Você sabia que existe uma forma de aquecer a casa em dias gelados? O sistema de aquecimento residencial é uma das tecnologias desenvolvidas para aliviar o frio no inverno.
Afinal, em algumas cidades as temperaturas próximas a zero, ou até mesmo negativas, chegam próximo ao fim de maio e só vão embora no final de setembro.
Assim, é mais que necessário que existam formas de se aquecer a casa sem problemas, sendo preparadas para isso.
Isso porque, nada substitui o calor da família e cobertas, mas também é necessário pensar que, em alguns ambientes, as cobertas podem mais atrapalhar que ajudar.
Então, é necessário que você possua formas de aquecer sua casa por completo, mantendo os cômodos agradáveis, de forma simples e total.
Mas também é necessário entender o porquê de sua casa estar gelada, além de achar maneiras de esquentar ela.
Por isso, se você sofre com o frio em sua residência, primeiro explicaremos porque ele acontece e após isso iremos indicar as formas de aquecer sua casa.
Por que minha casa é gelada?
Existem alguns motivos para sua casa estar gelada, desde falta de vedamento correto até mesmo frestas em janelas e portas.
Assim, é necessário entender primeiro como a casa fica gelada e como você pode combater tudo isso.
Por incrível que pareça, o problema da casa gelada não é um mistério e não precisa de soluções mirabolantes.
A sua casa está gelada pelo mesmo motivo que ela esquenta no verão, o processo físico que é conhecido como “balanço de ganhos e perdas de calor”.
Assim, se o seu termômetro indicar uma temperatura mais alta fora da sua casa que dentro dela, o processo levará o calor de fora da casa para dentro de casa.
E o que isso afeta no inverno? Bem, o processo é semelhante. Ou seja, se fora da sua casa estiver mais gelado que a parte interna, o processo tentará levar a temperatura para fora.
Então, nesse processo simples e natural, sua casa acabará ficando mais gelada e, por isso, você poderá usar algumas dicas para esquentar sua casa.
Porém, algumas situações que acontecem em sua casa podem estar auxiliando nesse processo de perda de calor. Janelas, portas e chaminés com frestas podem deixar o calor escapar.
Em alguns casos, pisos e paredes – com a vedação errada – podem estar sendo o grande culpado de sua casa estar gelada.
Mas não se assuste, existem maneiras de deixar a temperatura de sua casa estável sem precisar derrubar paredes ou construir novas áreas.
Por que usar sistema de aquecimento residencial?
Além do conforto térmico, um sistema de aquecimento residencial ajuda a manter a qualidade de vida dos usuários.
Por exemplo, dias frios e com umidade alta, são formas de favorecer a formação de mofo e fungos.
Assim, esse processo pode trazer algumas complicações de saúde, como doenças pulmonares.
Asmas, alergias, rinite e outras dificuldades respiratórias podem aparecer para crianças ou adultos.
Essas consequências vindas da friagem, do mofo e dos fungos, podem trazer noites mal dormidas e, em alguns casos, internações.
Assim, sistemas de aquecimentos entre lareiras e aquecedores são formas de espantar esse frio e aquecer o seu lar, mas existem outras formas também.
Entre essas formas, sistemas de aquecimento residencial são utilizados em alguns casos. Porém, essa forma de aquecer a casa é, de certa forma, necessária ser pensada no momento de construir o ambiente.
Afinal, para o sistema de aquecimento funcionar de forma correta, é necessário ser pensado de forma total, desde a inclusão de pisos com aquecimento, até mesmo inclusão de canos para passar água e outros itens.
Desse modo, a tecnologia que ainda é pouco conhecida no Brasil, foi desenvolvida em países frios, como Noruega, Canadá e outros lugares da Europa.
Então, é preciso afirmar que existem diferentes tipos de sistema de aquecimento para seu lar. Sendo os quatro mais comuns:
- sistemas de aquecimento à gás;
- calefação elétrica;
- ar-condicionado split;
- calefação com serragem.
Conheça cada uma delas neste texto.
Sistema de aquecimento residencial à gás
Falaremos primeiro nesse que pode ser o mais conhecido no Brasil. O sistema usa combustíveis como gás propano, gasolina ou gás natural para gerar energia térmica.
As tubulações do local levam calor ao radiador utilizando encanamentos de água e, por isso, é necessário planejar antes esse processo.
Dependendo da combustão que é feita para aquecer a casa, esse sistema pode ser mais ou menos seguro e amigável com o meio ambiente.
Afinal, o tubo dependerá de sua escolha e valor monetário. Se você quer escolher o mais barato e ecológico também, você deve apostar no gás natural.
Calefação Elétrica
Esse modo é bem simples e pode ser instalado de modo rápido. Assim, a eletricidade se transforma em calor por meio de resistores nos radiadores.
Geralmente, são conhecidos como cabos calefatores para pisos e, esses cabos, são instalados debaixo do piso, aquecendo o ar e, desse modo, substituindo diferentes equipamentos de aquecimento.
Assim, aquecendo toda a edificação por meio do ar que irá aquecer do chão para o teto.
Ar-condicionado Split
A grande vantagem do sistema de aquecimento com ar condicional é que, em dias quentes, ele também pode refrigerar o ambiente.
Assim, seu uso é muito recomendado para ambientes pequenos, porque o calor pode ficar acumulado no local de forma mais simples.
Calefação com serragem
Este é parecido com o sistema de calefação a lenha, funcionando como uma lareira.
Porém, o biocombustível, feito de serragem, vem em cilindros e é conseguido a partir de restos florestais.
Comparado com outras energias vindas de combustíveis fósseis – gasolina, por exemplo – esta é mais amigável com o meio ambiente.
Além disso, trata-se de um combustível econômico e que atinge o mesmo conforto térmico que os outros com menos trabalho.
Se você precisa aquecer sua casa, edificação ou prédio no inverno, venha para a Sólida Engenharia. Aqui nossa equipe pode indicar a melhor forma de você utilizar os meios de aquecer sua edificação sem problemas.
Veja mais: