Quando o assunto é engenharia civil, é normal pensarmos em obra, construção e engenheiros, não é mesmo? Acontece que essa área é um campo muito mais extenso do que aparenta e por isso abrange outros temas como a verificação das edificações. Nesse caso, que tal conhecer os equipamentos usados na perícia? Então confira no artigo de hoje.
Primeiramente, o trabalho de um perito em engenharia civil deve ser realizado por um engenheiro formado e que possua registro no CREA. Este é responsável por verificar as condições de qualquer construção civil.
Ou seja, a perícia investiga se a estrutura das edificações são seguras, se existe algum tipo de problema como rachaduras, infiltrações, vazamentos e outras adversidades que possam comprometer a construção.
Diante disso, o trabalho do perito civil é de extrema importância, visto que dá o aval final sobre determinado imóvel. Além de alertar se a construção apresenta algum risco à sociedade e ao meio ambiente.
Entretanto, para que esse serviço seja realizado corretamente, são necessários alguns equipamentos para perícia. Saiba quais são eles logo abaixo.
Equipamentos usados pela perícia civil
Como o trabalho de um perito civil é bastante minucioso e de grande importância, possuir os equipamentos adequados é fundamental.
Diante disso, existe o que é chamado de kit de vistoria de edificações, o qual é composto por câmera fotográfica, óculos de proteção, bloco de anotações, trena, luvas, martelo, algumas ferramentas básicas, entre outros materiais.
Além disso, o perito civil precisa ter conhecimentos básicos sobre perícia judicial, fazer alguns cursos como pós-incendio0, perícia automobilística, patologia da construção civil e de avaliação de imóveis. Fora isso, para um trabalho de excelência, é importante que o profissional possua o manual de perícias.
Laudo pericial
A partir dos equipamentos para perícia, é possível desenvolver uma análise e consequentemente, um laudo mais fiel e completo. Isto é, no documento constará todos os dados observados na fiscalização, fotografias, descrição da situação da construção como aspectos físicos, materiais e dimensões.
Além do mais, o laudo pericial contempla as problemáticas do edifício, descrição das características da construção, cálculos realizados, data da vistoria, informações pessoais sobre o perito e conclusões sobre os aspectos ambientais encontrados – identificação de possíveis danos ao meio ambiente e o grau de risco.
É por esse motivo que a vistoria das construções deve ser levada a sério, já que é responsável por identificar os problemas existentes na construção. E para que essas questões sejam reduzidas, contratar uma empresa especializada como a Sólida Engenharia, faz toda a diferença.
E se você gostou do conteúdo de hoje, acompanhe o blog para ler mais artigos como este.
Veja também:
O que são perícias de engenharia?