Gerador de energia: como funciona e quais os benefícios

por Sólida Engenharia
0

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre gerador de energia, certo? Investir em um gerador para sua construção (seja residencial ou comercial) pode ser uma ótima ideia.

Então, confira a seguir tudo que você precisa saber sobre como funciona um gerador e por que é uma boa ideia utilizá-lo!

O que é um gerador de energia?

Como o nome sugere, trata-se de um equipamento capaz de gerar energia no ambiente em que for instalado. Basicamente, ele converte qualquer energia em elétrica.

Normalmente, os geradores são utilizados em espaços como hospitais e shoppings, no entanto, é possível instalá-los também em residências ou empresas de pequeno porte – e isso está se tornando cada vez mais comum.

Quais os benefícios de um gerador de energia?

Com certeza a maior vantagem em utilizar um dispositivo como esse é a garantia de que sua empresa ou residência não ficará sem luz. Se houver uma chuva muito forte, ou um acidente na região, e isso gerar uma queda de energia, sua casa estará a salvo, por exemplo.

Consequentemente, essa garantia evita outros problemas, como:

  • Você não terá que lidar com aparelhos queimados devido a quedas bruscas de energia;
  • Não precisará interromper nenhuma atividade importante no momento em que toda a região estiver sem luz;
  • Estará mais seguro, pois itens como câmera de segurança e alarme continuarão funcionando.

Em conclusão, ao investir em um gerador de energia, você está investindo também nas suas economias, já que evitará muitos gastos.

 

Gerador de energia: como funciona e quais os benefícios. Foto/Reprodução: DonNichols no iStock

 

Como funciona um gerador de energia?

Esse equipamento depende de indução eletromagnética e é a partir disso que ele converte determinado tipo de energia em elétrica.

Primeiramente, o gerador precisa de uma fonte de energia, como a combustão do diesel, por exemplo. Então, será realizada a queima deste combustível e essa energia gerada atravessa um campo eletromagnético. Por fim, isso produz induções elétricas.

Vale lembrar que o gerador pode funcionar a partir de diversas fontes de energia (mecânica, química, térmica, etc.). A mais comum, no entanto, é a combustão.

Os geradores a diesel são os mais confiáveis e apresentam uma potência maior em comparação aos outros. No entanto, são os que produzem mais poluição também, portanto, estão sendo repensados em muitos projetos.

Algumas alternativas para os geradores a diesel são:

  • A gasolina;
  • Luminoso;
  • Mecânico;
  • A gás.

A escolha da melhor opção vai depender de uma análise de suas demandas, já que cada uma produz uma quantidade única de energia.

Está pronto para investir em um gerador?

Depois desse post, ficou convencido dos benefícios de um gerador de energia? Conte-nos nos comentários e não deixe de compartilhar esse texto com outras pessoas!

Siga a Sólida Engenharia & Construção nas redes sociais!

 

Leia também:

Projeto de construção: qual é o preço? É realmente necessário?

Fontes de energias renováveis: conheças as principais opções

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp