Projeto arquitetônico: o que é e para que serve dentro da engenharia?

Projeto arquitetônico é o tipo de esboço fundamental quando se trata de construção, obra e qualquer assunto ligado à engenharia. Afinal de contas, diz respeito ao desenho de uma edificação ou de determinado espaço feito por um arquiteto. 

Quer saber mais sobre como funciona o projeto arquitetônico na engenharia civil? Confira o artigo de hoje até o final!

O que é projeto arquitetônico?

Como dito anteriormente, projeto arquitetônico nada mais é do que uma das etapas mais importantes dentro da engenharia, visto que este é responsável por cuidar da parte estética e funcional de acordo com o cenário físico, socioeconômico, tecnológico e cultural. 

Isso quer dizer que o projeto arquitetônico é considerado a materialização da ideia, pois o que antes era apenas um conceito abstrato se torna substancial e alcançável com ele. Dessa forma, o projeto arquitetônico é um desenho técnico que apresenta possibilidade de execução. 

Qual a função do projeto arquitetônico?   

Em vista disso, o projeto arquitetônico serve para que o cliente possa visualizar melhor a proposta do profissional. Assim como ajuda a compreender a melhor maneira de resolver as necessidades dos clientes. 

Prevendo possíveis problemas e garantindo assim, a execução da obra. Sem contar que um projeto arquitetônico bem feito impede gastos desnecessários, atraso, desperdício de material e retrabalho. Assim como é fundamental para uma estética mais bonita, para trazer funcionalidade, conforto e economia.  

Fases de um projeto arquitetônico

Diante disso, vamos conhecer as etapas que compõem o projeto arquitetônico. Antes de mais nada é preciso um profissional especializado como é o caso de um arquiteto formado para a realização do esboço.

Estudo

Em seguida, este profissional terá uma conversa com o cliente sobre qual o resultado final que ele deseja para a casa ou comércio. Além disso, a conversa também serve para o arquiteto entender quais são as necessidades do cliente para com o projeto, bem como os gastos esperados e a escolha dos materiais.

Essa segunda etapa é fundamental, pois é a partir dela que o profissional vai desenvolver o anteprojeto. Isto é, é o primeiro contato que o cliente tem com o projeto, o qual é feito para que todas as mudanças, sugestões e revisões possam ser feitas posteriormentes. 

anteprojeto

O anteprojeto é desenvolvido em diferentes formatos – maquete, planta baixa, implantação, planta de cobertura, elevações e outros – para que o cliente entenda a proposta. Porém, antes da sua apresentação final, o arquiteto deve levar diferentes fatores em consideração. 

O primeiro deles é a situação do solo e do local em si, ou seja, se há casos de insolação, barulhos externos, ventilação, paisagem/vista e características do terreno. Em seguida, verificar se no possível local da construção é possível existir um imóvel e quais são as leis específicas para tal lugar. 

projeto executivo

Depois disso, o próximo passo é fazer o projeto executivo. Neste, consta os maiores detalhes da construção e todos os desenhos exigidos pela Prefeitura da cidade para que este seja aprovado.

Desenho

Por fim, a última etapa consiste na elaboração de projeto estrutural, hidráulico, iluminação, sanitário e de incêndio.

Portanto, o projeto arquitetônico é composto pelas seguintes fases: estudo, anteprojeto, projeto executivo e desenhos complementares. 

Gostou do conteúdo de hoje? Acompanhe o blog para mais artigos como este e não esqueça de contratar uma empresa especializada como a Sólida Engenharia para desenvolver o projeto da sua casa ou comércio. 

Veja também:

Quais são as atividades de um arquiteto na construção civil?

COMPARTILHE