Profissionais para construção civil: Conheça os tipos de mão de obra 

Algumas empresas de construção civil costumam já ter equipes especializadas nesse segmento, mas você sabia que também é possível terceirizar esse trabalho? São os profissionais para construção civil.

É possível contratar um time com serventes e pedreiros terceirizados desde que fique atento a alguns pontos cruciais, além de ter um bom mestre de obras que possa coordenar a equipe de forma firme e organizada.  

Além disso, também é importante ter um bom engenheiro civil para acompanhar regularmente o desenvolvimento da construção. No artigo de hoje vamos falar sobre os tipos de mão de obra dentro de uma construção civil. Então confira!

 

Conheça os profissionais da construção Civil

Vamos conhecer os profissionais da construção civil que são necessários para uma obra

 

A mão de obra

Existe a lenda de que a contratação da mão de obra em uma construção é sempre um problema, mas não é bem assim.

Se você já conhece as fases de uma construção, já pode ter uma noção de quantas pessoas são necessárias para a execução total do projeto.

No geral, uma obra civil é como uma engrenagem onde cada profissional tem sua importância para fazer a máquina rodar com segurança e qualidade. Quer entender um pouco mais sobre isso? Então continue lendo!

 

Arquiteto

Esse profissional é responsável pelo projeto da obra e se encarrega da responsabilidade técnica e visual. Por isso, é de extrema importância que essa pessoa acompanhe a obra do início ao fim para avaliar se as equipes estão executando o serviço com qualidade.

Além disso, também cabe ao arquiteto a definição da planta, escolha de materiais usados na construção, definição de detalhes de acabamento e indicação do método construtivo.

Um bom arquiteto sabe que a construção além de bonita precisa ser funcional, segura e econômica.

 

Engenheiro civil

É o responsável por definir como a obra será executada. Esse profissional deve realizar todos os cálculos e elaborar um projeto de execução da obra contendo 

toda parte estrutural, de fundação, elétrica e hidráulica.

Com isso,  o engenheiro civil deve acompanhar a obra do início ao fim supervisionando todos os envolvidos no projeto.

 

Mestre de obras

Quando se dá o start para a produção do projeto é necessária a contratação de outros profissionais. Um deles é o mestre de obras, esse trabalhador é responsável por coordenar tudo e todos, além de fazer uma “ponte” entre o engenheiro e o arquiteto.

Além disso, esse profissional deve controlar o padrão de qualidade da construção, assegurar que a execução está de acordo com as normas de segurança, manter em ordem no canteiro e saber interpretar os detalhes técnicos especificados pelos engenheiros e arquitetos.

 

Apontador de obras

Toda obra de médio e grande porte deve ter um apontador de obras. Esse profissional é responsável por fazer a ligação entre o trabalho no canteiro de obras e o escritório da construtora.

 

Técnico em construção civil 

O técnico de construção civil também atua somente em obras de médio e grande porte. Sua função é verificar as atividades e analisar todos os processos da equipe no canteiro de obras, dentre seu trabalho está, controlar os materiais de construção e acompanhar os trabalhos da equipe de topografia.

 

Encarregado

Após a divisão das equipes para a execução da obra, o encarregado é o profissional escolhido para liderar aquele grupo visando evitar que aconteçam falhas por falta de comunicação e organização.

Esses líderes são responsáveis por estar em contato direto com a mão de obra, além de serem os “olhos” do mestre de obra. Dentre as funções desse profissional está o direcionamento da sua equipe e  acompanhamento das atividades para que não haja conflitos durante o trabalho.

 

Pedreiro

“Pau para toda obra” os pedreiros são os responsáveis por pôr a mão na massa na hora de executar o projeto. Esses profissionais seguem as orientações do mestre de obras e encarregados. 

Atualmente, existem pedreiros especialistas em determinadas tarefas, mas independente disso, todo pedreiro precisa conhecer os aspectos básicos de uma construção, além de ter habilidade com os instrumentos de trabalho como prumo, esquadro e saber sobre alinhamento e como interpretar um projeto.

 

Servente

O servente é o ajudante de pedreiro. Esse profissional é responsável por transportar materiais para execução do trabalho, preparar massas e cimentos, montar e desmontar as armações, verificar os equipamentos necessários, remover entulhos e fazer a limpeza do canteiro.

 

Carpinteiro 

São os responsáveis pelas peças de madeira que serão utilizadas durante a obra. Eles reparam e constroem as estruturas de edifícios, isso inclui escadas, batentes e divisórias.

Os carpinteiros também têm a função de montar as fôrmas de madeira que fazem toda a estruturação das vigas e pilares.

 

Armador

Outra mão de obra indispensável são os armadores, profissionais responsáveis pela montagem e a aplicação das ferragens da obra, seja em vigas, estruturas de fundação e estruturas de concreto (utilizadas para construir as lajes).

 

Eletricista

São responsáveis por toda a montagem e instalação do sistema elétrico da construção. Além disso, tem a função de instalar conduítes, passarem toda fiação e instalar tomadas e interruptores.

 

Encanador ou bombeiro hidráulico 

São responsáveis por reparar e instalar tubulações de esgoto, além de fazer as instalações sanitárias como ralos de chuveiro, pias, tanques e torneiras.

 

Gesseiro 

O gesseiro é responsável pela parte de acabamento do teto e paredes, sua função é disfarçar vigas e fios de iluminação. Além disso, tem conhecimento técnico para instalação de drywall.

 

Pintor

Também faz parte da execução final da obra e é responsável por toda a pintura externa e interna do ambiente.

 

Vidraceiro

Todo projeto precisa de um vidraceiro. Esse profissional é responsável pela instalação de vidros e esquadrias metálicas. Além disso, por se tratar de um trabalho muito delicado, recomenda-se que seja realizado somente no final da obra.

 

Marmorista 

O marmorista é responsável pela instalação e acabamentos de mármores e granito. De maneira geral, é ele quem deve polir, cortar e instalar pedras de cozinha, banheiros e outras áreas.

 

Agora que você já sabe quais profissionais são essenciais em uma construção civil, confira algumas dicas que vão te auxiliar na hora de fechar negócio com eles:

  • Em primeiro lugar, contrate um arquiteto e um engenheiro para o planejamento da obra;
  • Peça ajuda ao engenheiro e o arquiteto  para contratar a equipe do canteiro de obra;
  • Não esqueça de consultar o portfólio dos profissionais antes da contratação;
  • Sempre peça orçamentos detalhados,para evitar despesas surpresas no futuro;
  • Converse com os profissionais e tire todas as suas dúvidas antes do projeto começar.

 

Por fim, uma obra de qualidade está ligada intimamente à equipe que a desempenha, por isso, não economize nessa parte, pois o barato pode custar caro. Evite dores de cabeça e estresse.

 

Sólida Engenharia

Sempre nos comprometemos com cada projeto que chega para nós e como resultado ganhamos a confiança de nossos clientes.

Realizamos diversos projetos e obras para grandes marcas e somos gratos por fazer parte de trabalhos tão significativos.

Entre em contato conosco e faça um orçamento clicando AQUI

 

Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !

 

Veja também:

Projeto arquitetônico: o que é e para que serve dentro da engenharia?

COMPARTILHE