Qualquer tipo de obra e construção faz bastante bagunça, sujeira e sempre resulta em resíduos. Nesses casos, como os resíduos da construção civil podem ser reaproveitados? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Confira!
Como dito anteriormente, é normal sobrarem resíduos das construções civis. Afinal de contas, é uma indústria de grande impacto e que utiliza diversos materiais, portanto, as sobras são inevitáveis.
Tipos de resíduos da construção civil
Entre alguns dos materiais usados na construção civil estão massas, tijolos, sacos de areia, entre tantos outros que, quando sobram ao final da obra, são depositados em uma caixa de transporte para que a empresa específica possa recolher e dar um destino aos resíduos.
Para além desses materiais que todo mundo já conhece, existe uma classificação específica. Isto é, os entulhos de obras podem ser categorizados de três maneiras:
- resíduos de construção civil;
- resíduos de construção e demolição ou
- resíduos sólidos da construção civil.
Mas, independente de como são chamados, os tipos de entulhos gerados pela construção civil são:
- tijolo;
- concreto;
- metal;
- telha;
- argamassa;
- forro;
- vidro;
- plástico;
- tubulação;
- pavimento asfáltico;
- tinta;
- madeira.
Separação dos resíduos gerados pela construção civil
Apesar de significarem a mesma coisa, mesmo recebendo diferentes nomenclaturas, os resíduos da construção civil são separados por categorias para serem reaproveitados depois de descartados.
Nesse sentido, os entulhos são classificados em classe A – materiais que podem ser reutilizados em canteiros de obras ou reciclados. Como por exemplo a argamassa, tijolos, telhas e tubos de concreto.
Na classe B estão o vidro, gesso, madeira e plástico, os quais podem ser reciclados e receber outros destinos. Diferente da classe C que contempla os itens que não podem ser reutilizados, como é o caso das lixas, panos, pincéis e qualquer outro utensílio que tenha tido contato com materiais da classe D.
Na última classificação encontram-se os materiais nocivos à saúde. Isto é, tintas, telhas de amianto, solvente e qualquer outro entulho que possa estar contaminado.
Como reutilizar entulhos de obra?
Como não são todos os resíduos que podem ser aproveitados, é da responsabilidade de cada encarregado da obra dar o destino certo para os materiais que sobram. Entretanto, algumas outras ações podem ser tomadas para aproveitar os resíduos.
No caso da madeira, quando em boas condições, pode ser utilizada por indústrias moveleiras ou então na obra para caixaria. Já os plásticos, papéis e metais são reaproveitados em usinas especializadas.
O vidro pode ser transformado em asfalto, blocos de pavimentação ou telhas, enquanto a argamassa pode substituir a brita para enchimento de calçadas ou como base de piso.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe nosso blog para mais artigos como este.
Veja também:
Revestimentos baratos e de qualidade: conheça e economize em sua obra