Assim como outras áreas, a engenharia civil também está constantemente em atualização. Afinal de contas, são valores sendo alterados por conta de materiais utilizados na obra, maior procura por mão de obra e estilos de obras que se sobressaem, ficando difícil compreender todas as mudanças. Portanto, para saber as tendências que estão em alta este ano na construção civil, confira o artigo de hoje!
Diante do cenário de atualizações da construção civil, as novidades que surgem são necessárias para sempre manter o empreendimento em alta no mercado e consequentemente, à frente dos concorrentes.
Um ótimo exemplo de como o setor de engenharia civil é um campo que se adapta rapidamente às mudanças, são os resultados coletados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
De acordo com a CBIC, durante a pandemia, o departamento de engenharia e construção civil continuaram crescendo. Os dados ainda revelam que as vendas de residências aumentaram em 9,8% no país.
Características da construção civil em 2021
Tais resultados permaneceram no ano de 2021, visto que as tendências que fizeram sucesso na construção civil foram as chamadas cidades inteligentes, o foco em sustentabilidade, BIM (Building Information Modeling) e construção com pré-moldados.
No caso das cidades inteligentes, dizem respeito a projetos que otimizam energia, mobilidade e recursos naturais. Tendo como principal característica a tecnologia que auxilia nos processos, tornando-os inteligentes e viáveis.
Já as questões de sustentabilidade, se tornaram tendência em 2021 pelo fato de reduzirem custos operacionais e por não prejudicarem o meio ambiente. Enquanto que o uso de pré-moldados é uma maneira de construir edificações mais rapidamente e gastando pouco dinheiro, já que utiliza materiais como concreto, vidro, aço e madeira. Além de não perder a qualidade da obra.
Por fim, a BIM melhora o processo de uma obra como um todo. Isto é, auxilia no planejamento, construção e canteiro de obras
O que esperar da construção civil em 2022?
Nesse sentido, pode-se citar a metodologia BIM como tendência da construção civil para este ano também. Afinal de contas, facilita a maneira de se trabalhar, visto que é possível acompanhar todo o processo da obra por meio de um modelo virtual.
Apesar de ser algo recente, a Building Information Modeling é considerada uma das tendências para 2022 para a construção civil graças ao avanço da tecnologia. E continuará em alta nos próximos anos.
As outras tendências para 2022 que as construtoras especializadas devem estar atentos para se manter em alta no mercado da engenharia civil, incluem a sustentabilidade, gestão de tempo, linha de balanço e atendimento ao cliente.
No caso da sustentabilidade, como o próprio nome diz, está relacionado com a aplicação de construções sustentáveis. Isto é, construções que agridem menos o meio ambiente, já que não emitem tanto gás carbono, exigem menos energia elétrica e usam pouca água.
Com relação a gestão de tempo, é responsável por organizar o tempo que será utilizado em cada atividade, bem como os impactos gerados ao final por cada um desses afazeres. Tal tendência está relacionada com a linha de balanço, pois auxilia no gerenciamento do tempo gasto na obra.
Por fim, o atendimento ao cliente é basicamente manter contato com o cliente e informá-lo do andamento da obra. Assim, ganha-se a confiança do mesmo.
Saiba o que ainda pode ser tendência daqui para frente
Além dessas tendências para 2022, outras que estão seguindo o mesmo caminho para estarem em alta na construção civil são os projetos mais realistas, como o 3D por exemplo. Assim como a automação predial e o uso de estruturas pré-fabricadas.
Gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o nosso blog para mais assuntos como este.
Se estiver buscando uma construtora especializada em Imbituva para desenvolver qualquer projeto, conte com a Sólida Engenharia.
Veja também: