O tipo de piso que será escolhido para um projeto depende de critérios que vão além da praticidade e se baseiam nas necessidades do local.
Segundo um Informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% neste ano. Isso garante que o mercado tenha mais confiança e passe a investir em projetos onde estética e funcionalidade caminham juntas. A escolha do piso é uma importante parte disso.
Fundamental na engenharia, na arquitetura e no design de interiores, o tipo de piso pode atuar como peça-chave na decoração, transformando ambientes a partir dos detalhes.
Hoje, existem diversas opções de pisos. Cada uma delas com detalhes diretamente conectados com sua função. Suas especificidades podem determinar a qualidade do produto, a facilidade de instalação e limpeza, assim como a durabilidade.
Qual o tipo de piso ideal?
Seja qual for o tipo de piso escolhido, existe uma grande diversidade disponível que varia de acordo com o acabamento, a durabilidade, a resistência e muitos outros detalhes capazes de elevar seu uso. No entanto, alguns se destacaram entre os consumidores por oferecer benefícios específicos para o ambiente em que será incluído.
Piso Porcelanato
O porcelanato é o tipo de piso mais amado na atualidade. Versátil, é um tipo de cerâmica mais rica e bem trabalhada. Sua fabricação acontece pela prensagem a altas temperaturas que confere resistência à sua estrutura.
Por contar com baixa porosidade, garante pouca absorção de água. Isso permite sua instalação em espaços úmidos, como banheiros e cozinhas.
Conta com uma infinidade de modelos e acabamentos, se adaptando bem a qualquer estilo. Para isso, pode ser produzido para simular diferentes materiais. Os dois maiores exemplos são pedra e madeira.
Porcelanato polido
Este tipo de piso conta com uma fina camada de proteção que deixa sua superfície polida, como o próprio nome diz. Isso garante que seja mais lisa e brilhante, facilitando a limpeza e entregando um acabamento de alta qualidade.
No entanto, quando molhado, tende a tornar-se mais escorregadio, por isso é recomendado para espaços secos, como o quarto.
Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado é uma opção mais econômica que o polido e indicada para espaços de grande umidade. Tem aparência menos lustrosa, mas bastante sofisticada, com alta resistência e aderência.
Porcelanato esmaltado
O esmaltado tem um acabamento altamente brilhante por contar com uma camada externa de esmalte. Assim, ainda pode receber a aplicação de estampas que tornam o ambiente ainda mais especial.
Porcelanato strutturato
Ideal para ambientes úmidos, é muito resistente e tem uma superfície mais abrasiva, o que evita que se torne escorregadio com a umidade. Por esse motivo, é bastante utilizado em decks, banheiros e área de piscinas.
Porcelanato natural
O porcelanato natural é uma opção mais simples e minimalista, criada especialmente para áreas externas e comerciais. Esse tipo de piso não é polido ou esmaltado. Dessa forma, seu acabamento é fosco, próximo do matte. Essa opacidade lhe confere elegância e garante que seja resistente e antiderrapante.
Piso Cerâmico
O piso cerâmico se popularizou nos últimos anos por ser uma possibilidade mais econômica para aqueles que queriam o acabamento do porcelanato. Dessa forma, podem aproveitar a estética sem abrir mão de um ótimo custo-benefício.
Perfeito para ambientes internos, oferece aconchego e sofisticação, se adaptando bem em quartos e salas de estar. Para isso, é produzido utilizando argila úmida peneirada, assim, a estrutura garantirá conforto térmico e grande resistência à água.
Porém, é preciso ter cuidado, o piso cerâmico é mais delicado que o porcelanato e indicado para ambientes com menor fluxo de pessoas. Outra recomendação é evitar seu uso nos ambientes externos.
Piso Vinílico
O piso vinílico é perfeito para quem busca conforto. Por ser produzido a partir de materiais provenientes de reciclagem e de resinas de PVC, é muito mais barata que outras opções.
Seu acabamento lembra a textura da madeira, sendo uma alternativa aos pisos de madeira natural. E por ser produzido nos mais diversos formatos, está disponível em placas, tapumes e mantas.
Seu ponto de maior destaque é o conforto térmico e acústico que oferece. Dessa forma, além de resistir bem às manchas, evita o alastramento de ruídos e proporciona um espaço muito mais fresco no verão.
Piso Laminado
O piso laminado é bastante comum em áreas pouco úmidas, pois não oferece resistência à infiltração da água. Porém, é bastante indicado para quem busca o clássico acabamento em madeira. Muito mais econômico que a madeira in natura, proporciona uma aplicação facilitada de piso sobre piso.
Quanto à limpeza, recomenda-se que seja higienizado utilizando apenas um pano úmido. Para que tenha maior resistência à umidade, especialistas indicam a aplicação de verniz na superfície.
Porcelanato Líquido
Embora seja conhecido como porcelanato, esse tipo de piso é uma variedade completamente diferente. Produzido utilizando resina epóxi de alta resistência, sua secagem leva até 12 horas. Após a finalização, garante um piso que não precisa de contrapiso ou rejunte e conta com uma infinidade de detalhes.
Cimento queimado
O cimento queimado se tornou um queridinho de quem está decorando. Elegante e simples, une a força do minimalismo aos detalhes do rústico, do industrial ou do escandinavo.
Produzido utilizando uma argamassa de cimento e areia que, ao final, proporciona uma aparência crua e bastante autêntica ao espaço.
Para escolher a opção que mais se adapta ao seu projeto, recomendamos que procure um especialista no assunto para entender qual é o mais indicado e realizar a instalação de forma profissional e agilizada.
Nossa equipe conta com ampla expertise no assunto e pode te ajudar na entrega de um acabamento de alta qualidade e um verdadeiro projeto de vida.
Conte conosco!
Quer saber mais sobre o assunto?
Pisos e revestimentos: Conheça dicas importantes para acertar na compra