Ambientes integrados veem sendo a aposta de quem deseja investir em um design amplo, moderno e prático. Como o próprio nome diz, ambientes integrados têm como ideia central unificar ambientes em um mesmo espaço, sem a necessidade de paredes ou divisórias, através de um conceito de “local aberto”, fortalecendo a sensação de liberdade no ambiente.
Esse conceito surgiu com os lofts, onde a ideia era usar espaços inutilizados e transformá-los em \”habitáveis\”. Os locais não possuíam divisórias, portanto, se tornavam grandes espaços integrados, separados apenas pelos móveis.
Com o tempo o estilo foi se aperfeiçoando e conquistando outros espaços. E apesar deste modelo estar relacionado a pequenos espaços, atualmente, é possível encontrá-lo em residências de grande porte. Porém, se você está pensando em aderir a este estilo, precisa levar em consideração alguns aspectos, como, por exemplo, a harmonia entre os ambientes. Mas, pode ficar tranquilo que neste post vamos descrever tudo que você entender para aderir a esta tendência!
Sensação de amplitude
Sem dúvidas, a primeira coisa que você irá reparar com os ambientes integrados é a sensação de amplitude que esta técnica proporciona. Isso acontece porque sem as divisórias, é possível ver a área mais ampla, especialmente nos espaços que antes costumavam ser mais “limitados” como a sala de estar e sala de jantar.
Os ambientes integrados possuem inúmeras vantagens, pois facilitam a convivência, já que os espaços estão associados, ideal para quem gosta de preparar jantares, uma vez que pode transformar a cozinha e a sala de jantar em um mesmo espaço. Porém, quem deseja manter um pouco mais de privacidade entre os ambientes, as paredes a meia altura são uma boa opção.
Iluminação natural e ventilação
Um espaço com menos paredes contribui, e muito, para que a iluminação natural tome conta do ambiente. Em residências com muitas divisórias, é comum que os espaços dependem muito da iluminação artificial.
Além disso, outro fator que melhora, muito, com o método é a ventilação. Abrir mão das paredes possibilita que o ar circule com mais frescor por toda a casa.
Algumas desvantagens
Por se tratar de “um único” ambiente a organização deve ser ainda maior, pois do contrário será possível ver o outro espaço desarrumado. No caso de cozinha integrada, é importante pensar nos diferentes cheiros que serão espalhados.
A privacidade também pode ser um problema, especialmente se há o costume de receber visitas. Por esse motivo, a integração deve ser pensada com cuidado.
Como fazer a integração?
A integração pode ser total ou parcial, isso vai depender do seu gosto e do projeto desenvolvido. Uma sugestão é realizar a integração entre cômodos mais comuns, como sala de estar e sala de jantar, sala de jantar e cozinha ou, até mesmo, fazer a integração dos três espaços.
Outra ideia é fazer a integração com o apoio de um móvel planejado, ele pode garantir mais privacidade entre os cômodos, como, por exemplo, quarto e banheiro.
Você já conhecia esse método e as vantagens que a integração traz para o imóvel? Quer criar um projeto com essas características?
Fale com a gente! Nossa equipe conta com os melhores profissionais da área para dar todo o suporte necessário no seu projeto!