Começar uma obra não é uma tarefa simples, afinal de contas, envolve diversos processos e pessoas até que se obtenha o resultado final. Entre eles, estão os valores que serão gastos com a obra como um todo. É por isso que no artigo de hoje vamos esclarecer como é cobrado o metro quadrado de uma construção. Confira!
Como dito anteriormente, iniciar um projeto de construção civil não é algo tão simples. Por envolver várias etapas, como planejamento da obra, equipe responsável pela construção, logística, estoque e fornecedores, por exemplo, tudo deve ser muito bem pensado e calculado, já que dispõe de muito dinheiro.
Diante disso, é importante que, tanto quem trabalha na construção civil e quem pretende desenvolver um projeto na área, saibam qual o valor cobrado por metro quadrado. Até porque esses números sofrem alterações mensalmente.
Como é feito o cálculo?
Para saber quanto sairá o metro quadrado da obra, é preciso levar algumas questões em consideração. Primeiramente o tipo e a quantidade de material que será usado na construção, além da mão de obra.
Os impostos, encargos trabalhistas e tributação também não podem ser esquecidos na hora de calcular o metro quadrado. Da mesma maneira a margem de lucro. Além disso, é importante pensar nos valores de acordo com a localização da obra e o nível de status que a compra oferece.
Com esses pontos alinhados, é possível usar uma ferramenta para facilitar a conta. O CUB (Custo Unitário Básico de Construção) considera o custo médio por metro quadrado de construção para obter o resultado.
Na prática, a conta é feita da seguinte forma:
CUB = materiais + equipamentos + mão de obra / área construída
O resultado dessa fórmula é o valor por metro quadrado. Entretanto, há outra maneira de se obter a média de quanto deve ser cobrado o metro quadrado da construção civil.
Tabela de preços da construção civil por metro quadrado
Nesse caso, pode-se usar a tabela do SINAPI.
O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil possui uma tabela, disponibilizada pelo IBGE, com todos os preços da construção civil conforme o metro quadrado.
De acordo com essa tabela, em janeiro deste ano, o valor do metro quadrado sofreu um acréscimo de 0,72% em relação a dezembro do ano anterior. De modo que, o valor, já com a desoneração da folha de pagamento, passasse a ser de R$1.525,48. Enquanto que para o Estado do Paraná, o custo médio ficou custando R$1.576,24.
Fonte: IBGE – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil
Gostou do artigo de hoje? Então acompanhe o blog para mais conteúdos como este e lembre-se de buscar por uma construtora especializada, como a Sólida, na hora de começar uma obra.
Veja também: