Em nosso último post você pôde conhecer a relevância de projetos de construção em uma obra, além de seus custos médios. Essas e outras indicações, muitas vezes ignoradas, devem ser listadas, para que você tenha uma obra mais rápida e segura, além de livre de grandes transtornos. Acompanhe agora, quais são essas dicas:
1. Reduza desperdícios de material em sua obra
Entre as maiores complicações durante a execução de uma obra está o grande desperdício de materiais.
O que geralmente ocorre é que esses itens são comprados em quantidades incorretas, devido a um cálculo que não foi bem feito para tal.
Quando calculados para menos, por exemplo, concreto e vigas faltantes para a edificação de um pilar ocasionam pausa na obra e gastos a mais que já haviam sido fechados após a compra dos materiais para fundação, nesse caso.
Outro erro ocorre quando o titular da obra, por preferir gastar em material extra ao invés de investir no projeto, compra muito mais que o necessário, despendendo, assim, recursos que, além de não utilizados, podem ser perdidos, que é o que geralmente ocorre.
Boa parte disso pode ser evitada através de um projeto estrutural feito por um profissional.
Isso porque nele serão descritos informações como a quantidade de cimento e vigas necessários para cada etapa da construção.
Evitando, além de todos os transtornos que já levantamos, diversas idas do proprietário da obra para compra de mais e mais material, o que gera ainda um gasto não incluído com combustível.
Por meio de uma estrutura bem-estimada, situações como essa podem ser diminuídas significamente ou ainda eliminadas.
Obra mais rápida e segura por meio de projetos bem-feitos
Outra maneira de garantir uma obra mais rápida e segura é através de projetos elétrico e hidráulico que, assim como no caso anterior, poupam também materiais e uma grande parcela do seu orçamento.
Com um projeto de instalações em mãos, é possível estimar com excelente precisão os tipos de fios e eletrodutos que serão necessários.
Além disso, as dimensões, comprimentos de canos para água e esgoto e tipos ideias para atender as demandas da casa também poderão ser garantidos.
Como resultado, é possível desfrutar de um orçamento preciso e ter economia na obra!
2. Evite embargos para uma obra mais rápida
É bastante comum que as Secretarias de Urbanismo (SMU’s) realizem fiscalizações em obras, para averiguar se legislações requeridas estão sendo acatadas.
Em casos em que as diretrizes não são cumpridas, a obra é embargada!
Obras no interior de condomínios, por exemplo, há o regimento interno dos mesmos, o qual conta com especificações próprias. Profissionais de engenharia experientes já possuem esse conhecimento para reger a obra adequadamente.
Em caso contrário, o fiscal também realiza uma notificação, a qual geralmente solicita um embargo de 7 dias.
Nesse ponto podemos citar, também, a eficácia da contratação de uma empresa para Administração da Obra.
Quando possível despender esse custo, um excelente benefício pode ser usufruído, tendo em mente a economia gerada em não precisar deslocar-se para fazer esse trabalho.
Uma grande pressão retirada da responsabilidade do proprietário, sem contar nas horas que precisariam ser empregadas.
3. Partes Elétrica e Hidráulica de uma obra
O lar é o local que uma pessoa abriga alguns de seus maiores bens. Sejam eles materiais ou afetivos, quando falamos de filhos, cônjuges e demais familiares.
Com isso em mente, garantir uma obra mais rápida e segura não apenas é eficiente, como também, primordial.
O setor de construção civil é um dos que mais sofre com irregularidades, que trazem consequências muitas vezes irreversíveis para os proprietários.
Projetos feitos e executados de maneira amadora podem trazer risco de vida.
É estimado que em média 36% a 49% dos problemas de origem interna em obras, acontecem em decorrência a falhas de projeto.
Isso por esquecimento de determinadas etapas por quem a projeta ou urgência em finalizá-la.
Outro item que pode ainda ser atribuído nessa lista é o enorme desejo de economizar em itens que não se poderiam.
De acordo com informações do CREA-RJ, cerca de 90% dos incêndios no Rio de Janeiro são ocasionados por problemas elétricos, que ocorrem em consequência de instalações elétricas mal executadas, as quais poderiam ser evitadas através de um projeto elétrico efetuado profissionalmente.
Demais divergências que comprometem a segurança de uma obra
Além de tudo que já foi citado, para uma obra mais rápida e segura, não podem haver divergências na parte hidráulica.
Quando mal executados, projetos hidráulicos ocasionam, em grande parte das vezes, problemas de vazamento, que, além de muito desagradáveis e custosos, podem ainda dificultar manutenções futuras nessas instalações.
Uma questão tão séria que chega a ser de saúde pública!
Uma vez mal feitas, instalações de água e esgoto predispõem a ocorrência de mal cheiro, entupimentos e, além de tudo, a presença de roedores e insetos.
Projetos bem produzidos, além de dispensarem essas ocorrências, podem ainda incluir opções ecológicas, como por exemplo:
- Com a reutilização da água;
- Captação da água da chuva.
Por isso, se podemos lhe dar um conselho é nunca abrir mão ou negligenciar um projeto bem elaborado e uma equipe de profissionais verdadeiramente experientes para o planejamento e execução de sua obra.
A Sólida Engenharia conta com mais de 18 anos de experiência e um time de profissionais altamente capacitados para lhe entregar a obra dos seus sonhos.
Não perca mais tempo, faça já o seu orçamento!
Veja Também:
Aquecedor solar: Conheça as principais vantagens e desvantagens da opção
Pisos e revestimentos: Conheça dicas importantes para acertar na compra