Você, assim como nós, também adora tudo que é relacionado à arquitetura? Já parou para pensar um pouco sobre a arquitetura dos museus? Sem dúvida, ao redor do mundo todo, estão espalhados os museus mais belos e irreverentes, que arrancam suspiros dos amantes dessa arte.
Que tal, então, conferir a lista que preparamos com alguns dos museus mais reconhecidos pelos seus projetos arquitetônicos? Acredite em nós: você não vai se arrepender! Vamos lá?
1. Museu Oscar Niemeyer
Vamos começar com um aqui pertinho de nós. Localizado em Curitiba, no Paraná, o Museu Oscar Niemeyer (MON) foi inaugurado em 2002, no entanto, um de seus prédios foi projetado ainda em 1967, para abrigar o Instituto de Educação.
Mas, foi somente em 2002 que o local ganhou mais notoriedade e ficou conhecido como “Museu do Olho”. Isso se explica pelo fato de que Niemeyer projetou o segundo prédio com o formato de um olho, feito de concreto e vidro. Além disso, na base que sustenta a construção estão espalhadas cerâmicas com desenhos do arquiteto.
Ao todo, são mais de 3 mil obras no acervo do Museu Oscar Niemeyer, que se misturam entre fotografias, telas, esculturas e muitas outras. O local é famoso pelas suas salas de exposições rotativas, que costumam mudar de tempos em tempos.
2. Guggenheim Museum
Esse famoso museu espanhol, construído por Frank Gehry e inaugurado em 1997, recebe notoriedade dos amantes de arquitetura dos museus e, com toda certeza, não passa despercebido. Situado em Bilbao, à beira do Rio Nervión, ele é todo feito em formas curvas, em um estilo urbano e industrial.
O local, que virou atração na cidade, já recebeu mais de 10 milhões de visitantes e centenas de obras de arte. Todo seu diferencial fica por conta da estrutura construída com titanium, vidro e limestone (pedra calcária). O intuito com a estética é fazer alusão às paisagens da região.
3. Museo Soumaya
Outro destino perfeito para os apaixonados por arte e arquitetura, claro. A Cidade do México abriga, desde 1994, a estrutura com mais de 46 metros de altura, composta por 16 mil placas de alumínio. Já imaginou o resultado estético de tudo isso?
Projetado pelo arquiteto Fernando Romero, o museu possui um dos interiores mais fantásticos do mundo, com verdadeiros tesouros da história da arte. Nome como Botticelli, Picasso, Renoir, Van Gogh e Salvador Dalí são apenas alguns exemplos dos artistas que o compõem.
4. Museu Nacional do Qatar
Com mais de 52 mil metros quadrados, o Museu Nacional do Qatar é uma verdadeira obra de arte. Inaugurado em 2019, a estrutura do local é inspirada na “rosa do deserto”, uma formação rochosa decorrente da cristalização de sais minerais.
Estruturas em formato de discos se espalham por toda a extensão do museu, que parece “brotar do chão”. O intuito disso é, justamente, se assemelhar às esculturas de sal. Os discos, por sua vez, complementam o visual e proporcionam o sombreamento perfeito na fachada, bem como uma série de mirantes.
Agora queremos saber de você: na sua opinião, qual o museu com a arquitetura mais linda do mundo? Conte para nós nos comentários, pois adoraríamos saber! E, se você gostou deste conteúdo, fique de olho no nosso blog para muito mais e siga-nos nas redes sociais, para não perder nada!