Os projetos de interiores de uma casa é muito importante e muitas vezes não damos a atenção que ela merece.
O projeto de interiores é um conjunto de informações necessárias para criar um ambiente bem planejado, confortável, dimensionado e lindo. Mas quando definir o projeto de interiores? Quem é responsável por criá-lo e implementá-lo? Nesse artigo vamos falar sobre tudo isso.
O que é projeto de interiores
Está enganado quem pensa que o projeto de interiores está relacionado somente à decoração.
É um conjunto de estudos de diversos fatores como ergonomia, conforto acústico e térmico, luminotécnica, aliados à estética e funcionalidade de um ambiente. Independente se ele é residencial, comercial ou corporativo, sempre de acordo com as necessidades de quem irá utilizar o espaço.
Ele pode ser desenvolvido para qualquer tipo de ambiente, seja ele interno ou externo, como varandas, jardins, espaço gourmet e área de piscina.
O projeto de interiores pode ser desenvolvido após definir o Projeto Arquitetônico, que é aquele que define a estrutura da construção, as alvenarias, aberturas, coberturas, níveis de piso, entre outros detalhes bem importantes.
Esse tipo de projeto é essencial para a finalização da construção por dentro dos ambientes ou para fazer uma reforma. Portanto, o projeto de interiores será necessário sempre que fizer uma reforma, adequação, restauração ou qualquer modificação interna.
Considerado bem complexo, o Projeto de interiores pode ser bem detalhado, mas ele deve estar bem claro para quem vai executá-lo. Por isso, é preciso definir:
– posição dos móveis fixos e soltos;
– equipamentos hidrossanitários;
– detalhes do piso;
– revestimento de paredes;
– iluminação e pontos elétricos;
– pontos de hidráulica;
– detalhes de forro;
– tampos e pedras;
– modelagem 3D
O que é modelagem 3D?
Ela é fundamental para que o cliente visualize como será o ambiente pronto. Ele representa a realidade com móveis, cores, iluminação, texturas, acabamentos, entre outros detalhes. Enfim, é a forma global de enxergar o projeto que irá facilitar a compreensão e a execução dos detalhes.
O que o projeto de interiores deve ter
Para ser um projeto bem completinho, que realmente facilite a compreensão e execução de quem irá tornar realidade o sonho, é preciso que ele contenha alguns detalhes bem importantes. Confira:
1 – Layout
Com toda certeza é o primeiro passo para criar um Projeto de Interiores. É preciso mapear a quantidade de ambientes que serão trabalhados, suas medidas e a disposição dos móveis.
É nessa etapa que o profissional que está fazendo o projeto precisa criar o programa de necessidade do cliente.
Mas o que é esse programa?
É um documento feito a partir das informações passadas pelos clientes e que tem como objetivo registrar quais são as necessidades específicas de cada projeto. E é a partir dele que se consegue imaginar e definir a posição de móveis e objetos.
Importante lembrar que um projeto de interiores deve criar uma setorização para facilitar a circulação e otimizar os espaços ao mesmo tempo, sempre garantindo a privacidade dos moradores.
2 – Planta de ferro
Ela tem como objetivo apresentar tudo que deve ser incluído no forro do espaço que está sendo revitalizado. Como por exemplo as sancas, tabicas, pontos de iluminação, gesso, instalações embutidas, entre outros.
A Planta de Ferro deve conter todo o detalhamento necessário para a execução correta do projeto. Para que as medidas e posições de todos os elementos fiquem de acordo, é bem importante comparar a planta de ferro com a luminotécnica.
3 – Projeto Luminotécnico
Esse projeto tem como objetivo mostrar os pontos de iluminação que precisam ser instalados e ajuda a evitar possíveis erros na execução. Por isso, a importância de ele ser compatível com a Planta de Ferro.
4 – Planta de piso
Como o tipo de piso faz parte do Projeto de Interiores, é nessa etapa que deverá ser escolhido o tipo de revestimento que será utilizado. É possível escolher entre cerâmica, porcelanato, laminado, ladrilho hidráulico, assoalho de madeira, entre outras que existem no mercado.
A Planta de Piso também tem como objetivo determinar o tipo de paginação que será utilizada. Que nada mais é que a maneira de encaixar as peças para alcançar o resultado do desenho e modelagem que está descrito no projeto.
5 – Projeto de móveis
Como serão os móveis da casa? Planejados, personalizados ou sob medidas? Existem algumas peças na casa que serão aproveitadas? Essas são as questões que precisam ser discutidas para montar o Projeto de Móveis.
No caso dos móveis sob medidas, é bem importante que eles sejam planejados de acordo com as necessidades de quem mora na casa, para que os ambientes sejam confortáveis e ao mesmo tempo funcionais.
Nessa etapa é bem importante considerar a decoração e estilo da casa. Portanto, preste atenção na paleta de cores e nos modelos de objetos que a família irá manter.
6 – Projeto paisagístico
Esse é um trabalho que pode ser usado como complemento ao projeto de interiores. É aqui que são escolhidos os vasos e plantas que se encaixam com o ambiente, tornando a decoração mais alegre e contribuindo com o bem-estar dos moradores.
Quem é o responsável pelo Projetos de Interiores
O profissional responsável por executar e criar o Projeto de Interiores é o Designer de Interiores. Ele executa o projeto obedecendo tudo que já foi projetado pelo arquiteto no Projeto Arquitetônico.
É o Designer de Interiores que faz o levantamento junto ao cliente de todas as necessidades. Ele irá projetar mobiliário sob medidas, especificar a paleta de cores, definir os pontos de iluminação, especificar os revestimentos e todos os itens que já falamos anteriormente.
O ideal é contratar uma empresa que consiga atender do início ao fim do seu projeto. A Sólida Engenharia conta com profissionais multifuncionais que são capazes de realizar seu Projeto de Interiores de acordo com suas necessidades.
A equipe da Sólida Engenharia consegue auxiliar desde o projeto da obra, o arquitetônico, todos os projetos complementares, inclusive o de interiores. Conta com uma equipe que faz a fiscalização técnica de todas as etapas do projeto para que ele realmente fique com a sua cara.
A equipe da Sólida Engenharia pode te entregar o projeto perfeito, clique AQUI e conheça todos os serviços.
Veja também:
Acessibilidade na construção civil