Uma situação recorrente de quem quer construir, comprar ou reformar é a dúvida de como é feita a avaliação de um imóvel. E, para definir esse valor, existem variáveis para ser colocadas na ponta do lápis.
Nestas pesquisas de imóveis, é comum você ficar na dúvida se os valores estão corretos e como são calculados. Mas, não se assuste , existe realmente uma forma de indicar os valores.
E, para você saber, esses valores podem ser alterados por pequenas coisas como, por exemplo, número de imóveis na região sendo vendidos ou benefícios próximo ao local de venda – como padarias, escolas, mercado ou hospitais.
Para alguns, existe sempre o medo de saber se fez um bom negócio ao comprar, já que não confia nos valores apresentados. Porém, todo esse medo pode acabar ao possuir um documento: o Laudo de Avaliação de Imóvel Urbano.
A presença do Laudo em uma negociação é o fato que dá segurança a ambos os lados do negócio. Além disso, a falta dele, em casos judiciais, pode gerar prejuízos maiores, prolongando e encarecendo o processo.
Então, tenha sempre o Laudo de Avaliação do Imóvel em mãos para garantir uma segurança em negociações e evitar prejuízos.
Mas, quem pode realizar a avaliação do meu imóvel?
Bem, existem regras para a avaliação do imóvel ser realizada e não é qualquer pessoa que pode fazer esse serviço. Deste modo, tenha certeza que a pessoa contratada é realmente preparada para isso.
Primeiro, o processo deve ser realizado segundo algumas normas ABNT. Nestas normas são indicadas as ações e parte técnicas necessárias para realizar o processo de forma correta.
As normativas ABNTS são 4: NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4. Seguindo essas normas, os valores são representados de uma forma que qualquer pessoa responsável pela avaliação consegue chegar num valor comum.
Para se entender, a NBR 14.653 é a norma que define como devem ser feitas as avaliações de imóveis no Brasil todo. Por isso, ela estabelece com exatidão e um padrão – em todo o território nacional – os valores para os imóveis.
Além disso, a pessoa responsável pela avaliação deve ser credenciada ao CNAI (Cadastro Nacional de Imóveis Urbanos), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.
Por isso, a pessoa responsável deverá sempre seguir as NBR citadas, como também apresentar o seu credenciamento e, desta forma, mostrar que tem o conhecimento necessário para avaliar o seu imóvel.
Após essa avaliação, a pessoa responsável emitirá o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) e, assim, dando a validade legal dos valores apresentados.
Qual a importância da avaliação de imóvel?
A avaliação de um imóvel pode ser usada para diversos motivos. Desde os mais simples, como dar um valor de venda ou aluguel de um imóvel, até para conseguir colocar valores em inventários e disputas judiciais.
Por isso, é muito importante a utilização deste documento em assuntos jurídicos para que os processos não se estendam demais, evitando que valores sejam acrescentados pela demora.
Ainda dentro de assuntos jurídicos, partilhas de bens, inventários, desapropriações e garantias bancárias são situações que podem precisar de uma avaliação de imóvel, trazendo a garantia do valor apresentado e evitando maiores problemas.
Em casos de negociações imobiliárias, como vendas e aluguel, o valor é dado para a base da negociação. Com isso, evitando que algum dos lados seja prejudicado.
A presença do laudo pode ser pedida pelo comprador em negociações diretas. Isso dá para ele a segurança que o valor do imóvel é o estipulado pelo vendedor ou pela imobiliária.
Porém, lembre que o laudo deve ter validade legal e deve ser cadastrada em algum cartório.
Como é feita a avaliação de imóvel?
A avaliação de imóvel é feita de uma forma bem específica, seguindo sempre as regras da NBR 14.653. Essas regras são seguidas em todo o Brasil e dão um valor aos imóveis referentes ao que as regras mandarem.
Ou seja, não importa se você está na maior cidade do Brasil ou em alguma cidade do interior, os motivos para o valor do imóvel serão os mesmos.
Porém, alguns pontos são específicos por regiões, como o valor do metro quadrado na região ou o uso da área verde no terreno – que acontece em algumas cidades.
Então, em alguns lugares os valores podem alterar somente pelo preço do metro quadrado da região ser diferente do outro. Ou seja, em um bairro próximo ao centro da cidade o valor do metro quadrado será maior que em um bairro mais afastado do centro.
Quais são os critérios para a avaliação do imóvel?
A avaliação de imóveis é uma tarefa que requer um grau grande de atenção e seriedade, por isso existem alguns critérios importantes para a avaliação.
Para se entender, vamos listar aqui os pontos mais comuns a alterarem o valor do imóvel e o que você deve notar.
Localização
Esse é um ponto muito comum já ao buscar o seu imóvel. Saiba que esse ponto em especial pode alterar, e muito, o valor do seu imóvel.
Isso se dá por diversos motivos. Os principais são a localização valorizada – perto de colégios, mercados, shoppings -, sendo próximo a avenidas ou ruas principais e também a vizinhança.
Preço médio da região
Esse é outro ponto importante a se analisar, já que muda de região para região.
Por exemplo, se a região for uma área nobre da cidade, próximo ao centro ou com terrenos valorizados por alguma atração turística, é capaz que seu imóvel seja valorizado por isso.
Características do imóvel
Aqui estão os pontos específicos que cada imóvel tem. Neles, a alteração é feita indiferente de região, cidade ou vizinhança. Alguns deles são imaginados já pelo cidadão comum, mas é bom explicar as diferenças.
- Tipo de imóvel: apartamentos, casas, sobrados e outros tipos de imóveis têm valores diferentes mesmo que tenham metragens semelhantes e sejam na mesma região.
- Tempo de construção: quanto mais novo o imóvel, maior sua valorização. Porém, algumas edificações antigas conseguem ser valorizadas por ainda serem bem conservadas.
- Tamanho: quanto maior a construção, maior seu valor.
- Tipo de acabamento: o tipo e qualidade de pisos, rodapés, pinturas, revestimentos e detalhes na decoração agregam valores no imóvel.
Mas, para não ter problemas na sua avaliação, procure a Sólida Engenharia e Construção e tenha sua avaliação de imóvel com a garantia e procedência de quem sabe o que faz há mais de 20 anos.
Veja também:
Laudo técnico na construção civil