Drywall: principais características e vantagens em utilizá-lo

por Sólida Engenharia
0

Diversos são os benefícios quando falamos da opção de utilizar drywall em paredes. Inclusive, exatamente por isso sua aplicação está cada vez mais popular no Brasil, assim como em muitos outros países de primeiro mundo. Sendo assim, saiba mais sobre o assunto neste post!

Não é de hoje que o drywall tem otimizado tempo e materiais no mercado da construção nacional. A opção chegou no Brasil a cerca de 20 anos, no entanto, foi apenas nos últimos que ganhou maior força e popularidade. E não é à toa!

Conheça os diferentes tipos de drywall e suas aplicações

Apesar de estar cada vez mais presente nas construções, o conhecimento sobre o drywall ainda é bastante limitado. Você sabia, por exemplo, que existe um drywall destinado ao uso em áreas úmidas, como o banheiro? E outro com ação anti-fogo?

Dessa forma, acompanhe a seguir para conhecer cada modelo de placa:

Drywall Standard (ST) – branco

Refere-se à placa mais comum, utilizada em ambientes internos e secos das construções. Pode ser empregada como parede ou mesmo forro.

Drywall resistente à umidade (RU) – verde

Quando falamos em áreas úmidas da casa, tais como lavanderias, banheiros e cozinhas, por exemplo, o drywall verde é o mais indicado. Isso porque ele é próprio para tal, sendo assim muito mais resistente. Consequentemente, você não precisará tão cedo de reparos ou reformas nesses cômodos.

Importante saber:

Apesar de ser fabricado especificamente para suportar a umidade, ele não é recomendado de forma alguma para uso em pisos, como em áreas de piscinas ou mesmo forros, pois a umidade desses locais é superior ao que resiste à placa.

 

Drywall: principais características e vantagens em utilizá-lo. Foto/Reprodução: roman023 no iStock

 

Drywall Resistentes ao Fogo (RF) – rosa

O Drywall rosa, diferente dos demais, possui compostos que o tornam resistente à ação do fogo, como a fibra de vidro, por exemplo.

Este tipo de placa é muito recomendado para lugares onde se exija maior tempo de resistência ao fogo em caso de incêndio.

Alguns exemplos de uso são: 

  • Salas de TI e servidores de empresas;
  • Rotas de fuga e saídas de emergência de grandes empreendimentos, como hospitais, por exemplo;
  • Corredores e caixas de escadas;
  • Galpões industriais;
  • Depósitos de materiais, principalmente os inflamáveis, situados em unidades industriais e comerciais;
  • Proteção de estruturas metálicas;
  • Dutos de cabos elétricos e de comunicação; etc.

A citar como exemplo de uso do drywall, temos o conceituado Hospital Israelita Albert Einstein, que inaugurou em 2017 a sua unidade avançada com instalações modernas. Nela, são oferecidos serviços médicos certificados por protocolos de qualidade e excelência internacionais. Sendo assim, garantir a resistência contra incêndios do local sempre foi uma característica fundamental para o projeto.

Toda essa estrutura foi concebida dentro das normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também pelo Corpo de Bombeiros.

As soluções selecionadas visavam alta performance em proteção passiva contra incêndios. Inclusive, o tempo de alcance de resistência ao fogo (TRRF) é de até 240 minutos.

Impressionante não é mesmo? Principalmente considerando que, neste mesmo tempo, casas e empreendimentos inteiros se perdem em decorrência de incêndios acidentais.

Demais vantagens e benefícios das paredes de drywall

Isolamento acústico

Quem já teve a oportunidade de hospedar-se ou residir em casas norte-americanas, provavelmente surpreendeu-se com o isolamento acústico existente no local. 

É praticamente imperceptível ouvir o que se passa do lado externo da obra, como o som de carros, acidentes, vizinhos, etc. Pode se dizer que um dos grandes responsáveis por esse grande benefício é o uso de paredes de drywall.

Eles fornecem maior bem-estar aos períodos passados em casa, mais comodidade, melhores noites de sono, além de maior privacidade.

Isso acontece porque, no decorrer do processo de constituição da parede de drywall, é feita a colocação de uma manta fabricada de lã mineral ou de vidro. Essa lã isola a transmissão de ruídos, que quando comparada ao concreto, especificamente, é muito superior.

 

Drywall: principais características e vantagens em utilizá-lo. Foto/Reprodução: VR_Studio no iStock

 

No caso de você já ter tido a experiência com esse tipo de parede e não ter contemplado do benefício acústico, é preciso saber que muito provavelmente essas chapas em drywall não contaram com as mantas de lã interna. 

Por isso, é de extrema importância que, mais que escolher a melhor solução para sua obra, você trabalhe com uma mão de obra e empresa especializada para tal.

Praticidade de montagem

Entre uma das qualidades mais conhecidas das paredes em drywall está sua rápida e fácil montagem. É impressionante o tempo de diferença entre a alvenaria convencional e essa solução.

Enquanto projetos em alvenaria podem demorar até um ano para concluir, ou mais, os feitos em drywall poderão ficar prontos em poucos meses.

Manutenção facilitada

Diferente das demais estruturas, as paredes de drywall são facilmente reparadas quando existe algum defeito em sua superfície. Isto porque, elas são recortadas antes de sua instalação, permitindo que você apenas repare ou substitua a área que foi danificada – ao invés de trocar toda a parede.

Maior área útil disponível

Por serem mais compactas, as paredes de drywall permitem um ganho significativo em relação a outros tipos de estruturas. É possível alcançar em média até 5% da área total de uma residência. 

Isso representa o espaço suficiente, por exemplo, para a instalação de móveis planejados. Consequentemente, isso contribui para um acabamento e resultado superior ao esperado.

Acabamento descomplicado

Falando em acabamentos, eles também são muito favorecidos com o drywall. Com o material, é mais fácil e simples obter uma superfície lisa. Sendo assim, após o rejunte, ele está pronto para receber qualquer acabamento.

Você pode escolher entre textura, papel de parede, granito, revestimentos como azulejos e até mesmo a própria pintura convencional., por exemplo

Vai construir ou reformar? Não pense duas vezes antes de optar pela opção mais econômica, prática e com resultado final superior!

Quer saber mais sobre esse tipo de construção e seus benefícios? Então, confira nossos demais artigos e dicas sobre o assunto, e entre em contato conosco!

A Sólida Engenharia tem experiência e uma equipe completa para tornar seu sonhado projeto em realidade! 

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp