Reforma, seja ela residencial ou comercial, pode ser cheia de quebra-quebra ou pode ser algo mais simples. Independente disso, fato é que todo imóvel vai precisar passar por uma reforma em algum momento, por menor que ela seja. Portanto, para saber mais sobre esse assunto, confira o artigo de hoje.
De acordo com a definição, reforma é a ação e efeito de modificar, corrigir ou refazer algo. No caso da engenharia civil, está relacionada com as mudanças estruturais, reparos hidráulicos ou elétricos.
O que envolve a reforma?
Portanto, a reforma na construção civil está atrelada não só a demolição da estrutura existente e a sua reconstrução, mas também envolve outros fatores.
Como por exemplo, a escolha de profissionais qualificados para tal serviço – engenheiros, pedreiros, arquitetos, pintores, eletricistas e outros – proteção dos objetos, móveis e espaços que não serão reformados e descarte correto dos entulhos da obra. Assim como a instalação elétrica e hidráulica, finalização com gesso, acabamento, revestimento, pintura e por último, a limpeza do local.
Diante disso, a reforma é a solução para quem deseja deixar o espaço maior, mais confortável e com a sua cara. Entretanto, se não bem planejada, pode ser apenas dinheiro jogado fora.
Passo a passo da mudança estrutural
Nesse caso, para evitar desperdícios, crie um planejamento definindo o que é prioridade na reforma. Isto é, a reforma será no espaço todo ou apenas em um cômodo em específico? Além disso, quais são os problemas que precisam ser consertados?
Todas essas questões precisam ser feitas antes de começar o quebra-quebra de fato. Assim, as reformas realizadas serão assertivas para trazer beleza, comodidade e a sensação que você deseja para o ambiente.
Para isso também é importante buscar referências para se basear, analisar as opções disponíveis e escolher os materiais corretos, além de planejar o valor que será gasto com a reforma, assim como estipular um limite para os gastos.
Em seguida, não esqueça de montar um cronograma com todas as atividades desenvolvidas e o prazo para terminar a reforma, e de contratar mão de obra especializada, como é o caso da equipe da Sólida. Por fim, atente-se à parte burocrática e aos documentos que serão solicitados pela Prefeitura da cidade.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o blog para mais assuntos como este.
Veja também:
Código de obras: O que é e quais são os benefícios em conhecê-lo