O conceito de casa inteligente, ou “smart house”, é um dos conceitos que mais cresce nos últimos anos. Mas, você sabe o que realmente é isso?
Esse conceito é empregado em diversos imóveis que usam da tecnologia para conseguir integrar os ambientes, além de ser possível controlar sua casa toda pelo celular.
Seja iluminação, temperatura dos ambientes e até mesmo o funcionamento de aparelhos eletrônicos.
Então, ao conectar os seus aparelhos e cômodos da casa, incluindo uma assistente virtual, você gera a famosa casa inteligente, ou “casa conectada” como também é conhecida.
Esse conceito de moradia é a implementação de tecnologia, mudando o mundo e representando um avanço incessante ao futuro.
Mas, você quer saber o que esse uso da tecnologia e o que transforma a casa inteligente e os benefícios que ela pode trazer?
O que é a casa inteligente?
O conceito de casa inteligente, ou casa integrada, ficou cada vez mais forte nos últimos anos. Isso acontece devido ao alto crescimento de tecnologias que podem integrar a casa, controlando os aparelhos por sistema de reconhecimento de voz – com uma assistente virtual – ou toques no aparelho celular.
Desse modo, o conceito de casa inteligente é conectar, de forma prática, o máximo de aparelhos, lâmpadas e outros sistemas da casa para que seja tudo automatizado.
Ou seja, com esse conceito feito de forma correta, você consegue deixar os cômodos com a temperatura ideal para sua família, controlar o uso de luzes, água e, até mesmo, trancar e destrancar a casa à distância.
E, embora pareça algo visto em filmes de ficção científica, essa integração de imóvel é muito mais simples do que parece.
Se em sua casa você possuir uma assistente virtual e um “aparelho inteligente” – como televisão, fechadura ou lâmpada – você pode chamar sua casa de “casa inteligente”.
Então, para você ter sua casa inteligente não é preciso que você faça grandes alterações em sua casa de uma vez só, é possível ir criando o ambiente aos poucos e, desse modo, planejar todas as alterações com calma.
Além disso, é importante lembrar que essas alterações são feitas para facilitar o dia a dia, automatizando algumas atividades, tornando a sua casa eficiente.
Ou seja, quem nunca quis chegar em um dia quente em casa e, sem precisar entrar ainda, ter a certeza que o ambiente estará na temperatura ideal? Isso é possível graças ao uso da casa inteligente, ligando o ar condicionado ao seu celular e programando ele para estar ligado quando chegar em sua residência.
E como funciona a casa inteligente?
Bem, como supracitado, a casa inteligente é integrada por um sistema de comunicação entre todos os aparelhos.
Ou seja, você usará Wi-Fi e conectará todos os aparelhos possíveis para conseguir que, desse modo, a sua assistente virtual controle eles ao reagir a sua voz ou toque no seu aplicativo de celular.
Desse modo, a sua assistente virtual pode ser programada para funcionar sem você – dando comando a partir de uma configuração de horário – ou somente por meio de comandos ao vivo.
Assim, os objetos são capazes de coletar e transmitir dados entre eles e, com isso, executar as tarefas comandadas por voz, aplicativo ou gerar rotinas pré-programadas.
Na prática, ao adotar a casa inteligente você tem diversas rotinas de controles internos gerados para identificar como a casa deve funcionar.
As adaptações necessárias, como incluir fechadura eletrônica, sistema de som ou sistema central podem ser feitas em qualquer momento. Desde a obra para construir a edificação ou em uma possível reforma.
Então você não fica preso ao estilo antigo da edificação, caso ela já esteja em pé. Contudo, deve-se pensar que a edificação ser construída já pensando nesse sistema pode gerar um custo menor que uma reforma.
Quais as vantagens em ter uma casa inteligente?
Bem, as vantagens são diversas, indo de todo o controle que você terá em sua casa até mesmo a preparação de tudo pensando em seu conforto.
Assim, se você resolver investir em sua casa inteligente, você terá algumas vantagens. Então, conheça elas agora.
Controle total dos seus aparelhos
Já esqueceu algo ligado em casa ao sair? Pretende chegar em casa com a temperatura ambiente correta? Abrir a casa para alguém sem estar fisicamente lá?
Então saiba que tudo isso é possível em uma casa inteligente. Basta que você tenha o aplicativo integrando todos os elementos de sua casa.
Conforto
Uma casa inteligente traz diferentes razões para pensar no conforto e aconchego de sua casa. Assim, não é só possível que você possa controlar remotamente as suas funções, sem se levantar ou estar em casa.
Assim, é comum que todas as suas tarefas rotineiras – como passar aspirador ou fazer o café – podem ser adaptadas para melhorar o conforto da sua família e em sua casa.
Acessibilidade
Para uma pessoa com necessidades especiais, uma casa inteligente pode fazer muita diferença. Isso pelo fato de que, com a configuração correta, essa pessoa pode viver com mais independência.
Segurança física
A maioria dos sistemas de segurança domésticas são conectados à internet e por um motivo muito bom. Isso é pelo fato que, você consegue controlar remotamente as portas, câmeras em tempo real e – se preciso – é possível notificar a polícia automaticamente.
Economia
Embora o custo de tornar a casa inteligente pode ser elevado em um primeiro momento, a economia virá com o tempo.
Isso porque, não é barato gerar esse sistema de conexão de aparelhos novos, já que parte dessa tecnologia tem um custo elevado. Mas, tendo o controle de todos os aparelhos, é possível desligar qualquer um que tenha ficado ligado mesmo estando em outra cidade.
Se você deseja conhecer mais sobre o processo de criação de uma casa inteligente, além de como ela pode funcionar e facilitar o seu dia a dia, venha para a Sólida Engenharia e Arquitetura.
Aqui explicaremos para você como cada parte dessa integração inteligente acontece e como ela facilita ainda mais o seu dia a dia. Desse modo, você poderá produzir e escolher o melhor para você.
Veja mais: