Plantas em casa? Saiba como mantê-las bem cuidadas ao viajar 

O período de festas, férias e viagens de final de ano está para começar, e apesar de ser um período bastante aguardado, existem preocupações para aqueles que têm pets e plantas.

Os pets têm a opção de hotel especializado, de ficar com amigos ou ainda aos cuidados de familiares no caso de não serem ou poderem ser levados juntos. Mas e as plantas?

Elas também precisam de atenção e, é claro, você não vai querer que morram em um período curto. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas que você pode levar em conta para manter a saúde das espécies que tem em casa. Acompanhe:

Os cuidados durante o período de férias não podem ser muito diferentes dos que já acontecem geralmente, por isso, a primeira indicação é ter alguém que possa fazer as réguas por você. Principalmente se for passar mais de uma semana fora.

Para ficar mais prático ainda, ao invés de alguém vir até sua casa, você pode deixar as plantas internas e menos resistentes na casa dessa pessoa.

Assim facilita para todos os envolvidos, não é?

Porém, não são todos que podem contar com alguém para essa tarefa, se for o seu caso, você deve:

Analisar as espécies de plantas que possui

Antes de qualquer coisa você deve analisar as espécies de plantas que tem em casa, afinal algumas precisam de cuidados como régua mais frequente, enquanto outras nem tanto, como é o caso das suculentas e cactos.

Suculentas e cactos gostam muito do sol direto e aguentam períodos maiores sem réguas, podendo ser beneficiados somente por chuvas, por exemplo. 

\"\"

Buscar alternativas para as réguas

O ideal é que o substrato das espécies que tem em casa estejam sempre levemente umedecidos e para manter isso em dia, já existem algumas soluções disponíveis no mercado.

Gotejadores: os gotejadores são pequenos equipamentos que liberam água aos poucos. Existem para compra modelos que funcionam com autonomia regando plantas por um período de até duas semanas.

Outra opção, são os vasos autoirrigáveis, esses conectam o vaso da planta a uma fonte de água.

O bom dessa alternativa é que consomem água de acordo com sua necessidade somente.

Ter atenção ao local que ficarão as plantas

Não modifique o local da casa que suas espécies já estão acostumadas a ficar, principalmente porque esse é o mais indicado para elas.

Plantas de meia sombra, espécies que necessitam de sol direto, que ficam na parte externa ou rente às janelas das casas e assim por diante.

Todas elas devem permanecer, no mesmo local durante seu período de ausência.

\"\"

Por achar que ficarão melhor protegidas, tendemos a mudar esse local ao viajar, mas não é o mais indicado.

Investir em substrato de qualidade e fazer uso de fertilizantes

Existem fertilizantes que ajudam a manter o substrato das plantas úmido. É o caso, por exemplo, do gel para o plantio.

Além de absorver, ele ainda tem capacidade de reter grandes quantidades de adubo e água, fazendo com que a terra fique abastecida por um tempo bem significativo e reduzindo a necessidade de realizar réguas em até 50% da frequência.

Uma excelente alternativa para os viajantes e até mesmo para aqueles que estão fora nos períodos de férias, ou tem pouco tempo disponível e desejam tornar a rotina mais prática, sem abrir mão da beleza e saúde do verde que possuem em casa.

Gostou dessas dicas?

Compartilhe esse post com aquela amiga ou amigo que é louco por plantas!

Além de mantê-las vivas durante períodos de ausência, essas dicas farão com que fiquem com visual muito mais bonito! 

COMPARTILHE