Durante a reforma de um espaço, seja este comercial ou residencial, é normal fazer parte do projeto a escolha do piso. Entretanto, são tantas opções que essa seleção muitas vezes se torna um problema, certo? Pensando nisso, para facilitar o seu trabalho, separamos a diferença entre dois tipos principais de piso: laminado e vinílico. Confira mais sobre eles no artigo de hoje!
O piso laminado e o piso vinílico são parecidos esteticamente, mas possuem características completamente diferentes. Diante disso, a primeira diferença do piso laminado para o piso vinílico está na composição de cada um.
Vinílico ou Laminado
No caso do piso vinílico ele é feito de PVC, pigmentos, aditivos, plastificantes e cargas minerais. Enquanto o laminado é composto por materiais derivados de madeira, fazendo com que este piso seja mais rígido do que o vinílico.
Além da rigidez, a diferença do piso laminado para o piso vinílico está relacionado com a acústica, manutenção, formato e textura. Com relação à acústica, o piso laminado tende a propagar o som ao andar. Já o vinílico tem uma absorção acústica melhor.
Para a manutenção e limpeza do piso laminado não pode ser usada água, visto que pode ocorrer o apodrecimento e estufamento do material. Diferente do piso vinílico que pode ser lavado com água e detergente neutro, desde que não fique submerso na mistura por um longo período.
Outra diferença entre os pisos é que o vinílico possui diversos formatos como réguas, placas, mantas e outros. Enquanto que o laminado tem disponível apenas nos formatos régua e placa.
Por fim, o piso vinílico tem mais opções de texturas, as quais vão desde a rústica como da madeira, até com relevos do cimento. Assim como o laminado que possui texturas que aparentam madeira, concreto e pedra.
Piso vinílico ou piso laminado? Saiba qual escolher
Diante da diferença do piso laminado para o piso vinílico, fica difícil saber qual dos dois é o melhor. Mas, além de analisar as características de cada piso, é importante conhecer o tipo de estrutura da edificação que cada um se adequa melhor.
Nesse sentido, o piso laminado é ótimo para áreas residenciais com pouca ou média circulação, assim como para espaços comerciais com baixo tráfego de pessoas. Além disso, esse modelo de piso possibilita o transporte para outros lugares em caso de mudança.
Agora, se o local que você pretende colocar o piso necessita de silêncio, o piso vinílico é a melhor opção por conta do seu desempenho acústico. Mas para além disso, o piso vinílico também possui fácil aplicação, excelente manutenção, boa durabilidade e ótima escolha para quem tem animal de estimação.
Por essas razões é ótimo para áreas residenciais e até mesmo industriais.
E aí, já sabe qual dos dois modelos de piso vai escolher? Se ainda estiver com dúvidas de qual será melhor para a sua reforma ou obra, procure uma construtora especializada como a Sólida Engenharia para te ajudar nesse processo.
Gostou deste conteúdo? Então acompanhe o blog para mais assuntos como este.
Veja também:
Piso laminado: Saiba como limpar de forma correta e fácil