Integração de ambientes: Conheça as principais vantagens e como fazer 

por Sólida Engenharia
0

Melhor aproveitamento do espaço, sensação de amplitude e melhor integração com amigos e familiares, esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela integração de ambientes. Cada vez mais empregados em construções e reformas. Veja mais:

A integração de ambientes vem sendo uma grande aposta dos profissionais da área de construção, bem como de moradores que desejam usufruir de espaços mais práticos, amplos e que propiciem um tempo de qualidade com aqueles que gostam nos momentos que estão dentro de casa.

 A proposta, de nome intuitivo, tem como foco unificar diferentes ambientes em um mesmo espaço, sem que existam paredes ou divisórias significativas, dando lugar a um conceito aberto.

Inicialmente, esse modelo de moradia tinha como objetivo tornar a casa de solteiros ou casais (os lofts) em espaços que mesmo reduzidos pudessem dispor de tudo o que o morador ou moradores precisassem, ao mesmo tempo que transmitisse liberdade.

Com o tempo o estilo invadiu as residências que abrigavam famílias maiores e também construções com diferentes metragens.

Está pensando em aderir à proposta em sua residência?

Maior sensação de amplitude na integração de ambientes 

Sem dúvidas, a principal vantagem quando falado do assunto é a sensação de amplitude.

Poucas coisas podem trazer de fato essa solução, uma delas é com uso de espelhos, a segunda, eliminando o número de paredes em um local.

Outra questão que favorece essa sensação é a entrada de luz, que pode ser muito maior em espaços integrados. E falando nisso, essa também é uma vantagem que não pode ser deixada de lado.

Iluminação natural e ventilação

A integração de ambientes propicia muito a entrada de luz natural e isso geralmente acontece de diferentes pontos. Por outro lado, quando uma residência possui muitas divisórias, é comum que os espaços dependem de iluminação artificial, até mesmo durante o dia em alguns casos. Ou seja, além da sensação de serem menores, você ainda poderá gastar mais com energia.

Outro benefício desta opção é a circulação de ar

A ventilação nesses projetos são muito mais evidentes, trazendo um delicioso frescor para a casa e beneficiando também pessoas que tenham alergias respiratórias, pois essas características ajudam a evitar a umidade no local.

Desvantagens 

É importante saber que como tudo, a opção também inclui desvantagens, algumas delas incluem:

Possível falta de privacidade ao ter visitas de outros membros da família caso queira acessar algum utensílio no ambiente integrado;

Necessidade maior de manter a organização na casa, já que sua pia e mesa, por exemplos estarão constantemente visíveis a todos;

Maior necessidade de combinar cores, estilos e mobiliários decorativos, para que exista uma harmonia visual.

Como fazer a integração de ambientes?

De acordo com seu gosto e estilo de vida, é possível optar por uma integração parcial ou total da casa.

Grande parte das pessoas hoje, têm optado por sala de jantar e sala juntas, outros integram também a cozinha e existem aqueles que já aproveitam todos esses espaços e unem a área gourmet.  

na foto cozinha branca integrada com sala de jantar

Se você nunca tiver vivido essa experiência, sugerimos que seja cauteloso, para que se acostume.

É possível ainda usar móveis que auxiliem ambos os espaços ou comecem em um e terminem em outro. Como uma bancada planejada, por exemplo.

Um móvel de apoio que sirva de adega e também buffet para servir em datas especiais.

O que vale é pôr em prática a criatividade e tomar decisões bem pensadas para que só tragam vantagens e bons momentos para você, seus familiares e seus amigos e para isso, é imprescindível contar com a ajuda de um bom profissional, que de preferência já tenha experiência nesse tipo de composição.

Apartamento pequeno com integração de ambientes cozinha aberta, sala de jantar pequena e sala logo ao lado. Com estilo minimalista e uso de plantas no local.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto?

Conta pra gente sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo com aquelas pessoas que estão pensando em fazer a integração de ambientes também!

Quer criar um projeto com essas características? Fale com a gente! 

Nossa equipe conta com os melhores profissionais da área para dar todo o suporte que precisa em seu projeto.

Aproveite e confira alguns dos que já fizemos acessando nosso site: solidaengenharia.com

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp