Não é um grande segredo que a construção ou ainda aquisição de um imóvel pronto permeia um dos maiores sonhos da maior parte da população brasileira. No entanto, é preciso atentar-se a um assunto pouco falado, mas de extrema importância: trata-se da documentação para compra de um terreno para construção de uma casa. Saiba mais sobre isso acompanhando nossas indicações a seguir:
Preocupar-se com a economia financeira que será necessária para adquirir um terreno, ou ainda o seu financiamento e, são questões recorrentes, do processo de quem está prestes a adquirir um lote urbano. Entretanto, entre as etapas importantes e que não devem ser ignoradas está a organização dos documentos necessários para compra do terreno.
Ao fazer isso, você está seguro em relação a regularização da área, bem como suas características, afirma o repasse do nome do antigo proprietário ou construtora para o seu, além do acerto de valores das parcelas. Sabendo disso, preparamos um checklist para lhe ajudar nesse processo.
Conheça a documentação para compra de um terreno para construção
Documentos do Comprador
A falta ou disponibilidade de qualquer um dos documentos a seguir, pode dificultar ou ainda agilizar seu processo de aquisição de terreno, por isso, comece agora mesmo a selecionar os seguintes:
RG;
CPF ou CNPJ (caso possua);
Certidão de nascimento ou de casamento caso seja casado (a);
Comprovante de endereço;
Comprovante de renda (holerites, comprovantes de notas emitidas, ou levantamento feito por contador da declaração de imposto de renda);
Documentação necessária para quem vendeu o bem.
Certidão negativa de ônus
Afirma que a área não possui quaisquer tipos de ônus, como hipoteca ou. Esse, assim como o anterior, também pode ser encontrado no Cartório de Registro de Imóveis.
Certidão do registro do imóvel ou matrícula
Disponível no Cartório de Registro de Imóveis, esse certifica a legalidade da a propriedade, além de fornecer os principais dados sobre a mesma.
Certidão negativa de débitos tributários municipais
Garantem a você que a propriedade não tenha algum débito em aberto.
É obtida na prefeitura da cidade do terreno.
Certidões negativas de débito estadual e federal
Nesse caso, é certificado que o proprietário ou incorporadora do loteamento não contam com débitos pendentes em relação a propriedade.
Atente-se ao contrato na compra de um terreno
Tão relevante quanto obter em mãos a documentação para compra de um terreno como cliente e da parte do vendedor do terreno, não pode ser esquecido o contrato que afirmará todos os trâmites e informações necessárias sobre a negociação. Correto?
É através desse documento que o acordo é de fato efetuado e por isso, merece uma leitura atenciosa.
Se possível, conte ainda com uma consultoria profissional para lê-lo antes de assinar, para entender todas as condições da compra envolvida. Entre as que costumam estar presentes nesse tipo de negociação, temos:
- Valor do lote ;
- Entrada a ser paga ou valor total, em caso de pagamento a vista;
- Se houver financiamento envolvido, número de parcelas e valor das mesmas;
- Índice de correção;
- Despesas que ficarão sob sua responsabilidade como comprador, e as que serão de obrigação do vendedor;
- Declaração de restrições urbanísticas do loteamento;
- Área do terreno dentro do loteamento;
- Metragens do lote.
Importante!
Fora cumprir com o checklist e garantir uma minuciosa leitura do contrato, nesse processo é relevante arquivar consigo todos os comprovantes de pagamento, em caso de financiamento, até que o mesmo termine. Isso porque, somente após o término da quitação que você terá a escritura da propriedade passada para o seu nome.
Gostou de conhecer essas informações? Então não deixe de acompanhar muito mais em nosso blog semanalmente.
E ao desejar iniciar o processo da construção da casa própria, conte com quem entende do assunto de verdade. Conte com a Sólida Engenharia!