Dentro da engenharia civil diversas etapas permeiam a área, afinal de contas é uma especialidade responsável pela construção dos edifícios. Mas até que a construção seja finalizada, várias etapas e processos ocorrem, inclusive sendo necessário uma mão de obra civil qualificada para um trabalho bem feito.
Nesse caso, entender do que se trata a mão de obra e a sua importância para a engenharia civil na teoria, é tão fundamental quanto a aplicação dos conhecimentos na prática. É por isso que no artigo de hoje nós separamos os pontos principais dessa parte tão importante para a engenharia. Confira!
Ao buscar o significado de ‘mão de obra’ a definição é de um termo que está relacionado com o trabalho manual de qualquer área. Agora, quando o assunto é mão de obra civil, trata-se especificamente do trabalho executado em um canteiro de obras.
Além disso, a mão de obra também é dividida em direta, indireta, qualificada, não qualificada e terceirizada. No primeiro caso, diz respeito aos produtos e serviços. Diferente da indireta que serve como assistente para o primeiro grupo.
Já a mão de obra qualificada e não qualificada, como o próprio nome diz, são aquelas que o empregado entende das atividades realizadas por conta das especializações e quando não possui nenhuma experiência prévia, respectivamente. Por fim, a mão de obra terceirizada é usada para designar as atividades exercidas por uma empresa de fora.
Trabalhadores qualificados e a engenharia
Agora que você já sabe o que mão de obra significa na sua essência, é hora de tratar sobre esse trabalho dentro da engenharia civil.
Fato é que a mão de obra é peça fundamental para que a construção e consequentemente, a empresa sejam bem sucedidas. Afinal de contas, quando o serviço entregue não é de qualidade, diversos fatores são prejudicados. Inclusive o setor financeiro.
Diante disso, ter um planejamento antes da construção civil começar é o primeiro passo na escolha da mão de obra. Planejar ajuda na contratação da equipe, assim como no orçamento da obra, serviços e materiais a serem utilizados, de modo a evitar gastos desnecessários.
Outro fator a ser considerado, já comentado no bloco anterior, é contratar mão de obra qualificada. Isto é, aquela que já possui experiência e conhecimentos na área. Dessa forma, são reduzidas questões como serviço mal executado, acidentes, entre outros problemas no canteiro de obras.
É por essa razão que contratar arquiteto, engenheiro civil, encarregado, pedreiro, mestre de obra, encanador, pintor, entre todos os outros profissionais necessários para a execução de uma obra – que você pode saber um pouco mais clicando aqui – são imprescindíveis quando o assunto é mão de obra.
Qual a importância da mão de obra na construção civil?
Diante disso, investir em mão de obra especializada, gerenciar as atividades realizadas pela equipe, assim como investir em treinamento e na comunicação com os empregados faz toda a diferença no resultado final.
Além disso, contratar mão de obra civil de qualidade traz economia nos materiais, aumenta a qualidade da construção, bem como faz a construtora responsável se destacar dos concorrentes por sua excelência.
Nesse caso, não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe. Somos uma construtora especializada em Imbituva em entregar serviço de qualidade para nossos clientes.
E se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de acompanhar o blog para mais assuntos como este.
Veja também:
Conheça as vantagens do gerenciamento de obras de médio e alto padrão