O telhado verde com vegetação tem ganhado cada vez mais espaço entre as tendências de construção de casas, edifícios e escritórios. Além de dar um acabamento visual diferenciado e moderno a obra, ele ajuda a trazer uma paisagem mais natural, principalmente aos grandes centros urbanos.
É possível ter um telhado verde com ou sem vegetação. Os telhados verdes sem vegetação podem ser compostos por painéis solares, ou cool roofs, que refletem os raios solares. Já os telhados com vegetação permitem que uma camada impermeabilizada de solo fique sobre a construção.
Apesar do custo elevado durante sua construção e o custo necessário para manutenção, o telhado verde ajuda a diminuir as ilhas de calor, auxilia na produção de oxigênio e ainda contribui para o isolamento térmico da construção, além de proporcionar um visual diferenciado à obra.
Para sua construção, é importante um acompanhamento profissional pois é necessário um estudo mais amplo de elementos como resistência da estrutura da construção, devido ao peso do solo. Um profissional cuidará para que a impermeabilização do local seja feita de forma correta, evitando infiltrações e danos estruturais.
As plantas ideais para esse tipo de telhado são plantas mais resistentes e que não tenham grandes necessidades de irrigação e poda. O que facilita a manutenção do telhado.
Vantagens e desvantagens do telhado verde com vegetação
Além de ajudar a diminuir as ilhas de calor formadas nos grandes centros, a vegetação no telhado verde também auxilia na drenagem de águas pluviais e cria um sistema de resfriamento por evaporação. A vegetação também tem um grande apelo visual, criando um conceito diferente na construção.
Como desvantagem, além do alto custo, a sua instalação só deve ser feita por profissionais especializados para evitar problemas com infiltrações e danos estruturais.
Tipos de telhados
Os telhados verdes podem ser classificados em dois tipo: extensivo e intensivo. Os telhados extensivos tem uma espessura fina e são mais leves. Apesar de ter seu custo reduzido, ele suporta menos carga pluvial e seu revestimento geralmente é feito com forração.
O telhado de vegetação intensivo tem uma espessura maior e suporta mais carga pluvial e uma maior quantidade de plantas, porém, isso o torna mais pesado e aumenta a necessidade de manutenções. Durante sua instalação, os cálculos estruturais devem ser feitos com muito cuidado por um profissional, para que não existam riscos.