Embora pelo nome indicando serem apenas uma parte extra da obra, os projetos complementares têm uma importância gigante no processo da construção.
Obviamente eles são elaborados após o projeto arquitetônico principal, entrando com funções extras. Mas, mesmo assim, eles são partes primordiais dos projetos, explicando e demonstrando onde, por exemplo, a parte hidráulica da construção será feita.
Ou seja, os projetos complementares são a garantia que todos os seus desejos vão estar ligados à obra, já que você pode planejar nos mínimos detalhes onde vão ser incluídas as instalações de seu projeto, desde tomadas até canos d’água.
E isso vale tanto para sua obra residencial quanto para sua obra comercial ou barracão industrial, sendo obrigado em alguns projetos – já que existem regras que estipulam as obrigatoriedades em alguns projetos.
Os projetos complementares trazem algumas soluções, vantagens e benefícios para a sua obra, todos esses pontos serão apresentados neste artigo, além de apresentar quais são os projetos mais comuns.
Com normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os projetos complementares têm funções distintas e jeitos de serem trabalhados específicos.
E é, durante a execução destes projetos, que são calculados com precisão e apresentam as informações técnicas para cada etapa da sua construção.
Quais os projetos complementares?
Bem, como já dissemos, os projetos complementares não são itens facultativos, mas sim projetos que somam ao projeto arquitetônico, criando as referências para a construção.
O projeto arquitetônico – apenas para explicação dessa fase – é uma ilustração detalhada de toda a construção de um imóvel. Ele possui a localização das estruturas, dimensionando as áreas e até composições.
Nestes projetos são escolhidos os pontos de luzes, posições da parte hidráulica e elétrica, além de projetos mais modernos, como abastecimento de GLP, comunicação e integração de ambientes com automação.
Por isso, sabemos que em alguns casos eles podem ser facultativos – como o projeto de automação – mas são pontos importantes para sua obra.
Assim, os projetos complementares são fundamentais para você conseguir ajustar sua obra em alguns pontos. Os projetos mais comuns são:
- Projetos hidráulicos;
- Projetos elétricos;
- Projetos de climatização;
- Projetos de automação;
- Projeto estrutural;
- Projeto de abastecimento de GLP;
- Projeto de comunicação;
- Projeto de luminotécnica;
- Projeto contra incêndio;
- Projeto de segurança.
Com a realização destes projetos, é comum que sua obra siga tendo a sua cara e todas as suas escolhas sejam respeitadas neste ponto.
Assim, realizando os projetos complementares você tem a liberdade para escolher o que você julga melhor para sua obra – mas sempre com a aprovação do profissional capacitado para saber se é o melhor ponto para as escolhas.
Qual a função de cada projeto complementar?
Com funções distintas em cada um, os projetos complementares aparecem em pontos diferentes em uma construção.
Eles vão desde o cálculo de carga estrutural até o melhor ponto para se instalar um sanitário ou cabos de internet.
Dessa forma, vamos apresentar agora cada um destes pontos.
Projeto Hidrossanitário
O projeto hidrossanitário engloba o projeto sanitário e hidráulico, prevendo toda a distribuição de água da obra.
Com isso, o projeto é para escolher todas as tubulações adequadas para cada situação da obra, desde por onde passará a água fria, a água quente, esgoto, captação da chuva e até mesmo caixas de gordura.
Projeto Elétrico
Aqui é o projeto que colocará todos os pontos de energia – como interruptores e tomadas.
Com o cálculo de espessuras e condutores e suas trajetórias. Nesta etapa, todos os detalhes do cabeamento devem estar nos desenhos.
Projeto de Climatização
O projeto de climatização é para aproveitar melhor toda a brisa e ventos para a obra, transformando todos os cômodos em áreas bem arejadas.
Dessa forma, é comum que uma obra que possua esse projeto complementar tenha sempre os ambientes com sensação térmica semelhante.
Projeto de Automação
Esse é um dos projetos mais modernos e novos. Com os diferentes tipos de assistentes virtuais aparecendo no mundo, esses projetos são para integrar todos os cômodos da construção com a assistente virtual.
Dessa forma o projeto tem como função integrar os ambientes de uma forma que todos os cômodos da construção consiga aproveitar a assistente virtual.
Projeto Estrutural
O projeto estrutural serve para fazer o dimensionamento de cálculos de cargas na estrutura de acordo com o vento, clima e localização da obra.
É por esse método que é garantido que a obra terá maior durabilidade e segurança, tendo a certeza que os pesos serão suportados pela estrutura.
Projeto de abastecimento de GLP
O projeto de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) é para selecionar as tubulações e como será feita a distribuição da rede de gás.
Isso serve para a segurança da obra, colocando o bujão de gás para o lado de fora, além de conseguir utilizar o projeto para o chuveiro.
Projeto de comunicação
Para a parte de comunicação da casa – sendo telefones ou internet – a escolha de cabeamento e tomadas é feita neste projeto.
Aqui é onde você planeja as instalações de rede de comunicação, como TV, telefone e internet. Além de que você consegue prever futuras instalações, economizando e sendo instalado de forma fácil e rápida, além de dar uma maior duração de vida útil aos cabos.
Projeto de luminotécnica
Com esse projeto, o objetivo é melhorar a iluminação em cada cômodo da obra. Com isso, aproveitar melhor as luzes naturais e economizar com lâmpadas e pontos de luz.
Projeto contra incêndio
Esse talvez seja o projeto complementar que tem sua importância muito grande em obras comerciais e barracões industriais.
O projeto de proteção contra incêndio serve para instalar os elementos de detecção, alarme e combate de incêndios em toda a estrutura.
Projeto de segurança
O projeto de segurança é, como diz o próprio nome, para trazer mais segurança à sua obra finalizada.
Assim, alarmes, portões eletrônicos e diversos itens de seguranças são planejados para garantir que você tenha toda a segurança possível.
Quais as vantagens dos projetos complementares?
Bem, você agora já conhece os projetos, vamos dizer suas vantagens. A principal é a economia que você terá no futuro, já que você se planeja para ter todos os possíveis problemas solucionados antes mesmo deles acontecerem.
Além disso, os projetos complementares garantem uma estética maior do imóvel, além de condições de habitação, segurança, acesso, conforto e eficiência da edificação.
Se você quiser conhecer mais sobre projetos complementares, venha já para a Sólida Engenharia e fique por dentro de tudo que você pode planejar para sua obra, garantindo os melhores projetos para você.
Veja mais: