Durante a obra, muitas vezes as pessoas deixam de contratar um arquiteto por não conhecer a sua importância. Mas, você sabia que a participação de um arquiteto vai além do planejamento de ambientes?
Bem, são várias as atribuições de um arquiteto em uma obra. Obviamente, eles passam pelo planejamento de ambientes, criando a melhor composição no espaço reservado para cada.
Também é conhecida a importância em seguir os direcionamentos deste profissional, já que a sua especialização é destinada a melhoria de ambientes, propondo soluções de uso de espaços.
Mas, as atribuições dos arquitetos vão além do planejamento em residências e construções de moradias. Os arquitetos têm uma importância na formação da sociedade, criando as maneiras das cidades se desenvolverem da maneira correta.
Assim, criando sempre espaços urbanos preocupados com a harmonização dos ambientes com o bem estar social, aproveitando para gerar uma integração entre a cidade e os imóveis.
Com isso, contratando um arquiteto você tem a certeza que sua casa terá a sua cara, mas integrada ao ambiente em que ela esteja – seja no centro da cidade ou área mais afastada.
E, integrando o seu imóvel com a área da cidade, o arquiteto tem sua importância pois consegue utilizar da localização para aproveitar melhor as luzes naturais e outros elementos, como a utilização de vento para refrescar a casa.
Como funciona o trabalho de um arquiteto?
Bem, como já dito anteriormente, a importância do arquiteto em sua obra vai além do planejamento estético visual, mas também da utilização dos espaços.
Por isso, o trabalho de um arquiteto vai muito além de escolher os melhores ambientes e materiais para a construção.
Desse modo, o trabalho do arquiteto vai do projeto para a produção da melhor utilização dos ambientes, do paisagismo e da integração do imóvel com os outros ao seu redor.
Assim, as condições de trabalho do arquiteto são as que mais podem influenciar em sua obra, para melhor. Isso porque ele leva sempre os seus pedidos e ideias para criação do seu imóvel do jeito que você sempre sonhou.
Vale lembrar que arquitetos também têm papel importante em reformas e adequações de imóveis, já que eles conseguem manter as ideias originais dos imóveis para se adequar às novas necessidades.
Com isso, as comuns reformas para utilização de imóveis antigos para novas utilizações – sejam restaurantes, farmácias ou escolas – sempre tem a presença de um arquiteto para aproveitar as estruturas já fundadas do imóvel.
Isso mostra como funciona o trabalho do arquiteto em uma obra: aproveitando os momentos espaços para a melhor utilização do ambiente, ajudando a manter a integração com a cidade.
Outro fato interessante na importância do arquiteto para a cidade é a construção dos ambientes que integram toda a sociedade ao imóvel, facilitando a iluminação, arborização e utilização das melhores condições da rua.
Quais as funções dos arquitetos em uma obra?
Aqui entra mais de uma atribuição. Em uma obra, o arquiteto tem diversas funções e, de um certo modo, pode ser a visão e mente do contratante na obra.
Os arquitetos devem sempre priorizar alguns pontos em uma obra, sempre projetando para conseguir entregar o projeto solicitado pelo cliente. Os pontos são:
- a estética;
- qualidade dos materiais;
- distribuição ideal dos espaços;
- iluminação;
- ventilação;
- detalhar as etapas da construção
- evitar desperdício de recursos, tempo, material e mão de obra.
Então, esteja preparado para ter sempre um auxiliar nas suas escolhas e na economia de sua obra, tanto de tempo quanto de recursos.
As atribuições são bem simples, mas é bom você conhecer cada uma delas para, se precisar, não ficar perdido na hora de conversar com seu arquiteto.
Estética
Aqui, talvez, seja o ponto mais comum das pessoas escolherem o arquiteto. Isso porque, as pessoas associam arquitetura apenas com a estética dos imóveis, apesar de ser bem mais que isso.
Neste ponto, você contará com alguém que pode ouvir seus desejos e transformá-los de maneira que seja possível realizá-los.
Qualidade dos Materiais
Um ponto não conhecido e realizado pelos arquitetos. Eles, sendo o representante do cliente na obra, tentam sempre manter a qualidade dos materiais utilizados, porém com os melhores valores possíveis.
Isso é para a utilização do material com o melhor custo benefício, garantindo a utilização do melhor para a sua obra, mas sem gastar tanto.
Distribuição Ideal dos Espaços
Essa é a outra utilização que todos os que contratam um arquiteto já sabem – e geralmente o procuram por isso.
Aqui é simples: aproveitar o melhor do espaço que conseguir, planejando os detalhes de utilização de móveis, decoração e até mesmo como a construção do ambiente será feita.
Iluminação
Como já dito antes, a iluminação natural é muito importante em uma obra. Isso tanto para a etapa da construção quanto após a obra pronta.
E isso é por motivos óbvios, desde a economia, já que você gasta menos luz, até a utilização da luz solar para outros usos – como criação de hortas em casa ou até mesmo questões de saúde.
Ventilação
Uma das atribuições que o arquiteto tem e deve pensar sempre é na melhor maneira de usar a ventilação natural no imóvel.
Isso ajuda na circulação de ar para aliviar a temperatura do imóvel, mas também serve para economia, utilizando menos ventiladores ou ar condicionado.
Detalhar as Etapas
Aqui é o papel do acompanhamento de perto da obra, sempre colocando as prioridades do cliente na frente e, de certo modo, avisando ele de possíveis problemas.
Assim, o cliente sempre estará por dentro do que vai ser feito e o que está sendo feito e a velocidade da obra.
Evitar Desperdícios
Aqui é possível evitar desperdícios em diversas frentes, tanto de recursos, quanto de material, tempo e dinheiro.
Assim, é papel do arquiteto estar sempre ligado nas situações que a obra pode causar e, desta forma, tentar planejar os menores desperdícios possíveis.
Mas, caso você precise de um arquiteto para sua reforma ou sua obra, passa na Sólida Engenharia & Construção. Aqui temos uma equipe de engenheiros e arquitetos preparados para construir, reformar e preparar tudo para melhorar sua obra.
Veja mais: