Você sabe para que serve o laudo técnico?

Relatórios ou laudos técnicos são documentos que comprovam a segurança de realizar a obra em algum terreno, ou que a estrutura pode ser realizada neste ponto.

Apesar de serem desprezados em alguns projetos de reforma ou na construção, esse documento é essencial para garantir que tudo está correto.

Feito apenas por arquitetos e engenheiros, o objetivo dele é simples e direto, como já supracitado.

Assim, o laudo técnico tem um valor importante, já que ele mapeia toda a estrutura da obra, seja em reformas ou construções.

Desse modo, é possível saber sobre a saúde estrutural da edificação, trazendo dados que comprovam o que deve ser alterado ou mudado.

Então, não é incomum que o laudo técnico sugira alterações para as obras.

Se você quer entender mais como o laudo técnico funciona, quais as suas funções e como ela é feita, esse artigo é para você.

O que é o laudo técnico?

O laudo técnico é um documento importante para mapear toda a estrutura da obra, seja ela uma edificação nova ou uma reforma.

Nesse laudo, é necessário que esteja apontando todas as anomalias, problemas estruturais, patologias e qualquer outro problema de infraestrutura que exista na obra.

Esse laudo técnico deve ser feito por um profissional responsável, que são os engenheiros civis, com especialização em Perícias e Avaliações.

Os peritos são credenciados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e, desse modo, são autorizados a realizar esse tipo de serviço.

Então, nesse ponto, existe a norma NBR 16280/2014 que deve ser seguida de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa norma diz que todo e qualquer serviço de reforma que altere ou comprometa a segurança da edificação – ou de seus entornos – deve ter um laudo técnico.

Assim, com a assinatura de um engenheiro responsável, o laudo técnico é responsável por todo o processo de segurança da edificação, trabalhadores e futuros usuários.

E, além do laudo técnico, é preciso que um parecer técnico seja entregue em conjunto com o documento.

Após o laudo e o parecer serem entregues, será gerado o Projeto Solução. É nesse projeto que vai ser tratado todas as normas técnicas, todas as correções e todos os ajustes para a obra ser feita.

O que é parecer técnico?

O parecer técnico tem como objetivo relatar possíveis falhas na obra, além de trazer recomendações técnicas para intervenções no local.

Essas intervenções podem ser infiltrações, trincas e rachaduras, por exemplo. 

Esse parecer técnico está estabelecido na NBR 13752, que fala das Perícias de Engenharia na Construção Civil.

O que deve ter no laudo técnico?

Mesmo que o laudo técnico seja feito por um profissional, é bem importante estar sabendo tudo que ele precisa ter para ser qualificado.

Para cada laudo técnico, é comum que possuam algumas informações fundamentais.

Assim, preste atenção em que todos os laudos devem ter.

Introdução

A primeira etapa do seu laudo técnico é o tópico onde você deverá introduzir o leitor ao trabalho.

Assim, você deverá citar qual é o objeto que participou da vistoria, quais são as partes – contratado e contratante -, data da vistoria e realização do trabalho.

Então, nesse ponto é onde você irá indicar quais são os fatos iniciais, a estrutura do laudo explicando cada um dos tópicos e até mesmo o que você deseja apresentar e decorrer no trabalho.

Também é necessário que você explique quais pontos não irão ser incluídos como, por exemplo, análise das fundações ou qualidade dos materiais.

Método de aplicação

O método é onde você irá explicar como realizou o levantamento das informações que estarão nos próximos tópicos.

Aqui é onde todas as referências bibliográficas de confiança são usadas, já que você deverá explicar os pontos importantes para a conclusão do laudo.

Caracterização do objeto vistoriado

A caracterização é simples, consiste em citar a localização da edificação, descrever a fachada, e indicar suas metragens de forma detalhada.

Assim, é necessário indicar quais cômodos existem e quais as respectivas metragens deles também.

Neste tópico, em caso de reforma, é possível que seja relacionado a edificação existente com o projeto aprovado pela Prefeitura.

Então, deve apresentar uma breve observação se há necessidade ou não de sua regularização.

Manifestações patológicas

O quarto tópico é constituído pelo fato de analisar as manifestações patológicas existentes ou não na edificação.

Aqui você irá citar todos os problemas encontrados, apresentar fotos, realizar discussões sobre os problemas e utilizar as referências para confirmar sua teoria.

Neste ponto do trabalho, é comum que o engenheiro apresente seu conhecimento técnico, defendendo uma teoria e apresentando os itens analisados, agregando seu trabalho.

Parecer técnico

Como supracitado, este documento deve estar presente no laudo técnico. Assim, é utilizado para finalizar o laudo técnico.

Assim, esse é o ponto em que o cliente deverá se atentar, já que é onde o engenheiro irá indicar a possibilidade ou não de utilizar a edificação, caso seja uma reforma.

Portanto, é nesse ponto em que o engenheiro indicará se existem problemas de insegurança estrutural ou insalubridade do ambiente.

Então, se você precisa de um laudo técnico para realizar uma obra ou reforma, venha para a Sólida Engenharia e Arquitetura.

Aqui nossa equipe está preparada para auxiliar você em todos os momentos de sua reforma ou obra.

Veja mais:

O que é o sistema de aquecimento residencial?

COMPARTILHE