Preço total de uma obra: Saiba como calcular pelo valor do m²

O Sonho da casa própria está entre as principais prioridades de diversos brasileiros, no entanto, no último ano, devido a um aumento no preço dos materiais muitos se perguntaram se era o momento ideal para dar partida ou mesmo continuidade a esse objetivo. Quando falamos do preço total de uma obra, muitas dúvidas ainda cercam as pessoas que desejam construir e é sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe:

Você sabia que existe um preço tabelado para cada região para que possa ser calculado o preço total de uma obra? 

É claro que os diferentes padrões e acabamentos que você deseja para sua obra, podem sim mudar o custo do investimento final, mas já é possível ter em mente uma base.

Confira a tabela Nacional

\"ibge-preco-do-metro-quadrado-construcao-civil-\"

 

Preço da construção civil por metro quadrado segundo dados do IBGE/SINAPI por estado

\"preco-do-metro-quadrado-da-cosntrucao-civil-por-regiao-no-brasil-\"

\"\"

\"preco-do-m2-na-contrucao-civil-em-goias-e-distrito-federal-\"

Saiba como funciona o cálculo da tabela do IBGE/SINAPI

Com o principal objetivo de otimizar orçamentos praticados na construção civil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou uma tabela personalizada de preços por metro quadrado e região.

Por meio do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), a tabela ofertada, tem como base de cálculo o banco de dados da SINAPI, que é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, instituição que mapeia de forma abrangente os principais custos relacionados a uma obra para estipular um valor médio.

É interessante saber que o SINAPI também regulamenta legalmente todos os orçamentos de obras públicas, tornando a tabela uma ferramenta de padronização adotada por diversos setores, incluindo por exemplo o de financiamento imobiliário.

As principais bases de custo calculadas

Entre as principais bases para o cálculo que é feito para se chegar ao valor estabelecido na tabela, estão:

  • custo de insumos e composições;
  • mão de obra.

No caso da mão de obra, fora o valor do trabalho de execução em si, são levados em conta itens referentes aos encargos sociais.  

O Custo Unitário Básico (CUB/m²)

O CUB, Custo Unitário Básico , fora metragem, leva  em conta ainda no momento de chegar a um cálculo, o padrão e tipo de construção, ou seja, se será em padrão popular, médio ou alto padrão com fino acabamento e se a construção se trata de uma residência, um projeto comercial ou mesmo industrial.

É possível por meio do site cub.org.br  fazer um cálculo personalizado e atual para ter uma estimativa do preço total da sua obra.

E ao decidir colocar esse projeto tão sonhado em prática, conte com quem entende realmente do assunto.

Sólida Engenharia e Construção atua no mercado de construção residencial e comercial há mais de 15 anos e dispõe em seu  portfólio de obras como projetos de unidades da Sicredi, casas em alto padrão, Supermercado Blum e muito mais. Confira agora no site!

COMPARTILHE