Ficar com dúvida na hora de escolher revestimentos é comum quando se está construindo ou fazendo uma reforma, afinal são diferentes formas, texturas, tamanhos e designs, e além disso, ao comprar pisos você poderá se deparar ainda com tipos de bordas, tais como o piso com borda bold e o retificado. Quer conhecer a diferença entre eles? Então acompanhe as informações a seguir:
Chegou a hora de escolher o piso que revestirá o chão da sua casa e você já decidiu o formato e cor que ele terá, mas chega na loja e se depara com duas informações novas referentes às opções de bordas desses acabamentos, borda bold e retificada, qual delas você prefere?
Sem saber do que se trata e quais são as diferenças, fica difícil selecionar a melhor para seu espaço. Em resumo podemos definir assim:
- Borda Bold: São pisos, porcelanatos e revestimentos que possuem bordas arredondadas.
- Borda Retificada: são as bordas ou acabamentos de pisos, revestimentos e porcelanatos retos.
Mas fora a aparência, será que conter uma borda reta ou arredondada em um revestimento, tem alguma distinção?
Acredite se quiser, fora a aparência, a borda também implicará em outros pontos de sua obra. O revestimento retificado, por exemplo, tende a ser mais caro, porém necessita de muito menos rejunte, o que pode diminuir significativamente o orçamento total da sua obra.
Diferença na prática entre piso com borda bold e retificado
Além de ter as bordas arredondadas, o piso bold possui um acabamento mais tradicional. Já no piso retificado as bordas são retas ou então lapidadas, essas características trazem um acabamento mais fino ao ambiente onde foram colocados, aumentando assim a modernidade.
Conheça mais do revestimento retificado
Ele tem um acabamento reto e muito preciso em suas bordas, isso acontece devido a elas serem cortadas por discos de diamante. Essas características permitem uma instalação muito mais fácil e alinhada proporcionando um acabamento uniforme.
Entre as principais vantagens do revestimento retificado temos:
Utiliza menos rejunte
Por utilizar menos rejunte, além de poupar seu dinheiro e fazer sujeira na obra, o revestimento retificado não necessitará de retoques, por naturalmente ficar melhor assentado, proporcionando um acabamento muito superior.
A recomendação é para que as peças sejam aplicadas mais próximo uma da outra, com distâncias entre 0,5mm a 2mm.
Alguns pisos retificados podem ainda ser aplicados sem rejunte. É isso mesmo!
Acredite se quiser, além de em sua maioria necessitar de menos rejunte, o piso retificado pode ainda ser aplicado com junta seca, ou seja, sem espaçamento algum entre as peças dependendo do fabricante.
Na prática funciona da seguinte forma:
Nas áreas secas da casa, como quartos e salas, por exemplo, o uso do rejunte é opcional; no entanto, quando se tratar de áreas molhadas ou mesmo úmidas, como é caso de banheiros, cozinha e lavanderia, por exemplo, aconselha-se o uso do rejunte epóxi ou então acrílico para que não haja infiltrações a longo prazo.
Maior vida útil
Como se não bastassem tantos benefícios, o revestimento retificado tem ainda uma maior durabilidade quando comparado aos revestimentos de borda bold.
Ele conta com um processo de fabricação minucioso, e por isso dificilmente causará problema em sua obra depois de aplicado.
É claro que por conta da sua aparência e qualidade superiores esse revestimento costuma ser mais caro, bem como a mão de obra para instalá-lo, que deve ser especializada, do contrário você poderá comprometer todo o acabamento que esperava ter.
Dica extra!
Confira e pergunte ao profissional escolhido para instalar seu revestimento retificado se ele tem niveladores de piso e outras ferramentas específicas para assentar as placas corretamente, do contrário, procure outro.
Acompanhe nosso post a seguir para conhecer sobre o piso bold, agora que você soube tudo que precisava sobre o revestimento retificado para escolher a melhor opção para sua obra.