Casas inteligentes: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

Vivemos em um mundo onde todos procuram pela otimização e querem descomplicar os processos. Seja para poupar tempo, espaço ou esforço, cada vez mais buscamos por soluções eficientes que facilitem nossas rotinas. Não à toa, as casas inteligentes passaram a ser mais do que um sonho de consumo e tornaram-se uma necessidade para a maioria das pessoas.

Mas, você sabe o que significa, na prática, ter uma casa inteligente? O que a classifica como tal? Será que é possível otimizar totalmente seu projeto?

Preparamos este post justamente com o intuito de responder algumas dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto. Então, se você quer saber mais sobre projetos inteligentes, não deixe de continuar essa leitura!

O que caracteriza uma casa inteligente?

Em resumo, o conceito de uma casa inteligente não vai muito além do esperado. Trata-se de um projeto no qual diversos dispositivos são conectados à internet e “conversam” entre si. Isso quer dizer que existe uma integração de tais aparelhos, que torna o dia a dia muito mais prático e seguro. 

Além disso, é preciso salientar que uma casa não precisa, necessariamente, ter todos os aparelhos para ser considerada “inteligente”. Pelo contrário, empresas imobiliárias consideram como tal uma casa que tenha pelo menos dois dispositivos conectados à internet. Mas, é claro que o importante aqui não é a nomenclatura, mas sim o que essa característica proporciona aos proprietários.

\"Casas

Como escolher o que quer automatizar?

Antes de mais nada, é preciso dizer que não há a necessidade de automatizar toda e qualquer coisa. De nada adianta gastar com a automatização de todos os aparelhos da sua casa se, no dia a dia, isso não será utilizado – ou, pior, será um incômodo.

É preciso identificar o que realmente precisa ser conectado e não se deixar levar pelo entusiasmo de poder controlar tudo pelo celular, por exemplo. Muitas vezes, o que era para ser descomplicado passa a ser um problema na vida do proprietário. 

Você não vai querer automatizar um ferro de passar roupa, por exemplo, certo? Mas, por outro lado, a automatização do ar condicionado pode ser muito bem-vinda. É preciso planejar para descobrir o que é realmente necessário e fará a diferença na rotina.

Quais as vantagens das casas inteligentes?

Você sabia que casas inteligentes também podem ser mais sustentáveis? Isso pode ser meio contraditório, já que elas exigem que os equipamentos sejam conectados a um sistema integrado – que necessita de eletricidade. 

\"\"

Mas, quando se tem vários aparelhos conectados, fica mais fácil de ligá-los e desligá-los através do acesso remoto. Além disso, você também consegue controlar outros aspectos, como intensidade e potência deles. Tudo isso, em longo prazo, pode ser benéfico para uma economia de energia. 

Outra vantagem é justamente o que citamos no parágrafo anterior: você pode controlar tudo mesmo fora de casa.

Esqueceu de apagar uma luz? Quer ligar o ar-condicionado para garantir um ambiente agradável quando chegar em casa? Todas essas questões podem ser resolvidas remotamente.

A possibilidade de conseguir controlar tudo em poucos passos também é muito útil em termos de segurança. Isso porque, torna-se muito mais fácil monitorar os ambientes 24h e também controlar alarmes e sensores. Ainda, existem trancas e fechaduras que, por meio da automatização, tornam-se muito mais seguras.

E então, quer controlar toda a sua casa com apenas um toque? Tem alguma dúvida sobre como é possível inserir a automatização em seu projeto? Entre em contato com a nossa equipe, pois podemos ajudá-lo! 

Aproveite e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

COMPARTILHE