melhor opção para trocar o piso?
Bom, não há uma regra, ou seja, tudo depende do seu gosto pessoal e das suas prioridades. Por isso, é preciso pensar muito antes de optar por uma opção. No entanto, independente da sua escolha, fique tranquilo quanto ao quebra-quebra, pois não terá que lidar com isso.
E então, qual opção lhe agrada mais? Conte para nós nos comentários! Aproveite e siga-nos nas redes sociais, para não perder nenhuma novidade.