No ramo da Construção Civil existem inúmeros sistemas construtivos para fazer uma casa. Em algumas regiões ou países, alguns tipos são mais comuns do que outros. Aqui no Brasil, por exemplo, o método mais utilizado é o sistema de alvenaria convencional. Já nos Estados Unidos, o mais comum é o sistema Wood e Steel Frame.
Mas além dos citados, existem também vários outros tipos de sistemas construtivos, dentre eles estão: alvenaria estrutural, wood frame, light steel frame e paredes de concreto. Neste texto, nós vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles, características e prós e contras de cada um. Boa leitura!
Alvenaria convencional
A alvenaria convencional é composta por vigas, pilares, lajes de concreto armado e alvenaria. É bastante comum no Brasil, então não é difícil encontrar mão de obra, porém seu tempo de execução é um pouco alto, assim como seus custos, que também são mais elevados comparados a outros tipos de construção.
Por ser construída do zero e com poucos materiais pré-fabricados, pode ser bastante suscetível a erros, então é bom ficar atento.
Steel Frame
O diferencial deste sistema é que ele é feito por meio de estruturas de aço galvanizado. Já o fechamento é com placas de cimento, madeira ou drywall. Este é um tipo de construção seca, que não utiliza água no seu processo de feitio.
Outro benefício é que o canteiro de obras de uma construção com steel frame é muito mais limpo e sustentável. A quantidade de resíduos gerados é muito menor e, além disso, a construção é mais rápida se comparada a outros modelos, pois utiliza componentes pré-fabricados.
A maior dificuldade, neste caso, aqui no Brasil é encontrar mão de obra especializada, já que a construção não é muito comum no país.
Veja também: 4 dicas para uma pintura perfeita
Wood Frame
Sistema feito com madeira maciça em sua parte estrutural de montantes e travessas e revestido por chapas de madeira Oriented Strand Board. As OSB são chapas de madeira orientada, um material super rígido, estável e resistente a impactos. Além disso, essas chapas são pedaços de madeira que em uma construção comum seriam jogadas fora.
As construções de madeira possuem a vantagem de serem mais sustentáveis em relação às construções de alvenaria, por exemplo. Além disso, são mais rápidas de construir e possuem canteiro de obras mais limpo e organizado.
Sistema construtivo de Alvenaria Estrutural
Na alvenaria de concreto, a estrutura e a vedação da construção são executadas em conjunto. Não há uso de pilares e vigas, pois os próprios blocos estruturais fazem essa função. Neste tipo construtivo deve haver maior planejamento já no momento do projeto arquitetônico, juntamente com um projeto hidráulico e elétrico bem detalhado.
Para edificações maiores, indica-se o uso das barras de aço que fazem o papel de estabilizar a construção.
Suas vantagens incluem um sistema construtivo de fácil execução, barateamento nos custos da obra, além de ser uma construção mais limpa e muito resistente.
Escolher o sistema construtivo ideal para cada caso é muito importante, pois isso influi nos gastos, na velocidade da obra, possibilidade de reforma e nos benefícios que cada uma oferece após finalizada.
Gostou deste texto? Então continue acompanhando o nosso blog e confira todas as novidades do ramo da Engenharia Civil e da Arquitetura em primeira mão!