Uma decoração que agrada quem prefere algo contemporâneo e ao mesmo tempo rústico, a decoração escandinava tem ganho cada vez mais espaço nos lares atuais.
Com uma dualidade desafiadora, mas que pode ser trabalhada de forma harmônica nos ambientes, o minimalismo e o aconchego são suas apostas principais.
Esse tipo de decoração vem dos países que são conhecidos por serem os mais felizes do mundo e, em alguns pontos, as pessoas atribuem parte de sua felicidade pelo aconchego do lar.
Desse modo, a utilização do minimalismo, somado com cores claras e o modo rústico da decoração tem tornado-se tendência entre arquitetos de todo o mundo.
E não pense que essa tendência não chegou ao Brasil. Com casas e apartamentos com pouco espaço, o minimalismo da tendência pode ser a salvação para uma casa aconchegante e linda.
Então, se você quer entender melhor sobre, esse artigo é para você.
Qual a origem da decoração escandinava?
Como o nome sugere, a decoração escandinava vem dos países nórdicos da Dinamarca, Noruega e Suécia, localizados no norte da Europa.
O termo escandinavo vem de origem romano, utilizado para citar a ilha chamada “Scania”, onde os três países estão localizados.
Assim, podemos dizer que a decoração tem origem no norte da Europa, sendo exportada para o mundo.
Mas, porque essa cultura foi exportada? Bem, de uma forma simples, muito provavelmente é pelo modo de vida das pessoas.
Afinal, os países da Escandinávia passam boa parte do ano em um rigoroso inverno, com os dias não tem mais que 7 horas de sol.
Por isso, a cultura dos países – que estão no top 10 dos mais felizes do mundo – é simples: aproveitar o máximo de tempo em casa.
Então não é errado pensar que eles priorizam em deixar o lar como um verdadeiro ninho, trazendo aconchego e conforto para morar e receber amigos.
Mas, somente nos anos de 1950 que a decoração escandinava ganhou espaço para o mundo.
Isso porque, após um grande trabalho do pintor Carl Larsson, o mundo conheceu melhor a vivência dele e de sua família, enquanto ele pintava o seu cotidiano.
Porém, não somente Larsson é um grande nome influenciador no estilo, que ainda conta com arquitetos e designers diferentes, como Arne Jacobsen, Verner Panton e Hans Wegner.
O que é a decoração escandinava?
Como supracitado e imaginado pelo menos, essa decoração possui raízes nos países nórdicos.
As inspirações para esse estilo de decoração são as próprias paisagens nórdicas, além do artesanato dos países escandinavos.
Além disso, a decoração escandinava utiliza de cores e tons do clima da região, que é sempre muito frio e escuro, com noites longas e invernos sem fim.
Outro fato a ser notado da decoração escandinava é a utilização do minimalismo, com suas cores neutras – tons claros são valorizados -, além de ambientes com auxílio de iluminação natural.
Para isso, se usa grandes janelas e aberturas (ou clarabóias) para a passagem da luz solar.
Assim, a integração de natureza e lar é bem grande, trazendo contrastes e calor para dentro do lar.
Bem, para se ter ideia de como é usar a decoração escandinava, basta pensar naqueles ambientes em que você às vezes olha e já sente que eles são muito aconchegantes.
Então, foi nesse espírito que a decoração caiu nas graças de todo o mundo, gerando um cenário inspirador e com detalhes estratégicos.
Características da decoração escandinava
A decoração é composto por elementos muito próprios, como supracitado. Desse modo, é comum que você saiba de alguns deles sendo usados em outros estilos de decoração.
Mas, ao unir todas em um só cômodo – ou espaço -, você pode ter a decoração escandinava em sua essência.
Então, anote como montar o seu ambiente focado na decoração escandinava.
Cores claras e neutras
As cores claras e neutras dominam o cenário, já que são partes da paleta monocromática – branco, tons de cinza e preto. Por ser originado em países que possuem dias curtos, as cores são um ponto chave para deixar o ambiente claro.
Isso porque, usar o branco são as cores que mais refletem a luz para dentro do ambiente. Cores claras em móveis e paredes servem como um difusor de luz.
Agora, se você quer quebrar o excesso de tons brancos, a ideia é combinar os elementos decorativos com cores, como cinza, bege e nude. O preto ainda pode ser usado, mas para criar contraste.
Iluminação
Como supracitado, as cores auxiliam na iluminação do espaço. Então, pense em usar janelas e outras aberturas para entrar a luz solar.
Isso porque nos países de origem, os poucos momentos de luz solar devem ser aproveitados.
Elementos naturais
Os elementos naturais devem ser um elemento importante aqui, focando na simplicidade e priorizando a matéria-prima local.
Assim, os elementos da natureza agregam conforto e calor ao ambiente. Assim, utilize pisos que remetam madeiras naturais.
Também aposte em algodão, linho ou lãs, esses elementos de pele trazem não só calor mas também conforto.
Minimalismo
O menos é mais, e muito mais! Afinal, não adianta priorizar algumas das situações já citadas e empilhar um monte de mobília e móveis em um local só.
Assim, a premissa é que o pouco uso de objetos ajude a deixar a luz solar espalhar por mais tempo no ambiente.
Beleza na imperfeição
A ideia é fazer o chame vir da imperfeição. Sendo similar ao estilo japonês wabi sabi, a decoração escandinava é ter alguns elementos estrategicamente fora do local. Isso vale para quadros no chão ou objetos soltos pelo ambiente.
Espaço livre de tecnologia
Esse é o ponto mais importante. Afinal, a maioria das tecnologias são coloridas e, desse modo, incluem diversas cores aos locais.
O objetivo também é separar a pessoa do mundo, criando um ambiente aconchegante e que seja sempre visto como casa e, de certa forma, um jeito de descansar e relaxar do cotidiano.
Se você quer entender melhor e como colocar em prática a decoração escandinava em seu lar, venha para a Sólida Engenharia.
Aqui você terá todo o suporte para escolher o melhor para construir o seu ambiente, valorizando cada item e espaço de sua edificação.
Veja mais: