Qual a importância do conforto térmico na edificação?

Você sabe para que serve e como funciona o conforto térmico em uma edificação? Apesar de parecer uma coisa de outro mundo, é algo bem simples e, se feita de forma correta, pode valorizar ainda mais sua edificação.

Em palavras simples, o conforto térmico é a condição na qual a pessoa consome a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente em que ela está. Em outras palavras, é a condição de bem-estar sem estar com frio nem calor.

Dessa forma, o conforto térmico na edificação é um trabalho realizado pela equipe de arquitetura, tendo a criação de um projeto que valoriza o espaço e também consiga equilibrar a temperatura do ambiente.

Esse projeto pode ser realizado de diversas maneiras, como o uso de áreas verdes e espaço para a circulação de ventilação.

E, embora não pareça, o conforto térmico é um dos pontos mais importantes em uma edificação, já que esse fato impacta a saúde e o conforto de seus usuários.

Qual a importância do conforto térmico?

Bem, como supracitado, o conforto térmico é uma condição que expressa a satisfação dos usuários pela temperatura no ambiente.

Desse modo, é comum que em diferentes cômodos de uma edificação tenham diferentes temperaturas ambientes. Isso porque a edificação não recebe sol nem ventilação de forma igual.

Por esse motivo, é comum que o trabalho de conforto térmico seja realizado para facilitar essa adequação aos ambientes.

Então, para aproveitar que o ser humano passa de 70 a 80% do tempo da sua vida em ambientes fechados, o estudo para realizar o trabalho de conforto térmico do ambiente é muito importante.

Isso implica em duas soluções, sendo uma que pode ser pensada e transformada na fase de construção ainda e, a outra, sendo adaptada para o pós-obra.

A primeira solução é utilizar de estratégias arquitetônicas que, de um modo, podem reduzir a diferença térmica dos cômodos. A outra solução é a utilização de ventiladores e ar-condicionado nos cômodos.

Embora não pareça, é necessário realizar o conforto térmico dos ambientes porque a falta dele pode acarretar em vários problemas. Esses problemas podem variar desde a perda de produtividade e até mesmo a problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais.

Então, é importante que seja ressaltado que todos os tipos de projetos arquitetônicos devem pensar nessa questão.

Quando a sua necessidade é entendida e aplicada através dos elementos construtivos, visando garantir o conforto e saúde em ambientes de permanência humana.

Quais as vantagens de ter o projeto de conforto térmico na obra?

São diversas vantagens de ter o projeto realizado em sua edificação. Essas vantagens podem ser desde economia financeira – já que não usará ventiladores e ar condicionado – até mesmo a melhora da qualidade de utilização do ambiente.

Assim, com o projeto sendo realizado da maneira correta, você poderá ter algumas vantagens na edificação.

Redução do calor

A sensação de calor é um dos maiores problemas em uma edificação, já que ela afeta diretamente a produtividade, trazendo mais fadiga e estresse para os usuários e, assim, tendo um menor desempenho no trabalho.

A redução do calor é uma forma de equilibrar de um jeito correto a temperatura interna e externa do ambiente.

Melhora no desempenho profissional

Como supracitado, o excesso de calor – ou de frio – pode alterar o desempenho do trabalhador, deixando ele mais fatigado ou disperso. 

Assim, com o conforto térmico, é comum que você tenha uma melhora no desempenho, entregando sempre a temperatura correta pras pessoas.

Redução nos problemas de saúde

A variação térmica inadequada pode desequilibrar e prejudicar o corpo e a mente dos usuários do cômodo. Assim, quando existe essa variação de forma incorreta, é comum que problemas de saúde como:

  • enxaquecas;
  • dificuldade de concentração;
  • mudanças de humor;
  • ansiedade;
  • irritabilidade;
  • depressão.

Assim, controlar a temperatura do ambiente é um fator importante para evitar problemas de saúde.

Isolamento acústico

Embora não pareça, o isolamento acústico anda de braços dados com o conforto térmico. Isso porque esse processo pode ser resolvido de forma semelhante, ao usar telhas e paredes no local correto podem alterar o isolamento acústico, como também diminui a temperatura.

Redução do consumo energético

O conforto térmico pode reduzir o consumo excessivo de energia. Assim, evitando que ventiladores e ar-condicionado sejam itens muito utilizados no cômodo.

Dessa forma, a ventilação natural faz com que você não precise se preocupar com o uso de ventilação mecânica.

Como realizar o conforto térmico nos projetos?

São diferentes formas que fazem com que o conforto térmico seja realizado em uma edificação. 

Com respaldo da NBR 15520, o uso dessa técnica é recomendada para métodos construtivos de habitações unifamiliares, visando o desempenho térmico das edificações.

Para se ter ideia, é considerado uma temperatura entre os 22°C e 24°C, com velocidade e umidade do ar estáveis, a temperatura ideal para um ambiente humano.

Então, nesse ponto, existem técnicas que podem alcançar o objetivo e, por isso, são necessárias para manter o conforto térmico nos projetos.

Implantação no terreno

Essa fase é realizada antes mesmo de erguer a edificação. Isso porque é avaliado todos os pontos principais das condições naturais no ambiente da edificação.

Esses pontos podem ser condições de posição solar, direções predominantes do vento, parte alta ou baixa do terrenos e a taxa de ocupação que a edificação terá.

Observação da orientação solar

Bem, como supracitado, a influência direta do sol tem uma questão fundamental para o conforto térmico.

O ganho solar consiste no calor da luz que vem do astro e, dessa forma, é absorvida pela edificação. Assim, a escolha de vidros, áreas de sombras e até reflexões de calor são planejadas.

Adoção de aberturas

Apesar de não ser muito comum, o uso de aberturas é uma das formas mais simples de resfriar as edificações.

Isso porque, casado com o uso de ventilação natural, promove uma brisa natural em toda a edificação, destinando sempre para os lugares onde o vento deve passar.

Uso de isolantes térmicos

Esse é o modo mais comum de se promover o conforto térmico de uma edificação. Usando diferentes materiais, como lãs e fibra de vidro, é construído uma camada térmica que protege toda a edificação do calor, mantendo a temperatura sempre semelhante.

Além disso, o uso de áreas verdes é um bom isolante térmico, já que além da sombra, as árvores podem auxiliar na propagação de brisas e ventos.

Se você deseja conhecer mais técnicas e tem o desejo de valorizar o conforto térmico em sua edificação, venha para a Sólida Engenharia e Arquitetura. Aqui podemos transformar seu sonho em realidade e, com nosso processo de criação, sua edificação nunca será o ambiente abafado que ninguém quer.

 

Veja mais:

Paisagismo para arquitetura além da decoração

COMPARTILHE