A construção a seco é um conceito que tem crescido muito nos últimos anos, devido a velocidade de execução e também a sustentabilidade presente na obra.
Assim, a construção a seco nada mais é que estilos de construções que não utilizam água ou material molhado, como argamassa, para levantar a edificação.
Para se ter ideia, só é utilizado água na construção em sua fundação e em nenhum outro momento da composição estrutural.
Seu modo de construção tem crescido no Brasil por várias vantagens e motivos que vão além da sustentabilidade.
Outro ponto a se atentar é que o modelo de construção a seco também tem sido muito utilizado porque consegue ser totalmente flexível no modelo de como será construído, trazendo sempre uma gama gigantes de opções para construir a sua edificação.
Esse modelo tem crescido por ser um modelo de construção aberto e com utilização de materiais pré moldados.
Mas, o que realmente é a construção a seco?
A construção a seco é um modelo de construção que não utiliza água, argamassa ou algum material úmido para ser construído.
Assim, somente na montagem de sua fundação é usado água ou argamassa e, por isso, sua construção é feita de forma “seca”.
Os responsáveis por criar a sustentação da sua edificação são as vigas e pilares que são utilizados na construção.
De uma forma que ele é versátil e pode ser construído de forma inteligente, o modelo é instalado para uma forma de ser sólido e resistente, ao mesmo tempo.
Por esse motivo, é comum que uma edificação feita no modelo de construção a seco não tenha um modelo padrão, sendo utilizado que pode ser utilizado em diferentes projetos arquitetônicos, não somente em edificações “quadradas” como se é visto geralmente.
Assim, ao utilizar a construção a seco você tem a vantagem de poder criar obras sustentáveis, além de conseguir personalizar a edificação do modo que quiser.
Outro motivo para cada dia mais aparecer construções secas nas cidades é o tempo de obra, já que ela consegue ser mais rápida que as construções comuns de alvenaria.
Então, ao escolher construir uma edificação com construção seca, você tem a garantia de uma obra que levará o tempo esperado e fugirá pouco do orçamento.
Quais os tipos de construção a seco?
Embora não pareça, são pelo menos cinco os estilos de construção a seco presente no mercado brasileiro atual.
Essa variedade se dá pelos materiais que podem ser utilizados para a obra ser realizada, sendo que os valores podem ser alterados por esses motivos, já que alguns desses materiais podem indicar a contratação de uma equipe especializada em realizar a obra com esse elemento apenas.
Como supracitado, é comum que esses elementos tenham uma versatilidade de uso muito grande, além da transformação deles em diversos sentidos para criar uma obra sempre resistente, sólida e inteligente.
Outro fato a se atentar é que as construções a seco têm vantagens sobre as de alvenaria, como o conforto termoacústico. Mas, sobre isso, falaremos adiante neste mesmo artigo.
Então, agora citamos cada tipo de construção a seco.
Drywall
As construções de drywall são as mais conhecidas popularmente. Elas são feitas de placas de gesso envoltas em uma estrutura de aço.
Ao usar o drywall a sua construção ganha em agilidade, versatilidade do projeto e economia de custos. Além disso, o isolamento é uma vantagem bem grande nesse ponto, já que as paredes podem ser forradas de enchimento de lã natural, garantindo o isolamento sem atrapalhar a construção da parte metálica.
Parede Dupla de Concreto
Bastante utilizada na fabricação de shoppings ou galpões, as paredes duplas de concreto são módulos pré-fabricados e já prontos para aplicar em canteiros de obras.
As paredes são conectadas por uma armadura em treliça, responsável pela estruturação da edificação.
Steel Frame
Utilizando aço na construção como suporte, base e execução, a estrutura do steel frame também é conhecido como Light Steel Framing (LSF) ou Estrutura de Aço Leve, em tradução livre.
Mas, apesar do nome, as estruturas são resistentes e com um projeto sólido. Além disso, o projeto finalizado torna-se bastante simplificado, porém com uma boa versatilidade no uso dos materiais de acabamento.
Wood Frame
Muito semelhante ao steel frame, o Wood Frame utiliza madeiras para a estrutura. Porém, para a finalização e fechamento geralmente são usadas as mesmas placas do steel framing.
A madeira em questão é de reflorestamento, geralmente sendo usada de eucalipto, por ser uma madeira sólida e resistente a fungos e a ação do tempo.
Painéis EPS
O Poliestireno Expandido (EPS) é um plástico rígido que chegou ao Brasil ainda nos anos 90, de lá para cá, tem ganhado cada vez mais espaço. Apesar de levar argamassa na estrutura, é considerado um modelo de construção a seco por aliar muitas das características e vantagens do método.
E quais as vantagens desse modelo de construção?
Bem, as vantagens vão desde a economia de tempo até mesmo a sustentabilidade, já que em sua execução o uso de água é reduzido.
Assim, podemos listar diversas vantagens que a construção a seco possui. Sendo as mais conhecidas estas:
- economia dos materiais;
- fidelidade ao orçamento;
- qualidade termoacústica;
- sustentabilidade;
- garantia;
- flexibilidade para mudanças do projeto;
- fácil manutenção;
- resistência ao fogo;
- segurança;
- retorno rápido de investimento.
Desse modo, se a construção for realizada segundo as normas e por uma equipe de profissionais, é comum que você tenha as vantagens da construção sendo vistos de uma forma rápida.
Outro fato a se atentar é que, com a construção sendo realizada por uma equipe profissional. Assim, você tem a garantia que sua obra será entregue no tempo correto, com a utilização dos materiais certos e sem problemas para uma futura reforma ou manutenção.
Se você deseja conhecer mais sobre os modelos de construção a seco, além de saber como realizar, venha já para a Sólida Engenharia e Arquitetura. Aqui nossa equipe estará totalmente preparada para ajudar você a sanar todas as suas dúvidas e colocar o seu sonho em prática.
Veja mais: