A eletricidade é base da economia e também do bem-estar social. Seguindo a demanda que temos hoje por energia elétrica no país, até o ano de 2032 aumentará 3,6% segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Ao levarmos essa necessidade em pauta e os altos custos que apresentará cada dia mais, torna-se imprescindível pensar em alternativas, sendo uma delas a energia solar.
A energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é produzida por meio de módulos que são geralmente instalados sobre os telhados das residências ou então empresas.
Os painéis adicionados sobre os empreendimentos absorvem a luz proveniente do sol e a transformam em energia que é diretamente direcionada as funcionalidades elétricas de todo o local.
Além disso, existem outros benefícios que a opção contempla, como por exemplo:
O compromisso com a preservação do meio ambiente
Diferente dos combustíveis fósseis, a energia solar é limpa, ou seja, não produz resíduos poluentes ou gases contribuintes do efeito estufa.
Trata-se de um processo natural e sustentável que é renovado constantemente.
Fora isso, a construção e instalação de sistemas fotovoltaicos não impacta a natureza de maneira alguma, principalmente negativamente, bastante oposto as hidrelétricas que necessitam inundar áreas quilométricas, ocasionando a destruição de grande parte do ecossistema para serem instaladas.
Economia financeira
Ao optar pelo uso da energia solar é possível reduzir até 95% do valor da conta comum de luz mensal.
Com essa perspectiva em é preciso lembrar ainda que, se instalado de maneira adequada, o sistema fotovoltaico pode ter uma vida útil de até 25 anos.
Levando esses dados em conta, até mesmo o custo da instalação dos equipamentos se paga em um prazo significamente curto.
Com média de menos de 6 anos em locais que contam com incidência solar frequente.
Além de tudo isso, é possível trocar ainda a energia excedente da sua casa ou empresa, caso ocorra, por créditos com a companhia de energia.
Fácil manutenção
A manutenção dos sistemas fotovoltaicos se resume basicamente a limpeza periódica dos painéis, que deve ter como principal função a retirada de galhos, folhas e dejetos em excesso que se acumulam com o tempo, a fim de evitar a perda na eficiência e redução da vida útil do seu sistema.
Trata-se de uma manutenção eventual, com regularidade que pode variar de 2 em dois anos ou três em 3 anos, dependendo da região onde você vive.
De forma geral, as chuva mais fortes já são suficientes para remover as impurezas cotidianas dos módulos fotovoltaicos.
Valorização do imóvel ou empreendimento comercial
É importante saber que ao investir em energia solar, você aumentará o valor de mercado de sua residência ou ponto comercial.
Isso acontece porque seus empreendimento ganha pontos em eficiência e sustentabilidade o que muito valorizado pelo mercado de forma geral.
Segundo um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, os imóveis com sistema solar fotovoltaico têm valorização de até 6% sobre os demais.
Gostou de conhecer mais sobre essa opção?
Compartilhe conosco nos comentários a sua opinião e esse artigo com amigos e familiares que estão planejando construir ou reformar para que desfrutem de todos os benefícios que os painéis fotovoltaicos contemplam , além é claro de contribuir com o planeta de forma geral.