Conheça as melhores pedras para a decoração do seu jardim

por Sólida Engenharia
0

As pedras para jardim são acessórios incríveis para aqueles que desejam compor os ambientes da casa de forma bonita, natural e econômica.

No post de hoje, lhe ajudaremos a escolher os melhores tipos de pedras para o ambiente que você possui, trazendo as informações necessárias para cada um deles e como melhor aplicá-las. Tudo para que você conquiste o cantinho dos seus sonhos aí em sua residência. Acompanhe.

Os tipos de pedras

Existem diversos tipos de pedras, das mais variadas cores, tamanhos e formatos. Por conta disso, é bem comum ficar confuso ao ter que decidir o modelo ideal no momento da aquisição.

Veja a seguir 6 tipos de pedras bastante comuns e eficientes para a composição de jardins.

Pedra de rio

Bastante popular, a pedra de rio costuma ser uma das mais utilizadas em composições de jardins bem decorados. Seu nome é originado justamente pela semelhança e facilidade em encontrar esse tipo de pedra em riachos e lagoas. 

Além de muito bonitas, essas pedras possuem um custo bastante acessível, sendo assim uma excelente opção para a decoração do seu espaço, caso o seu orçamento esteja apertado. 

Seixo natural

Foto/Reprodução: Jardim externo decorado com seixos naturais. Via: Fotolismthai – Adobe

Bem semelhante a pedra de rio em aparência, a seixo natural também possui cores que vão do bege ao marrom. Essa opção é uma excelente escolha para quem decida mesclar outras cores de pedras na mesma composição ou espaço, como pedras brancas, por exemplo. 

Seixos vão muito bem em jardins de inverno, na parte interior das residências, assim como em parte externas. Esta é também uma ótima e econômica escolha para quem não deseja gastar muito.

Pedra brita branca

Essa pedra é bastante usada para dar elegância ao jardim. Por possuir um tom branco uniforme e brilhante, a pedra brita branca é indicada para dar destaques aos espaços. 

É uma excelente escolha para locais que possuam longos jardins, para ressaltar detalhes como pés de árvores e caminhos, ou mesmo de forma global, em jardins pequenos ou canteiros. Essa opção também é encontrada em valor bastante acessível.

Pedra Dolomita

Se o que você procura para decorar o seu jardim é uma pedra branca com efeito mais refinado e imponente, a pedra dolomita provavelmente apresentará a textura e aparência que você deseja. 

Foto/Reprodução: Pedra dolomita em composição decorativa para jardim. Via: bnorbert – adobe

Foto/Reprodução: Pedra dolomita em composição decorativa para jardim. Via: bnorbert – adobe 

Dentre todos os modelos, este é considerado o mais bonito. Mesmo em vasos grandes de plantas, a pedra dolomita consegue trazer grande destaque para a composição. 

Por ser uma das suas principais características o destaque ao local onde é adicionada, a pedra dolomita é bastante indicada também na criação de caminhos decorativos nos jardins. 

Veja mais: Como fazer uma mesa utilizando um carretel de madeira

Em questões de investimento, esse é modelo que apresenta maior custo por kg. Entretanto, apesar de apresentar um valor maior sobre outros tipos de pedras, essa continua sendo uma das mais requisitadas e implementadas em decorações bem elaboradas de belos jardins residenciais. 

Argila expandida

Foto/Reprodução: Vaso de planta com pedras de argila expandida. Via: Firn – Adobe

Não há quem não conheça ou mesmo já tenha residido ou visitado uma casa que  possua pedras em argila expandida na composição de jardins ou em vasos grandes de plantas. 

A argila expandida caracteriza-se por ser um material leve, marrom e redondo. É muito encontrada também em espaços comerciais, como grandes shoppings e consultórios. 

E mais: Saiba como instalar redes e balanços no interior de sua residência

Como seu nome já diz, essa pedra é feita a partir da argila. Em relação a outros tipos de pedras, esta possui um peso bastante leve. Além disso, deixam os ambientes muito mais bonitos e com aspecto natural, tudo isso investindo menos de R$10,00 por cada quilo do material.

Brita

A pedra brita é provavelmente a pedra mais conhecida entre todos os modelos. Muito utilizada na construção civil, esse tipo de pedra é também uma excelente alternativa para cobrir grandes áreas externas de casas, além de sítios, chácaras e estacionamentos amplos.

Foto/Reprodução: detalhe decorativo feito com pedra brita. Via: Adobe

A pedra brita possui tons de cinza, o seu formato é irregular e, dentre todos os modelos apresentados até agora, esta é a mais acessível, podendo ser adquirida em grande quantidade por um preço mínimo.

Como combinar pedras aos espaços

Assim como em outros aspectos da decoração (escolha das cores e revestimentos, por exemplo), o tipo de pedra que será acrescentado ao seu espaço pode ser definido de acordo com o seu gosto e preferência. 

Entretanto, é comum entre profissionais da área indicar as combinações e tipos específicos de pedras, de acordo com os objetivos a serem alcançados em cada espaço determinado.

  • para acabamentos de vasos e plantas, usam-se pedriscos ou seixos;
  • em áreas internas são utilizadas, geralmente, pedras brancas;
  • para áreas externas, são aplicadas composições que utilizam diferentes tipos de pedras, como, por exemplo, em caminhos demarcados. Nesse caso, depende muito do conceito esperado pelo proprietário da casa para aquele espaço em questão. Podendo variar entre moderno, oriental, tropical ou rústico.

Vantagens em utilizar pedras em seu jardim 

Utilizar pedras para compor jardins e vasos de plantas, podem trazer inúmeras vantagens. Uma delas é a combinação do benefício de decorar e o uso de materiais naturais ao mesmo tempo. 

Além disso, as pedras necessitam de pouca ou nenhuma manutenção, sendo uma excelente alternativa para quem não deseja se preocupar com isso ou mesmo não tem tempo para tal tarefa. 

E mais: Saiba como integrar ambientes internos e externos da casa

Por esse mesmo motivo, as pedras se tornam mais econômicas, se comparadas a outros acabamentos que, além de custosos em sua aplicação, necessitam de manutenções regulares.

Entre uma das maiores vantagens em empregar pedras à sua decoração, está a diminuição significativa de sujeira no local. Além disso, as pedras ainda afastam os insetos que possivelmente se acumulariam no espaço, caso ele fosse tomado por grama, terra ou madeira.

Gostou dessas dicas?

Agora basta escolher as pedras que melhor se adéqua ao seu espaço e dispor de um cantinho encantador e muito elegante em sua casa! 

A Sólida Engenharia e Construção conta com os melhores profissionais para desenvolver para você, sua família ou empresa, projetos de qualidade. Esses projetos vão muito além de belas composições arquitetônicas, pois se tratam de projetos de vida, sonhos e espaços de realização onde momentos de lazer e alegria são vivenciados. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco clicando aqui.

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp