Jardim de inverno: o que é e como fazer?

Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre o jardim de inverno, uma das formas de deixar sua residência mais aconchegante.

Esse espaço, que apareceu nos países de frio rigoroso, chegou ao Brasil e caiu no gosto dos brasileiros.

Desde então, esse espaço vem compondo lindos ambientes, transformando diversos espaços não utilizados em um ponto de aconchego na edificação.

Assim, os jardins de inverno podem ser uma forma boa de se criar uma área verde em sua casa, podendo ser utilizada durante o ano todo.

Dessa forma, a criação de um jardim em sua edificação tem suas vantagens além do aconchego e de um novo ambiente para os usuários.

E se você quer entender como o jardim é feito, para que ele serve e como montar o seu, esse artigo é para você.

O que é um jardim de inverno?

O jardim de inverno é uma forma de montar uma área verde em casa, com um pequeno espaço e podendo ser apoiado de forma simples.

Assim, o jardim é constituído em um tipo de estufa em um espaço interior, geralmente envidraçado nas laterais – separando dos cômodos comuns – e no teto.

Isso aconteceu pelo frio intenso, onde os jardins invernos surgiram, em meados do século XIX.

Assim, para produzir o seu jardim, é necessário que o ambiente seja protegido.

E, essa proteção, é responsável para que as plantas e flores recebam uma quantidade apropriada de luz, criando uma forma deles crescerem adequadamente.

Então com uma fonte de iluminação e ventilação, é possível você projetar um jardim de inverno de diversos tamanhos.

Assim, além da beleza estética e arquitetônica, a adição de um jardim de inverno em sua edificação pode adicionar valores financeiros. Afinal, não é comum encontrar edificações com áreas verdes projetadas por aí.

E por que criar um jardim de inverno?

Os jardins de invernos são uma forma de alívio visual, além de ser uma área verde em sua edificação.

Então, por isso, o jardim de inverno não tem uma única função. Ele é um ambiente versátil e com vários benefícios.

Assim, para quem deseja planejar seu jardim de inverno, saiba que existem algumas vantagens.

Entre as vantagens, podemos citar:

  • ar mais puro em casa;
  • um ambiente mais aconchegante para quem ama plantas;
  • não possui um grande espaço para jardim, mas tem vontade em construir um.

Assim, é comum que as pessoas que amam flores e plantas, mas não possuem áreas grandes para criar o ambiente verde, apostem em um jardim de inverno.

Esse tipo de jardim também ajuda a amenizar a temperatura em ambientes muito abafados, afinal, áreas verdes têm a força de melhorar temperaturas de ambientes.

E, em alguns casos, as plantas podem ajudar na redução de alergias, na umidificação de ambientes e, até mesmo, na concentração e sensação de bem-estar.

Então, é possível perceber que existem diversas atribuições de qualidade de vida que podem ser conquistadas com a inclusão de um jardim de inverno em sua edificação.

Como montar um?

Agora que você já sabe por que ter um e para que ele serve, até mesmo onde e como ele pode te auxiliar, vamos dar algumas pequenas dicas de como montar um jardim de inverno perfeito.

Assim, apostando na usabilidade do jardim de inverno para melhorar a sua vida.

Escolha o local ideal

Bem, a escolha do ambiente ideal é um dos primeiros processos para criar seu jardim de inverno. Afinal, um jardim de inverno pode ser aproveitado para mais de uma função, não somente embelezar o ambiente.

Então, ele pode ser adaptado para diversos espaços “mortos” em edificações. Mas, é necessário sempre lembrar que esses espaços devem ter entrada de luz natural, já que é preciso para a manutenção da vida das plantas.

Ou seja, não adianta escolher um lugar parado em sua edificação, mas que não receba luzes externas. Assim, armários e dispensas podem não ser os melhores espaços indicados.

Mas, saiba que existem plantas que não precisam estar em contato com a luz do sol em todo momento, como o lírio da paz e a bromélia.

Além disso, existem espaços que possuem grandes paredes que podem ser usados como jardins verticais, com samambaias, jiboias, pacová e até bonsais.

Analise as paredes

Existem duas situações nesse ponto: plantas que não necessitam de paredes e plantas que precisam.

As primeiras precisam de ambientes mais arejados, e isso deve ser levado em conta. As segundas, como samambaias, precisam das paredes para poder crescer.

Mas, também podem ser usadas paredes de vidros ou alternativas que não sejam a alvenaria. Assim, você pode aproveitar da entrada de luz solar e ao mesmo tempo proteger seu jardim de inverno.

Pense na decoração

É comum imaginar que uma decoração pode auxiliar ainda mais o seu jardim de inverno. Isso porque o jardim de inverno pode auxiliar o seu contato com a natureza.

Assim, aposte em bancos, vasos, redes e itens que podem ser usados como cobertura para combinar tudo e proteger ainda mais o seu jardim de inverno.

Pense com carinho nas plantas e no espaço

As plantas devem ser pensadas com carinho, já que esse será o seu novo espaço de fuga da rotina.

Assim, você deve escolher da maneira correta as plantas que forem fazer parte do seu jardim de inverno, sempre ligando elas ao espaço a ser usado.

Então, se você pretende formular seu jardim de inverno, venha para a Sólida. Aqui nossa equipe está preparada para transformar um espaço vago em um lindo jardim, auxiliando no bem-estar dos usuários de sua edificação.

Veja mais:

Como aquecer a casa no inverno

COMPARTILHE