O investimento na segurança contra incêndios

O investimento na segurança contra incêndios

Quando acontece algum acidente com fogo, principalmente em grandes proporções, pode ocorrer danos inestimáveis e irreversíveis como ferimentos, mortes, prejuízos ambientais, paralisação das atividades, perda do patrimônio, entre outros. Por isso, é de grande importância manter um cuidado com a segurança contra incêndios que, mesmo sendo um assunto tão óbvio, pode acabar passando despercebido. 

Se tratando de empresas, o cuidado deve ser ainda maior, pois é comum que contenham produtos inflamáveis (produtos de limpeza, inclusive) e equipamentos que consumam alta quantidade de energia elétrica. Esses fatores são suficientes para que o risco de explosão seja ainda maior.

Por isso, é de extrema importância a prevenção deste tipo de ocorrência. Abaixo você vai entender o porque ter um projeto de prevenção a incêndios é imprescindível. 

Menos riscos de multas e interdições

Caso a empresa não tenha os devidos cuidados com a segurança contra incêndios, ela estará sujeita a multas e interdições. As indústrias e empresas devem cumprir a NR 23 (Norma Regulamentadora), que detalha especificamente sobre esse tema.

Além disso, as empresas precisam ficar de olho nas leis municipais e estaduais. Por essa razão, muitas empresas já vêm apostando em cursos e treinamentos para minimizar essas ameaças.

Geralmente, o Corpo de Bombeiros funciona como um órgão fiscalizador para garantir a segurança dos ambientes. Mas, além disso, as organizações  também precisam seguir as exigências do Ministério do Trabalho, com o intuito de afastar os colaboradores da exposição a esse perigo.

As empresas que possuam 20 ou mais funcionários, são obrigadas a instituírem uma brigada de incêndio. Trata-se de equipes formadas por seus próprios trabalhadores, onde estes devem passar por treinamentos, tanto para aprender a apagar e a minimizar o alastramento do incêndio, como para controlar o pânico e providenciar uma evacuação segura de todos os colaboradores.

Como se prevenir contra incêndios

Cada edificação possui planos diferentes de prevenção. Em indústrias, é necessário elaborar um projeto específico de acordo com cada cenário e rotina, pois existem inúmeros fatores que podem causar um incêndio em uma empresa.

Desse modo, é indispensável ter um plano técnico e profissional para afastar os comportamentos de risco e demais situações críticas. Veja alguns erros que podem gerar um incêndio em uma organização:

  • equipamentos superaquecidos: é indispensável a apresentação de  laudos, assim como a manutenção de eletricistas e engenheiros eletricistas em todos os equipamentos e instalações. Isso evita o aquecimento das máquinas além dos limites, dando origem à curtos-circuitos e incêndios de grandes proporções, inclusive;
  • fiação exposta: os fios de eletricidade precisam estar embutidos, longe da circulação de pessoas e equipamentos. Uma fiação com a proteção desgastada, por exemplo, também pode ser um ponto gerador de incêndios. Sendo assim, a cautela e a ajuda técnica são necessárias para diminuir o número de acidentes com eletricidade e incêndios;
  • lâmpadas: todas as lâmpadas devem manter uma distância considerável de documentos ou qualquer outro tipo de arquivo de papel. 

Impeça danos

Como dito anteriormente, um incêndio pode trazer danos irreparáveis. Pode ainda causar impactos na rotina de uma empresa e até para quem está ao seu redor.

Se houver alguma ocorrência, mesmo que em pequenas proporções, é necessária a evacuação imediata do local, o controle e a eliminação das chamas. Após isso, deve ser realizada uma análise técnica da situação de segurança, entre outras medidas.

Empresas que investem em todo o processo de segurança contra incêndios, têm diversos motivos para se manter mais tranquila em relação à fiscalização e a própria segurança, além de uma razão a menos para atrasar as atividades operacionais.

Além disso, os planos preventivos irão impedir acidentes, indicar equipamentos de qualidade e identificar todas as ameaças possíveis. Por isso, esteja sempre com a documentação e vistorias em dia dentro de seu empreendimento.

COMPARTILHE