Certificações ambientais para construtoras: Priorizando sustentabilidade no setor

por Sólida Engenharia
0

As certificações ambientais são indispensáveis para construtoras que desejam priorizar a sustentabilidade.

No mundo moderno, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação central em todas as indústrias, incluindo a construção civil. Diante dos desafios ambientais crescentes, as construtoras estão cada vez mais buscando certificações que validem seus esforços em reduzir o impacto ambiental de suas atividades. 

As certificações ambientais para construtoras representam não apenas um compromisso com a proteção do meio ambiente, mas também uma oportunidade de promover o desenvolvimento sustentável. Ela atuam para melhorar a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

Foto: Freepik.

 

Principais certificações ambientais

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

Desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, o LEED é um dos sistemas de certificação mais reconhecidos internacionalmente. Ele avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias áreas, como eficiência energética, uso racional da água, materiais sustentáveis e qualidade do ambiente interno.

BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)

Originário do Reino Unido, o BREEAM é outro sistema de certificação amplamente utilizado. Ele aborda aspectos semelhantes ao LEED, incluindo energia, água, materiais e saúde humana.

EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies)

Focado em mercados emergentes, o EDGE foi desenvolvido pelo International Finance Corporation (IFC). Ele avalia o desempenho ambiental de edifícios em relação a energia, água e materiais, com o objetivo de promover construções mais eficientes.

 

Como funcionam as certificações ambientais

As certificações ambientais geralmente seguem um processo de avaliação rigoroso. As construtoras interessadas em obter uma certificação devem seguir diretrizes específicas e demonstrar conformidade com os critérios estabelecidos.

Isso pode envolver a seleção de materiais sustentáveis, a implementação de tecnologias eficientes em termos energéticos, a gestão responsável dos recursos hídricos e muito mais. Após a conclusão do projeto, um avaliador independente verifica se os requisitos foram atendidos antes de conceder a certificação.

 

Importância da certificação ambiental

Sustentabilidade

As certificações ambientais incentivam práticas sustentáveis na construção civil, promovendo o uso eficiente de recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Reconhecimento

Construtoras certificadas ganham reconhecimento por seus esforços em prol da sustentabilidade, o que pode melhorar sua reputação e atrair clientes preocupados com o meio ambiente.

Economia de recursos

Edifícios certificados tendem a ser mais eficientes em termos de energia, água e materiais, resultando em economias operacionais a longo prazo para os proprietários.

Regulamentações

Em muitas regiões, certas certificações podem ser necessárias para cumprir regulamentações governamentais relacionadas à sustentabilidade e eficiência energética.

As certificações ambientais desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade na indústria da construção civil.

Ao adotar práticas sustentáveis e obter certificações reconhecidas, as construtoras podem não apenas reduzir seu impacto ambiental, mas também colher uma série de benefícios econômicos e reputacionais.

Foto: Freepik.

 

O que mais precisamos saber sobre as certificações ambientais?

Além dos pontos mencionados anteriormente, há outros aspectos importantes a considerar sobre as certificações ambientais para construtoras.

Inovação tecnológica

A busca pela certificação muitas vezes impulsiona a adoção de tecnologias inovadoras e práticas construtivas mais sustentáveis. Isso pode incluir o uso de sistemas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, ou a implementação de técnicas de construção verde, como telhados verdes e sistemas de reciclagem de água.

Saúde e bem-estar

As certificações ambientais também levam em conta o impacto na saúde e no bem-estar dos ocupantes dos edifícios. Isso pode envolver a escolha de materiais de construção com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs), a maximização da entrada de luz natural e a criação de espaços internos que promovam o conforto e a produtividade.

Resiliência climática

Com as mudanças climáticas aumentando a frequência e a intensidade de eventos extremos, como tempestades e enchentes, as certificações ambientais estão começando a incluir critérios de resiliência climática. Isso significa projetar e construir edifícios capazes de resistir a desastres naturais e minimizar danos em caso de eventos extremos.

Engajamento da comunidade

Muitas certificações incentivam o envolvimento da comunidade local no processo de construção, garantindo que as preocupações e necessidades locais sejam consideradas. Isso pode envolver a realização de consultas públicas, a criação de espaços comunitários acessíveis e a promoção da inclusão social em projetos de desenvolvimento.

Cadeia de suprimentos sustentável

Para obter certificações ambientais, as construtoras muitas vezes precisam garantir que sua cadeia de suprimentos também seja sustentável. Isso significa trabalhar com fornecedores que adotam práticas responsáveis em termos ambientais, sociais e econômicos, desde a extração de matérias-primas até a entrega do produto final.

 

Ao considerar todos esses aspectos, fica evidente que as certificações ambientais para construtoras não apenas promovem a sustentabilidade, mas também têm o potencial de impulsionar a inovação, melhorar a qualidade de vida das pessoas e fortalecer as comunidades locais.

 

Saiba mais: AutoCAD: Entenda como essa ferramenta funciona

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp